A LIBERDADE... A VONTADE... "A telenovela 'LAÇOS de FAMÍLIA' - Na ficção LEUCEMIA. Na realidade LINFOMA" - TEORIA da CONSPIRAÇÃO - 23ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e sua PANACEIA*...

Artigo Extra.

TEORIA da CONSPIRAÇÃO – (23ª parte).

AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta.

“A telenovela ‘LAÇOS de FAMÍLIA’ – Na ficção LEUCEMIA. Na realidade LINFOMA”.

LAÇOS de FAMÍLIA (TELENOVELA).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Laços de Família é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, de 5 de junho de 2000 a 2 de fevereiro de 2001, em 209 capítulos, substituindo Terra Nostra e sendo substituída por Porto dos Milagres. Foi a 59ª "novela das oito" exibida pela emissora.

Escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Fausto Galvão, Maria Carolina, Vinícius Vianna e Flávia Lins e Silva, dirigida por Moacyr Góes e por Leandro Neri, com direção geral de Ricardo Waddington, Rogério Gomes e Marcos Schechtman, e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

Contou com as participações de Vera Fischer, Carolina Dieckmann, José Mayer, Luigi Baricelli, Regiane Alves, Thalma de Freitas, Tony Ramos e Flávio Silvino.

ENREDO.

HELENA, uma empresária, sócia de uma clínica de estética e com 45 anos, ao ir para a praia, se envolve em um acidente de carro com EDU, um MÉDICO que acabara de se formar, com 25 anos, em frente à livraria Dom Casmurro de Miguel, às vésperas do réveillon de 2000.

Ao ser levada por EDU para a livraria, para receber os primeiros socorros, acaba despertando o amor de Miguel.

HELENA e EDU, depois de brigas, acabam se envolvendo.

Miguel é bem colocado na vida, com dois filhos: a rebelde e irresponsável Ciça, a mais nova, que questiona todas as ações praticadas pelo pai e, apesar de imatura, ama sua família, e Paulo, o mais velho, que sofre de um CERTO RETARDO por causa de um ACIDENTE de CARRO, no qual a sua mãe faleceu, e realiza um exaustivo trabalho de recuperação com a FISIOTERAPEUTA Isabel, que é apaixonada por ele.

EDU e HELENA acabam se envolvendo em um amor polêmico para muitos que convivem com eles, por serem de diferentes idades, tendo como o principal obstáculo Alma Flora, a tia superprotetora de EDU, que faz de tudo para ver HELENA longe de seu sobrinho.

Alma Flora não teve filhos, e cuidou dos sobrinhos desde a morte dos pais destes, inclusive administrando os bens dos mesmos como se fossem seus e interferindo demasiadamente na vida pessoal de EDU e sua irmã, Estela.

Todos residem em uma mansão no bairro de Joatinga, junto com o padrasto Danilo, o quarto marido de Alma Flora.

Ele é um bon vivant simpático, e bastante mulherengo, com as suas tentativas de seduzir Ritinha, a empregada de sua casa.

Rodrigo é apaixonado por Alma Flora, e sonha ser seu quinto marido.

O haras de Alma Flora é cuidado por Pedro, um homem arrogante, duro e antipático.

No passado, se envolveu ainda jovem com a sua prima HELENA, e agora, casado com a floricultora Sílvia, após várias cenas de ciúmes, acaba se separando da mulher.

Ele conhece a veterinária Cíntia, que depois de tantos machismos, e graças à atração de Cíntia por ele, iniciam um romance.

HELENA tem dois filhos: Fred, o mais velho, engenheiro desempregado que se casou com Clara, uma menina rica, mimada e imatura e que não consegue se adaptar a uma vida de dificuldades financeiras.

Os dois tiveram a filha Nina, que é a desculpa de Clara para Fred alugar um apartamento só para os três.

A filha mais nova de HELENA é CAMILA, que estuda literatura em Oxford, na Inglaterra.

CAMILA conhece EDU em uma viagem ao Japão, que vai junto com HELENA para visitá-la.

Na volta ao Brasil, CAMILA constrói um forte laço de amizade com EDU, pois os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses.

Mais tarde, CAMILA e EDU descobrem que estão apaixonados.

