A farsa da “direita verdadeira”

Os seguidores da extrema direita brasileira concederam a si mesmos o título de “direita verdadeira”. Para eles, pessoas que tem um posicionamento político de direita, mas que não apoiam ideias e políticos conservadores não passam de “esquerdistas enrustidos”, a direita liberal, por exemplo, seria somente uma “esquerda que estudou um pouco de economia”.

Como qualquer outra ideologia extremista, a extrema direita é orientada ao purismo, ou seja, a pluralidade de ideias dentro do espectro político é vista por eles como uma ameaça à pureza do mesmo, portanto só existiria um único padrão ideológico correto e puro para ser defendido pelos que realmente são de direita, e quem tivesse a menor divergência com relação a ele seria rebaixado para a categoria de “falsa direita”.

Há algum tempo atrás foi criado o termo “direita true” que está cada vez mais em uso e serve para ridicularizar o orgulho autoritário de certas pessoas da direita, mais comum entre os conservadores, mas não limitado a eles. Afinal, não existe “direita verdadeira” e “direita falsa”, o que usualmente denominamos como direita é na verdade um grande espectro político que abrange indivíduos de diferentes convicções de mundo como: liberais, libertários, conservadores, intervencionistas e vários outros.

Sem Extremismos
Enviado por Sem Extremismos em 21/03/2017
Reeditado em 08/05/2017
Código do texto: T5947328
Classificação de conteúdo: seguro