A LIBERDADE... A VONTADE... "A origem MISTERIOSA de uma doença" (8ª parte). UM LIVRO AGRADÁVEL! MAS... TEORIA da CONSPIRAÇÃO - 67ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e sua PANACEIA*...

Artigo Extra.

TEORIA da CONSPIRAÇÃO – (67ª parte).

AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta.

SEGUNDO AVISO – Os textos sobre “AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” terão continuidade.

“A origem MISTERIOSA de uma doença” – (8ª parte) – UM LIVRO AGRADÁVEL! MAS...

SÍNDROME da IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (SIDA).

“MUITO ALÉM do AMOR”.

A tertúlia literária mensal brinda-me oportunidades sonhadas, e quase nunca realizadas por falta de tempo: reler os livros que me impactaram anos atrás. E fazê-lo de modo enriquecedor: poder compartilhar a leitura – não na impessoalidade das redes sociais - mas ao vivo, em animada conversa, pipocar de lembranças e reflexões em voz alta.

Passaram-se quase 25 anos desde a leitura deste livro. Naquela altura, eu, médico jovem, acompanhei o surgimento da epidemia da AIDS, a impotência dos médicos, o tabu e a palavra que ninguém queria pronunciar.

Foi também naquela época, quando um colega, também médico jovem, veio adoecer e faleceu pouco depois, de algo que ninguém queria comentar.

Estive visitando-o e mostrou-se agradecido. Foi o meu residente quando eu estava nos últimos anos da faculdade. Conversamos, sorriu, mas nenhum de nós teve coragem de enveredar por temas clínicos, nem muito menos falar do mal que lhe acometia.

Lembro que tinha um irmão padre, da mesma ordem religiosa que toma conta da Basílica de Aparecida.

Foi ele quem o cuidou até o final e quem celebrou a Missa de sétimo dia, à qual estive presente.

Nessa época eu não tinha lido ainda o livro de Lapierre. Pouco depois, quando caiu na minha mão, fiz as conexões em todos os planos: no âmbito médico e também nos âmbito dos cuidados, entendendo de modo plástico o que o livro descreve maravilhosamente.

A importância do conforto com que é preciso assistir aos doentes que padeciam desse mal.

Quando agora releio o livro, faço-o a grande velocidade, pois a melodia resulta-me conhecida. Uma toada que tinha ouvido e que permaneceu na memória.

Lembrava, sem dúvida, da perplexidade médica diante de pacientes com o SISTEMA IMUNITÁRIO DESTRUÍDO, algo que começa de maneira episódica e se transforma em epidemia.

Lembrava também da gana investigadora de americanos e de franceses, num mano a mano; e das disputas entre Luc Montaigner e Robert Gallo, por ver quem seria o primeiro a isolar o causante da tragédia.

Pesquisa, esforços, iniciativa, e risco da própria vida: alguns em busca da fama, outros de peito aberto para o bem da humanidade.

Mas não era esse o tema principal que ressoava na minha memória. Não foi isso o que mais me impactou, e sim os atores aparentemente coadjuvantes que fizeram toda a diferença nesta história entranhável. O amor que está além da tragédia.

Lembrava da Madre Teresa e das suas freiras. Da garota rejeitada pela própria família por ter sido atingida pela lepra o que piorava sua já diminuída condição de pária.

A filha de um coveiro do Ganges, ou melhor, de um cremador porque os cadáveres se queimam por lá; daquela menina frágil que se transforma no ponto de apoio para gerenciar a primeira casa para cuidar de aidéticos em Nova York.

O prefeito, judeu, tinha sido claro: ou enviam as freiras da Madre Teresa, ou eu não entro nessa empreitada.

Lembrava também dos “casamentos espirituais”, onde se associavam os doentes crônicos incuráveis com as freiras, a quem apoiam com a seu oração e oferecendo seus sofrimentos.

O livro é uma magnífica descrição no melhor estilo jornalístico. Lapierre abre cada capítulo com uma manchete de jornal, e por isso atrai, espicaça a leitura, torna-a agradável e imparável.

“A ira de Deus”, “A metamorfose do guerrilheiro”, “Enigma no quarto 516”, “Um laboratório de amor às margens do Ganges”, “A última viagem do comandante da Air France”, “As autopsias da Bela Marta”, “Retrovírus num Boeing”, “Uma lua de mel que começa mal”, “Um lar para agonizantes no meio dos arranha-céus”. E por aí afora.