Os dois resistem por respeito a HELENA que, quando vê que seu namorado está encantado por sua filha, se afasta dele para que EDU e CAMILA sejam felizes, que assumem o amor depois de muitas discussões.

Sabendo que HELENA está solteira, Miguel decide conquistá-la, com sucesso.

Quem não vê o relacionamento de EDU e CAMILA com bons olhos é Íris, meia-irmã de HELENA, tendo como pai delas o bondoso Aléssio, que é casado com Ingrid, mãe de Íris, que passa a morar com HELENA após a morte de sua mãe, baleada em um posto de gasolina tentando salvar sua filha.

Ela não se conforma com o romance de EDU e CAMILA e diz que a filha "roubou" o namorado da mãe, tramando para tentar separá-los.

Íris é apaixonada por Pedro, que a acha uma garota mimada e a trata como uma criança. Ela ainda tem que se preocupar com Cíntia, que sente atração por Pedro. Íris tenta de todas as maneiras separar o casal.

Ela ainda desperta o coração do jovem Fábio, que se apaixona por ela.

Yvete, a melhor amiga de HELENA e a confidente de seus segredos, é casada com Viriato, um homem "boa-gente" e de bem com a vida.

Ele sofre de IMPOTÊNCIA SEXUAL, não conseguindo mais se relacionar sexualmente com a esposa, se afundando na DEPRESSÃO cada vez mais, sofrendo preconceitos de amigos e outras pessoas.

“Foto: CAMILA raspa a cabeça devido ao tratamento da LEUCEMIA.

CAMILA fica grávida de EDU e Miguel está quase pedindo HELENA em casamento.

Tudo isso é abalado com a descoberta de que CAMILA sofre de LEUCEMIA, perdendo o bebê que esperava, e precisando urgentemente de um DOADOR de MEDULA ÓSSEA, já que ela e seu meio-irmão Fred não são filhos do mesmo pai.

Sem saída, HELENA revela a paternidade da filha: ela é filha de Pedro.

HELENA ficou grávida de Pedro quando jovem e foi expulsa de casa pelo pai, e apenas ela e Yvete sabiam desse segredo.

Querendo salvar a filha da LEUCEMIA, HELENA recusa o pedido de casamento de Miguel e engravida de Pedro para salvar CAMILA.

Capitu é uma universitária e garota de programa junto com a sua amiga Simone. As duas são agenciadas por Fernando.

Capitu, com o seu salário, sustenta os pais Pascoal, um intelectual aposentado que trabalha como revisor de livros para Miguel e Ema, uma dona de casa e costureira, e o seu filho, tendo o marginal Maurinho como pai.

Ela reencontra Fred, seu ex-namorado que não via há algum tempo e se envolve novamente com ele, já que o casamento deste com Clara está no final.

Por amor a Fred, Capitu decide abandonar a prostituição, para viver com ele. Porém, antes disso, ela passa um verdadeiro inferno, pois Orlando, um ex-cliente obcecado por ela, tenta fazê-la voltar a vida de prostituição tentando assediá-la, e Maurinho a perseguindo, para conseguir dinheiro.

Nasce VITÓRIA, filha de HELENA, que doa a MEDULA ÓSSEA para CAMILA.

Íris se arrepende de suas maldades, Cíntia e Pedro têm uma recaída, Ritinha MORRE no PARTO dos filhos gêmeos de Danilo.

Alma Flora o aceita de volta com os gêmeos. Cíntia e Romeu ficam juntos, Miguel pede novamente HELENA em casamento e ela aceita, e os dois se casam na Igreja.

Ciça se interessa por Raí (jogador de futebol) no aeroporto.

Chega o dia da festa do terceiro aniversário de VITÓRIA. Nela já aparecem os casais formados e com filhos: HELENA e Miguel, Íris (grávida) e Pedro, Clara (grávida) e um desconhecido, Capitu (com filho e grávida) e Fred.

Exceto EDU e CAMILA e Estela e Bento ainda não tiveram um filho.

AVISO: - Terminam aqui as revelações sobre o enredo

PRODUÇÃO.

“Foto: Leblon, a locação principal da trama.

