HOMEM

Há cinco milhões de anos, aproximadamente, eu era pré-histórico, nômade, habitei em cavernas, vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Depois, inventei instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. No começo tive muito medo... muitas vezes fui a caça e outras o caçador.

Eu me comunicava com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, troquei ideias e demonstrei sentimentos e preocupações cotidianas.

Dominei e inventei o fogo e passei a comandar a terra. Venci as grandes feras; passei a coser os alimentos; iluminei a minha caverna e consegui o calor do fogo nos momentos do frio intenso. Desenvolvi a agricultura e domestiquei os animais. Consegui diminuir minha dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a minha sedentarizarão, pois, a habitação fixa tornou-se uma necessidade do dia-a-dia. Nesse período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto eu era responsável pela proteção e sustento da família, minha mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da casa.

Outro avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criei objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, pude caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos e produtos diversos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas de mercadorias, daí, nasceu o escambo. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado. A minha evolução foi paulatina: Australopithecus, Pithecanthropus erectus, Homem de Neandertal, Homem de Cro-Magnon e o Homo Sapiens.

Saí da África, atravessei o Estreito de Bering a pé e em barcos primitivos e conquistei a terra. Conheci o começo e o fim do primeiro mundo através do Dilúvio... E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E Deus fez uma aliança com Noé: E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens: Não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra... E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram: Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.

Inventei a escrita e registrei a história, aproximadamente, há quatro mil anos antes do nascimento do filho de Deus. Comecei a multiplicar-me novamente e a me reorganizar socialmente, economicamente, politicamente, militarmente. Tornei-me desobediente e mal e o Faraó do Egito pôs-me em cativeiro, e o povo de Deus foi escravo por quatrocentos anos.

O Senhor me chamou e fiquei face a face com “EU SOU”... Abri o mar, caminhei pelo deserto e me alimentei da comida vinda do céu; trouxe da MONTANHA SAGRADA a tábua dos dez mandamentos. Escrevi o Pentateuco, ensinei o povo a rezar, a conhecer e amar a Deus... Depois, Deus enviou seu filho Jesus Cristo para ensinar o amor e o perdão ao homem... Foi crucificado, morto e sepultado e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos e vive eternamente na morada do Pai. Jesus disse a mim: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Hoje sou mais de sete bilhões de seres humanos. Inventei armas mortíferas e muitas civilizações tornaram-se imperiais. A colonização, a escravização, a inquisição e o holocausto deram início a guerras inimagináveis... O poder de dominação destruiu e continua destruindo sociedades em toda a terra.

Novas invenções de salvar e destruir vidas tornaram a humanidade unida e dividida. A descoberta da bomba atômica, do transplante do coração, do genoma, inúmeros tipos de vacinas para garantir a qualidade de vida, armas químicas e biológicas tornaram os seres humanos inteligentes e cegos ao mesmo tempo. Uma dicotomia a ser compreendida, discutida e analisada.

A corrupção política, a inveja e a ganância são os grandes malefícios do povo de mal coração. A destruição em massa e o terrorismo assombram toda o planeta. A mente humana é um campo de muitos conhecimentos de matar e salvar vidas.

Inventei inúmeras formas de locomoção através do mar, da terra e do ar: O carro de boi, a bicicleta, a motocicleta, o automóvel potente, os balões, os aviões, barcos, navios, o Titanic; os foguetes, espaçonaves, o trem-bala, os metrôs... Não paro de inventar para facilitar a vida. Do rádio a Televisão; da máquina de escrever ao computador; do telégrafo à internet. O meio de comunicação e os negócios tornaram-se globalizados. Conquistei a terra, o mar e o ar, colonizei civilizações, pisei na lua e agora quero morar em Marte.

Por: Prof. Osmar Fernandes,

Em 26/03/2017

Historiador e psicopedagogo

Código do texto: T5952588