Qual é a minha raça?

Existe um programa do governo federal para facilitar os estudos de alunos carentes em faculdades particulares - FIES-. Pois é, eu me escrevi nesse tal programa. Logo no ato da inscrição, fiquei confuso: eu tive que declarar-me pertencente a raça branca. Sinceramente, a minha família é miscigenada, eu não sei qual é a minha verdadeira cor, se é que existe cor verdadeira. A moça , que estava colocando os meus dados no formulário, falou que eu iria perder pontos, por ser branco, mas não podia declarar outra cor, porque , na entrevista, eu não conseguiria provar aquela determinada cor, ou raça, a não ser a cor branca, que ela achava ser a minha cor verdadeira. E eu me denominei pertencente a raça branca, pois é, perdi ponto. Concluí que me consideraram privilegiado, e eu até fiquei me perguntando: será que o meu cérebro é superior ao de Barack Obama? Bom, para o pessoal que elaborou esse tal programa, taí uma pergunta para ser respondida.

Mas, enfim, não passei na primeira chamada, disseram-me que aguardasse, porque alguém , na entrevista, poderia ser reprovado. Quem sabe, a cor ou raça registrada no formulário, não comprovada na entrevista. E os dias passaram, e eu já havia esquecido desse bendito programa, quando me informaram que eu fui classificado, aprovado naquele programa que tinha por finalidade, beneficiar a educação brasileira. Só que houve um pequeno problema, era a ultima semana para passar as informações para um órgão do governo –Caixa Econômica Federal-.E o mais difícil foi conseguir um fiador a tempo. O requisito principal era que o tal fiador tivesse uma renda igual ou superior ao dobro da mensalidade paga à faculdade. E haja procura, encontrar uma pessoa, do meu relacionamento, nessas condições, era improvável. Sem contar que eu teria que organizar outros documentos, uns bem simples - comprovante de residência- e havia até um mórbido- certidão de óbito do meu pai-.E eu Fui reprovado por não entregar a tempo toda documentação. Se fosse na primeira chamada, talvez ,desse tempo, mas a minha cor ou a minha raça, atrapalhou.

Bom, não vale a pena lamentar, mesmo porque a educação neste país, não tem a mínima importância, e a faculdade, a qual , eu fiz a inscrição, é muito ruim. Quanto a minha cor ou a minha raça, declarada para esse programa tão humanitário, não importa se foi verdadeira ou falsa.Tomara que a minha inteligência seja verdadeira!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 21/03/2017
Reeditado em 23/03/2017
Código do texto: T5947976
Classificação de conteúdo: seguro