“Foto: Tóquio. cidade onde tiveram cenas gravadas nos primeiros capítulos.

Um cenário externo reproduzindo uma floricultura também foi construído pela Central Globo de Produção. O local contava com mais de 40 arbustos de diferentes cores e tipos – rosas, lírios, gérberas, margaridas, orquídeas –, todas artificiais, mas fotografando perfeitamente como verdadeiras graças à combinação certa de textura e tipo de iluminação usados.

Os atores Tony Ramos, VERA FISCHER, REYNALDO GIANECCHINI, CAROLINA DIECKMANN e Júlia Feldens viajaram para o Japão, mais precisamente em Kyoto, Nikko e Tokyo com uma equipe de 25 pessoas para gravar as cenas iniciais de seus personagens, Miguel, HELENA, EDU, CAMILA e Ciça, respectivamente, com o apoio de profissionais da IPC Television, retransmissora da TV Globo Internacional no Japão.

O diretor da trama, Ricardo Waddington, conta que procurou trabalhar com poucos movimentos de câmeras para conseguir traduzir a intimidade que o texto de Manoel Carlos leva ao telespectador.

O diretor optou por privilegiar o plano-sequência – em que uma sequência é filmada sem cortes – para interferir pouco nas cenas.

Os capítulos foram pontuados por stock shots – imagens de arquivo – com personagens e cenários típicos do Leblon, deixando aquele tom suave que só Manoel Carlos consegue dar às suas telenovelas.

Giovanna Antonelli foi o destaque da trama com sua "prostituta de família", Capitu, que se prostituía para sustentar o filho. Bem como Marieta Severo com sua Alma Flora, a tia superprotetora que transitava entre os limites da proteção e um amor de mãe pelos sobrinhos.

“Foto: Oxford, onde CAMILA estudou literatura”.

A Livraria Dom Casmurro, propriedade de Miguel na trama, teve como locação nos primeiros capítulos a livraria Argumento.

Logo depois no PROJAC foi construído um cenário idêntico, com um busto de Machado de Assis com quase cinco mil livros emprestados por editoras.

Alguns atores passaram por treinamento especial e foram auxiliados por profissionais especializados, como nas locações da clínica Naturalis onde HELENA (VERA FISCHER) é sócia, que lidava com vários treinamentos de beleza, como ACUPUNTURA e FISIOTERAPIA, e no haras, que é comandado por Pedro.

Os atores dessa locação receberam treinamento para lidar com os cavalos.

ELENCO.

Ator/Atriz Personagem

VERA FISCHER HELENA

CAROLINA DIECKMANN CAMILA Lacerda Fernandes

REYNALDO GIANECCHINI EDUARDO (EDU)

José Mayer Pedro

Marieta Severo Alma Flora

Tony Ramos Miguel

Deborah Secco Íris

Helena Ranaldi Cíntia

Alexandre Borges Danilo

Giovanna Antonelli Capitu

Luigi Baricelli Frederico (Fred)

Regiane Alves Clara

Lília Cabral Ingrid

Fernando Torres Aléssio

Thalma de Freitas Zilda

Daniel Boaventura Alex

Júlia Feldens Ciça

Flávio Silvino Paulo

Júlia Almeida Estela

Soraya Ravenle Yvete

Leonardo Villar Pascoal

Walderez de Barros Ema

Zé Victor Castiel Viriato

Lavínia Vlasak Luiza

Juliana Paes Ritinha

Henri Pagnoncelli Orlando

Eliete Cigarini Sílvia

Vanessa Mesquita Simone

Luiz Nicolau Maurinho

Yara Lins Nilda

Umberto Magnani Eládio

Marly Bueno Olívia

Xuxa Lopes Glória

Paulo Figueiredo Rodrigo

Cynthia Benini Isabel

Leon Góes Bento

Ana Carbatti Aline

Luciano Quirino Laerte

Beatriz Lyra Cleide

Cléa Simões Irene

André Valli Onofre

Denise Sartori Ofélia

Luiz Baccelli Dr. César

Arlete Heringer Marta

Cláudio Gabriel Severino

Mônica Siedler Socorro

Max Fercondini Fábio

Monique Curi Antônia

Inez Vianna Márcia

Paulo Zulu Romeu

Edson Silva Heitor

Graziela di Laurentis Daniela

Alby Ramos Ubiraci (Bira)

