A LEVEZA DA ARTE DE SE PERDOAR.

Reflita sobre essa afirmativa e é bem provável que uma pergunta seja projetada para o “eu interior”: - por que me perdoar?

No palco da vida traçamos nossa história. Cada um escolhe como quer ser, com quem quer estar. Alguns se arriscam a desenhar seus sonhos e acham que como num passe mágico tudo se concretizará com perfeição.

Quem pensa desta forma vive enrijecido, se assusta e apavora, pois, não aprendeu a conviver com as mutações existenciais.

Outro fator agravante é que vivemos rodeados de pessoas que nem sempre comungam nossas ideias. Quando isso ocorre, a maioria das pessoas imagina que estão sendo traídas e prejudicadas.

Um turbilhão de culpa e sentimentos tais como: remorso, arrependimento, humilhação, vergonha, medo invadem o palco da vida e por fim o pior de tudo inicia-se a autopunição. Neste momento, muitas pessoas começam a se culpar por terem nascido e sentem que são um fardo enorme na vida do outro. Acham que a saída é viver na busca incessante da aprovação e para ser “aceito” se tornam reféns da necessidade inconsciente de agradar todos que o rodeiam. Outra forma obsessiva de cultivar a culpa é exigir a perfeição de si mesmo o tempo todo. Aqui o stress, a depressão e o mau humor dominam o ser que se tornou cansado.

Perdoar a si mesmo é certamente um dos maiores desafios por que está associado à capacidade que cada um tem de aceitar e amar a própria vida.

Perdoar a si mesmo exige uma comunhão de cumplicidade, integridade e honestidade para se curar.

É um processo de libertação profunda assumindo a responsabilidade pelo que fez. É penetrar na alma, escancarar o coração pra si. É interrogar e examinar os erros. É ser ousado em sarar as feridas sendo que o melhor antídoto para esta cura é se amar de maneira absoluta. Perdoar a si mesmo mudará o rumo da sua vida.

Quer seguir em frente e sentir a leveza da arte de se perdoar?

- Reserve um tempo para refletir;

- Reveja suas crenças, seus valores;

- Faça uma lista de tudo que você se culpa;

- Pense no que fez ou no que tenha deixado de fazer;

- Pense no que te levou a fazer determinadas escolhas;

- Mude o que não acredita mais;

- Liberte-se de tudo que te faz mal;

- Trate da ferida que mais dói.

- Faça as pazes consigo mesmo!

Apaixone-se pelo ser humano mais precioso, magnífico e maravilhoso que existe em sua vida: - VOCÊ.

Lembre-se sempre:

Seja leve, pleno e incrivelmente feliz!

Afinal, você merece!

Sinara Rodrigues

(Coach, Escritora, Mentora e Palestrante)