COMO LUTAR CONTRA O DESEJO E O PECADO SEXUAL

O nosso irmão Tim Conway (link abaixo do video no Youtube) trata de um assunto pouco comum, devemos fugir dos desejos da nossa mocidade. Mas, como ele mesmo reconhece, apenas fugir, resolve o problema do pecado que está dentro de mim? É óbvio que não.

Somos Escravos dos nossos desejos: o desejo mais forte é o que vai ganhar. Mas apenas desejar se livrar do pecado também não resolve, porque o pecado é uma lei espiritual. A Bíblia diz: Resisti ao pecado e ele fugira de vos, mas reconheçamos, não é facil resistir.

O nosso irmão ele nos conta ainda que nas noites de sexta e sabado ele ficava agoniado para sair e estar com os amigos no bar. Alguma coisa o puxava, com a conversa de que ali ele encontraria satisfação, para os desejos não satisfeitos no dia a dia. Observe a frase dele: "desejos não satisfeitos no dia a dia".

A questão não é só dizer: não vou olhar mais para nenhuma mulher de mini-saia, ou no caso das garotas, para nenhum menino bonitinho, isso não resolve. O irmão fala então sobre a Cruz. A Cruz é um objeto de morte torturante. Quem era levado para ser crucificado, era levado para morrer. Porém enquanto o sangue estivesse escorrendo e a pessoa estivesse se debatendo na Cruz para não morrer, ela não estaria morta. Outra coisa, que ele nos diz é que existe uma enorme diferença entre estar olhando a Cruz de baixo e estar crucificado. Levar a Cruz é uma coisa, ser crucificado é outra, diferente. A nossa angustia é ficarmos nos debatendo para não morrer, sendo que sabemos que devemos morrer. O nosso eu interior, depravado pelo pecado original, a Lei do Pecado, precisa morrer, se queremos mesmo andar com Deus.

Existem textos que dizem que não devemos deixar que o pecado reine em nossos corpos mortais, para obedecermos aos seus desejos (Rm 6.12). Há ai a pressuposição de que eu tenho agora uma disposição a rejeitar o pecado. Existe algum mecanismo em mim, que agora pode resistir à Lei do Pecado em mim. Sabemos que essa disposição é outra Lei, agora mais forte do que a Lei do Pecado em Mim, é a Lei da Graça.

Existe um que de substituição ai. Pois agora, em Cristo, não é só a disposição à resistência ao pecado, mas existe agora um desejo de agradar a Deus.

Conhecemos e até recitamos a primeira parte de Efésio 3.20: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos... Mas e quanto à segunda parte, quem se lembra dela: ...segundo o poder que em nós opera.

Existe uma verdade pouco entendida sobre o cristão: Existe um poder agindo dentro de nós. Então é isso que precisamos: Do poder que vai mortificar as obras da Velha Natureza. O poder que em nós opera, que é obra do Espírito Santo, fvai agora fazer das duas uma coisa em nós: ou vai diminuir o desejo pecaminoso, ou vai nos dar melhores desejos.

Onde está o segredo então: O segredo é caminhar pelo poder de outra pessoa, do Espírito Santo. Se você [é um crente, não é que sua natureza má está lutando contra a sua natureza regenerada, se você é um crete você tem um novo coração. Nós temos uma nova natureza, n´so temos um novo coração, nós somos novas criaturas, somos nascidos do alto. A metamorfose aconteceu e o velho homem foi morto, eis que tudo se fez novo.

Mas ai vem então aquela enorme duvida: Porque ainda estou lutando contra isso? Porque o sangue ainda está se esvaindo da Cruz, da minha Cruz, porque estou resistindo a ser morto? Mas se estamos na Cruz, á medida em que a gente continua, vai acontecer da nossa carne, a nossa Velha Natureza, morrer. Hoje podemos imaginar que estamos perdendo a batalha e até podemos estar perdendo mesmo, mas não podemos desistir.

O nosso pecado depõe contra nós, nos envergonha perante a família, perante Deus, perante o Evangelho. O pecado destrói o nosso testemunho, tira o poder da nossa oração, nos deixa depressivos espiritualmente, ou seja fracos no espírito. O pecado mina o nosso poder e o nosso ministério. Mas precisamos entender que já somos livres, o que acontece é que nós não sabemos disso ainda.

A libertação do pecado não é uma questão de merecimento, eu mereço, ou eu desmereço, ou aquele merece mais do que eu, nós já temos o necessário para essa libertação. Não precisamosde Camopanhas de libertação, de orações especiais de libertação, nada disso. Nada que a gente faça poderia comover o coração de Deus, antes dele nos salvar. O que é que eu tinha para ser salvo? Nada. O que é que a gente acha que tem agora para continuar sendo salvo? Nada, irmão. Nada. A salvação não é por coisas que eu faça, a salvação é algo dado a nós por Deus, por obra exclusiva dele. Ele nos quis salvar. Eu não tinha nada a oferecer pela minha salvação e continuo não tendo.