Lulu Pavarin Clarice

Flávia Guimarães Ana

Felipe Rocha José Carlos (Zeca)

Juliana Silveira Patrícia (Paty)

Paulo Caruso Rubens (Rubinho)

Lionel Fischer Fernando

Alexandra Richter Elisa Campos

Miwa Yanagizawa Cel

Múcio Medeiros Carlos (Carlão)

Paula Tolentino Marcela

Carla Diaz Rachel

Samuel Mello Tide

Samantha Brandão Maria

ELENCO de APOIO.

Ator / Atriz Personagem

José Lewgoy Ezequiel

Ana Maria Magalhães Lívia

Ana Ariel Doriana

Josie Antello Neuza

Francisco Carvalho Getúlio

Andréa Cavalcanti Verinha

João Junior Trindade

Nilton Marques Alfredo

Nany di Lima Noêmia

Edward Boggis Rafael

Joana Motta Liza

Vitor Hugo Hugo

Salvatore Giuliano Luiz

Giovanna de Toni Eloíse

Natã Beltrão Bruninho

Larissa Honorato Nina

Paula Tolentino Marcela

Oliver Okazaki Toshio

Sônia Siqueira Marisa

AUDIÊNCIA.

Seu primeiro capítulo rendeu 45 pontos de média e 52 de pico. Esses índices foram inferiores aos da antecessora Terra Nostra, que marcou 52 pontos em sua estreia

Sua menor audiência é de 32 pontos, alcançada no sábado 17 de junho de 2000.

No dia em que CAMILA, personagem de CAROLINA DIECKMANN raspou a sua cabeça devido à LEUCEMIA, capítulo exibido no dia 9 de dezembro de 2000, a trama marcou 45 pontos.

No capítulo de 11 de dezembro, com a continuação das cenas, a trama bateu recorde de audiência com 53 pontos e 61 de picos, com 79% de participação.

Seu último capítulo marcou uma média de 59 pontos, com picos de 64, excelente para o horário, consolidando 60 pontos. A novela teve uma média final de 45,4 pontos.

REEXIBIÇÕES.

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 28 de fevereiro a 23 de setembro de 2005, substituindo Deus nos Acuda e sendo substituída por Força de um Desejo, em 150 capítulos.

A trama enfrentou diversos problemas com o Ministério da Justiça para ser reprisada.

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 15 de fevereiro a 14 de outubro de 2016, substituindo Fera Ferida e sendo substituída por Pai Herói, às 23h45.

CURIOSIDADES e CRÍTICAS.

A telenovela foi um grande sucesso de audiência e repercussão, graças a sua história envolvente e pelos temas abordados

A novela ganhou três paródias do Casseta & Planeta, Urgente!, Esculachos de Família, Chifres de Marília (pelo fato do ator REYNALDO GIANECCHINI estar namorando VERA FISCHER e CAROLINA DIECKMANN na novela, época em que ele estava casado com a atriz Marília Gabriela) e Passos de Quadrilha (devido à festa junina), como o grupo humorístico faz com praticamente todas as telenovelas do horário nobre da Rede Globo.

Para compor a personagem Capitu, a atriz Giovanna Antonelli entrevistou várias garotas de programa, e tirou todas as dúvidas em relação a elas. Para a atriz, a sua personagem não era uma prostituta, e sim uma garota de programa. Pois ela era uma garota normal, que não dava brechas em relação a sua vida pessoal.

VERA FISCHER conseguiu uma licença para ficar duas semanas afastada da novela. O motivo era o estresse que a atriz vinha tendo, por conta do intenso ritmo das gravações.

O Ministério da Justiça exigiu que a Globo retirasse do elenco da novela todos os menores de 18 anos, inclusive figurantes, e que exibisse a trama após as 21h. A justificativa da Justiça para as decisões foi que a trama possuía "cenas com conotação sexual e imagens de violência doméstica ou urbana".

Além disso, os menores que estavam no elenco da novela não possuíam alvará judicial para poder atuar na trama.

