As Diferentes Filosofias: Analítica, Continental e Tradicional.

A filosofia analítica solidificou no século XX, como produto da cultura inglesa, posteriormente, aplicada a filosofia da linguagem.

É uma teoria associada como fundamento do pragmatismo, filosofia de tradição anglo-saxônica. Isso em sua substancialidade contemporânea.

A filosofia analítica resulta-se da metodologia teórica, absolutamente antimetafísica, portanto, contrário a especulação, associa-se com efeito, ao positivismo lógico.

O papel da filosofia analítica, a importância na análise da estrutura memória e funções gramaticais, semânticas e sobretudo, a linguagem aplicada ao pragmatismo.

Em síntese, a filosofia analítica faz uso do metodologia utilizadas as ciências naturais, desse modo, do ponto de vista epistemológico, rejeita, a filosofia tradicional. Por outras palavras, a tradição especulativa, metafísica.

Contrário a formatação de juízos ou proposições que defendem procedimentos não verificáveis indutivamente. Portanto, a verificação deve ser indutiva, a metodologia, desse modo, científica.

A lógica tradicional aplica-se aos preceitos estritos da metafísica, juízos e proposições essenciais a ordem formal dedutiva, raciocínios cartesianos.

Portanto, o aspecto essencialmente aristotélico, não podendo haver contradições entre as premissas primeiras e secundárias, não plausíveis as ciências naturais.

Portanto, tipicamente da velha lógica tomista aristotélica.

Por último a lógica continental, reservada, sobretudo, ao continente europeu, filosofia oposta, a tradição analítica. Sendo assim, contrariamente, a filosofia da linguagem.

A filosofia continental combate o método positivista, voltada, sobretudo para método hermenêutico. A dialética aplicada sobretudo ao materialismo histórico, a fenomenologia como procedimento científico interpretativo.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/03/2017
Reeditado em 24/03/2017
Código do texto: T5950524
Classificação de conteúdo: seguro