São chamados que estimulam a leitura, seguindo a regra básica do bom jornalismo: o recado tem de ser dado no primeiro parágrafo da notícia; se for no título, melhor ainda.

A leitura é ágil, devoram-se os capítulos, nos deparamos com títulos sugestivos; e por trás de cada personagem, em elegante retrospectiva, a história de cada um, sua biografia.

O livro toca porque não é apenas uma crônica jornalística de fatos científicos, mas um mosaico de histórias de vida, contadas em estilo ameno, a modo de crônicas.

No fim, as palavras que dão título ao livro. Proferidas por um doente judeu aidético nos dias finais quando, após tentativas de suicídio, as freiras da madre Teresa o recolhem uma vez mais, sem cansar-se, com aquele sorriso permanente que parece quase um voto suplementar na ordem das irmãs da Caridade. “Todos vocês estão MUITO ALÉM do AMOR”.

Histórias de vida, heroísmo, alegria no meio da catástrofe, cuidados, carinho.

Enfim, esse amor que Lapierre canta com uma voz que, 25 anos após a publicação do livro continua sendo atual. E impactante. “O pouco que fazemos, e o muito que nos queixamos”.

Uma boa frase, dessas que alguém soltou com encantadora espontaneidade na tertúlia literária, e que sintetiza a impressão que tive quando li o livro da primeira vez. E que agora ressurgiu, com colorido novo, e apontando outras responsabilidades.

Os livros nos mudam, se refletimos, se nos deixamos cuidar por eles. Como os doentes que, revoltados, encontravam o conforto quando se perdoavam a eles mesmos e se deixavam cuidar pelas mãos amorosas das freirinhas.

Dominique Lapierre: “Muito Além do Amor”.

Arquivado em (Livros) por Pablo González Blasco em 28-03-2016.

Pablo G. Blasco.

Médico (FMUSP, 1981) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002). Membro Fundador (São Paulo, 1992) e Diretor Científico da SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família, e Membro Internacional da Society of Teachers of Family Medicine (STFM).

É autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (SOBRAMFA, 1997), “Medicina de Família & Cinema” (Casa do Psicólogo, 2002) “Educação da Afetividade através do Cinema” (IEF - Instituto de Ensino e Fomento/SOBRAMFA, São Paulo, 2006), ”Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema” (São Camilo, 2011) e “Lições de Liderança no Cinema” (SOBRAMFA, 2013).

Coautor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003) e Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education. (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2005.)

É também autor de mais de uma centena de publicações e trabalhos apresentados em Congressos nacionais e Internacionais onde aborda temas de Medicina de Família, Educação Médica, Humanismo e Medicina, e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes.

Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor de Medicina de Família e estudioso da Educação Médica, assim como da interação com o meio acadêmico nas conferências e aulas em que frequentemente é solicitado.

Mesmo dedicando a maior parte da sua atividade profissional à formação dos futuros médicos, colabora também com projetos de educação corporativa em empresas, em instituições educativas e nos diversos meios de comunicação.

Observações do escriba:

1ª – Ganhei o livro de presente de minha saudosa mãe em 1991. Ela tinha assistido a uma entrevista de Dominique Lapierre no Programa “Jô Soares Onze e Meia”, que na época era transmitido pelo SBT.

2ª – O LIVRO é de LEITURA MUITO AGRADÁVEL. MAS... Depois eu descobri que o autor do livro era amigo e parceiro do também escritor norte-americano Larry Collins.

3ª - Ao que tudo indica o primeiro era do Serviço Secreto do Exército Francês e o segundo do Serviço Secreto do Exército Americano.

4ª – Em menos de uma década do surgimento da “epidemia” da AIDS, as informações contidas no livro, só poderiam ser obtidas de uma fonte de informação ligada aos altos escalões do Governo dos EUA, em particular do CDC. Daí as minhas desconfianças.

5ª – Li e reli o LIVRO, mas, não me convenceu.

6ª – Segundo o LIVRO a epidemia surgiu nos Estados Unidos da América e atacava apenas os homossexuais. Tanto que a doença é mais citada como “Peste Gay”. É o que consta no LIVRO.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR mandou mudar a “mensagem”.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Sábado, 08 de abril de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – LIVRO: “Muito Além do Amor”. Autor: Dominique Lapierre. Editora: Salamandra. São Paulo. 1991. 376 páginas. (2) – INTERNET. (3) – OUTRAS FONTES.