Para solucionar o caso, o autor Manoel Carlos escreveu as cenas "dos sumiços" dos atores, que estavam proibidos pela justiça de aparecer na TV. Cada um teve um desfecho diferente.

A única atriz menor de idade que permaneceu na novela foi Júlia Almeida, pois ela havia conseguido um mandado de segurança e pôde continuar na trama.

O casamento de CAMILA (CAROLINA DIECKMANN) e EDU (REYNALDO GIANECCHINI) foi gravado inicialmente na Igreja São Pedro de Alcântara, no bairro da Urca.

Porém a Arquidiocese do Rio puniu a Igreja por permitir as gravações dentro da Capela.

As cenas do casamento tiveram que ser gravadas em estúdio e sem a participação dos atores menores de idade.

Uma das cenas mais emocionantes é quando CAMILA (CAROLINA DIECKMANN) raspa a cabeça ao descobrir que tem LEUCEMIA.

A GRAVAÇÃO aconteceu no dia 5 de dezembro de 2000 e contou com a forte emoção da ATRIZ, que CHOROU de VERDADE durante a GRAVAÇÃO.

A cena foi ao ar no dia 9 de dezembro de 2000 e é lembrada até hoje.

Outra cena memorável é quando Íris (Deborah Secco) visita CAMILA (CAROLINA DIECKMANN) no hospital e acaba levando uma surra de HELENA (VERA FISCHER). As cenas foram exibidas no dia 12 de dezembro de 2000.

Outra cena de cortar o coração é a morte da mãe de Íris (Deborah Secco), Ingrid (Lília Cabral). Ela é baleada durante um assalto e morre diante de sua filha que fica abalada psicologicamente, vendo o fantasma da mãe nos demais capítulos da novela.

A cena do assalto corresponde ao capítulo 103 da versão original da novela.

A personagem Íris também despertava o ódio dos telespectadores. A ATRIZ DEBORAH SECCO já chegou a APANHAR em um SUPERMERCADO.

A AGRESSORA bateu na ATRIZ com a BOLSA e enquanto batia, dizia que odiava muito a Íris. Deborah não se sentiu incomodada, muito pelo contrário, ficou feliz com a repercussão do seu trabalho.

A GRAVIDEZ de HELENA (VERA FISCHER) aos 44 anos e de modo natural, causou RECEIO e CRÍTICAS por parte dos ESPECIALISTAS em MEDICINA REPRODUTIVA.

Segundo eles, a chance de uma mulher engravidar de modo natural depois dos 40 anos não chegava a 1%. Alguns afirmavam que na condição em que a personagem se encontrava (óvulos velhos, estresse e nenhum TRATAMENTO HORMONAL anterior), era quase impossível ocorrer gravidez.

Ou seja, o caso mostrado na novela estava criando falsas expectativas nas mulheres.

É a primeira novela dos anos 2000 a ser reexibida pelo Canal Viva.

Foi a primeira novela das oito, a ser reclassificada para maiores de 14 anos, sendo assim tendo seu horário alterado, para às 21:00 horas.

EXIBIÇÃO INTERNACIONAL.

LAÇOS de FAMÍLIA foi exibida em 66 países. O drama da personagem CAMILA (CAROLINA DIECKMANN), que tinha LEUCEMIA, gerou uma campanha pela DOAÇÃO de ÓRGÃOS em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

Categorias:

• Vale a Pena Ver de Novo.

• Vale a Pena Ver de Novo (Globo Internacional).

• Telenovelas ambientadas na cidade do Rio de Janeiro.

• Programas de televisão do Brasil que estrearam em 2000.

• Programas de televisão do Brasil encerrados em 2001.

• Telenovelas premiadas com o Troféu Imprensa.

• Telenovelas premiadas com o Extra de televisão.

• Telenovelas em português.

• Telenovelas do Viva.

• Telenovelas ambientadas no Japão.

• Telenovelas ambientadas no Reino Unido.

• Telenovelas da Rede Globo da década de 2000.

Esta página foi modificada pela última vez às 03h24min de 19 de fevereiro de 2017.