ESTRATÉGIAS

Agora que a gente entendeu isso, podemos entender outras verdades. NO caso de qualquer pecado, nós precisamos fugir do pecado, sair de perto do que nos causa o pecado, deixar de andar com quem nos traga pecado, ou nos leve a ele. Precisamos fugir das situações do pecado.

A outra coisa para a vitória é a Palavra de Deus. Precisamos ler a Bíblia, estudar a Bíblia, decorar a Bíblia, mas não de uma forma qualquer, mas de uma forma inteligente, procurando as respostas às nossas perguntas. Quem está doente, precisa ser especialista nos versículos eu nos falam sobre a cura. Quem está com problemas financeiros precisa estudar e entender o que a Bíblia fala sobre dinheiro. Quem tem problemas de ordem sexual, precisa então ler e estudar os versículos que falam sobre o assunto. A bíblia vai ajudar, desde que a leiamos com sabedoria e inteligência. As verdades que vão nos libertar precisam estar acessíveis a nós, na nossa mente, não no fundo dela, mas acessível, à mão, para poder sacar no momento da tentação. Quando a tentação vier, devemos estar prontos a dizer para a mentira do desejo da carne, que a Palavra diz isso e aquilo.

Outra coisa que podemos fazer é orar e jejuar. Orar e jejuar são duas vertentes de uma coisa só. Essa semana dei um exemplo numa pregação a respeito disso. Pra que a gente sobe no monte? As pessoas muitas vezes estão subindo no monte para convencer Deus a fazer o que elas querem que Deus faça. Algumas sobem o monte com uma lista de coisas que quer que Deus faça, como uma lista de compras de supermercado. Mas como deveríamos subir no monte? Deveriamos subir para entender o que é que Deus quer que eu faça. A mesma coisa a oração e o jejum. A gente deve orar e jejuar até quando? Até entendermos claramente qual é a vontade de deus para nós.

Eu sou extremamente contra Campanhas e até mesmo contra certas maneiras de fazer culto, onde o foco é o homem e não Deus. Quando vejo um irmão orando na Igreja e pedindo, pedindo, pedindo, já noto que ele não entendeu o que é Evangelho ainda. Evangelho não é pedir, mas escutar.

Vamos ser sinceros, qual foi a ultima vez que nós gastamos uma boa meia hora em oração para saber qual era a vontade de Deus? Qual foi a ultima vez que entramos num jejum sem uma lista de pedidos a Deus, apenas no intuito claro de que Ele fale conosco?

Fica difícil crucificar a carne, quando o foco do nosso Evangelho somos nós mesmos.

Outra estratégia que a Palavra nos mostra é: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:16). Vamos resumir o assunto assim: Se tem pecado, é porque tem pouco Espírito, é muito simples. Se o poder que vence a carne é o poder do Espírito e a gente não tem a presença do Espírito, não vamos então ter a vitória do pecado, sem o poder.

UMA ORAÇÃO DE ARREPENDIMENTO

O pastor Tim Conway ainda nos fala que existe um fracasso, que consiste em pessoas que não são salvas, mas tentam praticar a Lei da Palavra, ou fazer coisas, obedecer regras e vestir roupas, mas não é salva. Isso é muito sério. Precisamos antes de mais nada entregar a nossa vida a Jesus, sem restrições, deverá então haver uma confirmação em meu Espírito que sou salvo.

Tem irmãos que acham que não tem mais solução para a sua situação e se você se acha assim, só pelo fato de você estar lendo isso, comprova que tem sim solução e que Deus tem como solucionar o seu caso. Você não é caso perdido para Deus.

Se você não sabe se é salvo ainda, ou se você se desviou de Deus, faça essa oração comigo: Senhor, eu me arrependo dos meus pecados, peço perdão de Deus por eles e peço que meu nome esteja escrito no Livro da Vida para a minha Salvação. Prometo andar contigo desde então e obedecer a sua vontade. Peço que o teu Espírito Santo venha e domine a minha vida desde então, para todo o sempre e me liberte de todo pecado. Amém.

Arrepender-se não é chorar pelo pecado cometido, ou ficar triste ou alguma coisa assim, mas é deixar de andar naquele caminho e trilhar agora um outro caminho. Uma pessoa pode se arrepender sem falar uma Palavra a Deus e Deus saberá disso, é só não fazer mais.

Amém.

COMO LUTAR CONTRA O DESEJO E O PECADO SEXUAL – TIM CONWAY

https://www.youtube.com/watch?v=Toswh00PmOk

pslarios
Enviado por pslarios em 22/03/2017
Código do texto: T5948597
Classificação de conteúdo: seguro