O termo Mindset é bastante utilizado em alguns ambientes, tais como o meio empresarial e no mundo Coaching. Um dos significados de Mindset é mente configurada ou a configuração da mente, a sua mentalidade.
A neurociência atualmente mostram que em toda rede neural há fendas sinápticas. Há cada pensamento uma sinapse reage quimicamente construindo pontes que são atravessadas pelos sinais elétricos que carregam as informações advindas do pensamento. Pensar é ativar este impulso de informação cerebral que será propagado entre os neurônios. Toda vez que essa descarga elétrica é acionada há maior aproximação entre as sinapses, ou seja, diminui a distância a ser percorrida pela descarga elétrica. O cérebro refará seus próprios percursos de modo a facilitar esse trânsito. Assim os pensamentos repetidos criam novas conexões neurais. Essas conexões neurais ativadas em maior frequência tornam-se cada vez mais curtas. Toda conexão neural com fenda mais curta está propícia a ser escolhida mais frequentemente pelo cérebro.
Essa explicação serve de base para alterações de comportamentos e modificar a maneira como a pessoa funciona no mundo. Quando a pessoa escolhe conscientemente pensamentos harmoniosos com temas como Amor e Paz, por exemplo, constantemente, a neuroplasticidade cerebral transforma o seu cérebro e todo o ser e consequentemente patrocinará uma nova realidade, já que toda realidade é primeiramente criada interiormente para depois se manifestar no exterior.
No caso do Coaching, a configuração mental do coachee é fundamental para o alcance dos seus resultados. Por outro lado, devemos lembrar que o Mindset, ou seja, a configuração mental do coach também é fundamental para o alcance dos seus objetivos pessoais, como também profissionais, neste caso, o sucesso do processo junto ao seu coachee.
Durante o debate entre coaches surgiram diversos posicionamentos, tais como:
“Mindset é a palavra em inglês que os Brasileiros usam pra deixar mais 'chique' seu vocabulário. Mas nada mais é do que a forma de pensar do cliente. É a mentalidade do seu cliente.”
“Partindo do fato de que tudo na nossa vida passa pela nossa mente, nossa forma de pensar e a nossa forma de pensar, influencia nossas atitudes é primordial que todos tenham um Mindset sadio.”
“A forma de ver o mundo e de se posicionar nele é decorrência de como o Mindset da pessoa está. Portanto para sair de uma situação de vida e buscar outra, com objetivos, é preciso haver mudanças de Mindset.”
“Se seu cliente está com um Mindset completamente sabotador, isso vai interferir na evolução dele. Normalmente o cliente não caminha por causa dos pensamentos sabotadores. É mais difícil o cliente estimular os pensamentos fortalecedores com os sabotadores presentes. Infelizmente o ser humano tende a dar mais peso ao lado negativo das coisas.”
“Precisamos estudar quais são os 'softwares' instalados em nossas mentes com as crenças limitantes, e tratá-las e assim poderemos focar nos nossos objetivos.”
“A forma como nossa mente está configurada, baseada em crenças, valores, experiências já vividas, boas ou não, às vezes distorce a forma como vemos as situações ao nosso redor. Ao identificarmos que algumas das configurações precisam ser atualizadas ao contexto em q vivemos hoje, ou as mudanças de vida, precisamos estar abertos a mudanças que nos permitirão alcançar um novo nível e atingir os objetivos.”
“O Mindset reúne as percepções, as crenças e as verdades pessoais do indivíduo. E todo limite do possível pode ser expandido. Então, não somente os aspectos sabotadores podem ser trabalhados pelo Coach, como também o reforço de crenças empoderadoras. Peter Senge explica em sua obra, ' Quinta Disciplina' que é fundamental para o sucesso a constante revisão do Mindset. Logo, até e talvez principalmente, o Coach também precisa de um Coach pra se manter nessa constante autosuperação.”
“Há uma tendência de que o outro é quem precisa ser mudado. E se me distraio, até eu sou influenciado por esse pensamento.”
“Uma mente aberta, sem crenças limitantes e com foco no objetivo é a própria representação do Coaching. Gradativamente nossos limites são ampliados. Vamos tendo a noção de que aquilo não faz sentido que fomos acumulando.”

E para coroar essa maravilhosa troca eu contribuo para o desenvolvimento de um Mindset realizador compartilhando algumas dicas que você pode partilhar com o seu coachee, caso deseje:
1. Ritual matinal: encare cada dia da sua vida como um Evento!
Eu lhe sugiro a seguinte rotina:
1.1. Alcalinize o seu corpo tomando um limão espremido em jejum;
1.2. Aguarde 10 minutos e beba dois copos d'água;
1.3. 30 minutos de qualquer atividade física da sua preferência;
1.4. 15 de meditação/visualização criativa (pode ser guiada);
1.5. Alimente-se;
1.6. 30 minutos para o seu desenvolvimento intelectual: leia um livro; faça aquele curso online que você comprou e não assistiu ou algo que prefira;
1.7. 15 minutos de escrita livre: pode ser um diário; um livro ou uma “tempestade de ideias”. O importante é que seja autoral, leve e espontâneo;
2. Alimentação adequada aumenta a produtividade:
2.1. Alimentos mais naturais;
2.2. Se precisar busque orientação profissional;
3. Detox Mental – limpe a mente e a mantenha em pensamentos positivos e evolutivos:
3.1. Leituras;
3.2. Programas, vídeos, áudios e livros motivadores;
3.3. Pessoas com “alto astral”;
4. Gerencie conscientemente o seu Contágio Social – nós somos a média das 5/6 pessoas com as quais nós mais convivemos. Estabelecemos rapport sempre, por isso escolha conviver com as pessoas que mais estão em harmonia com os seus objetivos.
Com as mudanças de atitude necessárias a pessoa certamente levará a sua vida a um patamar mais elevado e experimentará a aceleração da sua evolução como um todo.
Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 01/04/2017
Código do texto: T5958428
Classificação de conteúdo: seguro