Observações do escriba:

1ª – Baseado nas informações da Wikipédia, na época em que passou a referida TELENOVELA – Junho de 2000 a Fevereiro de 2001 -, o teimoso escriba aqui, tinha 50 anos de idade completos. Lembrando que de lá para cá já foram transcorridos 17 anos. Devo ter assistido alguns capítulos. Não me recordo. Mesmo porque não gosto muito de televisão nem de novelas.

2ª – Aproximadamente sete anos após a telenovela, é que o escriba, pela 1ª vez tomou conhecimento da AUTO-HEMOTERAPIA, Julho de 2007 (+ ou -), e, somente após uma conversa com um colega meu de FACULDADE de MEDICINA, é que comecei a realizar as primeiras aplicações de AUTO-HEMOTERAPIA. Para ser mais exato a partir do dia 21 de agosto de 2007, continuamente, e continuo até hoje. E não irei parar nunca.

3ª – Nos dias atuais, lendo parte do enredo da telenovela “Laços de Família”, continuarei a fazer algumas considerações a seguir.

4ª – As personagens principais são Helena (VERA FISCHER), uma senhora com seus quarenta e poucos anos, Eduardo ou Edu (REYNALDO GIANECCHINI), um jovem MÉDICO (coincidência?) com seus 25 anos de idade, que começou um romance com Helena, Camila (CAROLINA DIECKMANN), também com 25 anos de idade, filha de Helena, que terminou se apaixonando por Edu (o namorado da mãe), e Vitória que viria a ser filha de Helena.

5ª - Vitória veio a nascer por vontade de Helena, para ajudar num TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA, depois que tomou conhecimento que sua filha Camila estava com LEUCEMIA. Segundo a “Comunidade Científica”, o TMO é mais seguro quando é realizado entre parentes, para evitar a rejeição.

6ª – Ainda no enredo consta a história de um Paulo (com RETARDO MENTAL) devido a um acidente automobilístico e trauma familiar, um Viriato que é portador de IMPOTÊNCIA SEXUAL e de DEPRESSÃO.

7ª – Além de Edu (que é MÉDICO), aparece outro MÉDICO (Dr. César – LUIZ BACCELLI), surge uma MÉDICA VETERINÁRIA (Cíntia), e uma FISIOTERAPEUTA (Isabel). A chamada ACUPUNTURA também faz parte do enredo da “Vênus Platinada”.

8ª – O Ministério da Justiça fez algumas restrições à novela (atrizes com pouca idade, horário, etc.).

9ª – Alguns especialistas em Medicina Reprodutiva fizeram críticas, pelo fato de Helena (VERA FISCHER), ter engravidado com mais de 40 anos. Na verdade, os “especialistas”, o que queriam mesmo, era empurrar o “Tratamento Hormonal”.

10ª – O poder de “lavagem cerebral” da Rede Bobo de Televisão sobre a população é tão grande, que a atriz DEBORAH SECCO, na vida real, terminou levando umas bolsadas de uma telespectadora em um supermercado. Algo assim.

11ª – Não sei ao certo. Mas, talvez a Rede Bobo de Televisão estivesse interessada em fazer com que a população se interessasse mais em fazer DOAÇÃO de ÓRGÃOS. Por razões filantrópicas ou por razões pilantrópicas. Não sei ao certo.

12ª – É bom a Rede Bobo prestar contas do DINHEIRO da antiga parceira UNICEF e da atual parceira UNESCO.

13ª – Da minha parte, conhecendo um pouco a MÁFIA BRANCA, na minha carteira de médico consta que não sou DOADOR de ÓRGÃO. Nem quero receber de ninguém.

14ª – Única doação que eu faço, é doar SANGUE a mim mesmo, ou seja, tirar SANGUE de minha VEIA e aplicar em meus MÚSCULOS. Em outras palavras, defendi a AUTO-HEMOTERAPIA, continuo defendendo a AUTO-HEMOTERAPIA e continuarei a defender a AUTO-HEMOTERAPIA, até o dia de meu suspiro final.

15ª – Do enredo da telenovela “Laços de Família” aprendi apenas uma coisa boa. Mas aí é outra “história”, que contarei no próximo texto.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERPIA (AHT), também continua.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR mandou mudar a “mensagem”.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Wikipédia. (2) - Outras fontes.