A GESTÃO FINANCEIRA E SUAS INFLUÊNCIAS NO EQUILÍBRIO ECONÔMICO DE UMA ORGANIZAÇÃO

 
As organizações que buscam o seu equilíbrio financeiro precisam gerenciar bem suas finanças e construir de forma segura uma gestão qualificada para fazer o uso correto das informações financeiras e contábeis, estabelecendo a confiança necessária para atuar com tranquilidade dentro do atual cenário econômico.
Partindo dessas ideias, surge então o seguinte questionamento: “Como a administração financeira pode influenciar na tomada de decisão e contribuir para o equilíbrio financeiro de uma organização?”
Nessa perspectiva de busca pelo equilíbrio econômico organizacional, pode-se enxergar uma intensa preocupação pelo estudo e análise dos fatores que interferem na lucratividade e na rentabilidade de uma organização, com um olhar voltado para interatividade dos mais variados indicadores financeiros.
No processo de análise dos indicadores de desempenho financeiro é necessário levar em consideração a qualidade na estrutura de uma gestão financeira capaz de fazer o uso correto de todas as normas técnicas e princípios éticos, colhendo as informações necessárias para a orientação dos melhores caminhos a seguir e dos melhores investimentos a realizar.
É na dinâmica de lucratividade e de rentabilidade que uma empresa encontra os mais importantes estímulos para sua existência e evolução econômica. Assim, a gestão em seu universo de informações financeiras e contábeis precisa ter como referencial todos os seus indicadores financeiros, de modo que todas as análises, balanços e demonstrativos possam comprovar a vivência de um negócio lucrativo e rentável, permitindo assim, o seu crescimento econômico.
Os números possuem uma enorme força e demonstram de maneira precisa todo o funcionamento financeiro de uma organização, influenciando as suas perspectivas de investimento e a construção de seu Planejamento Orçamentário.
Entretanto, a produção de demonstrativos financeiros torna-se uma atividade que requer muito cuidado e atenção, pois eles representam um grande suporte para as tomadas de decisão e necessitam de exatidão em seus resultados, pois a sua leitura, análise e interpretação servirão de base para que a gestão estabeleça as suas metas e planos para o futuro.
Nesse imenso cenário de informações financeiras, conhecer os indicadores de rentabilidade, estrutura de capital, de liquidez e de atividade, bem como saber aplicá-los com assertividade e segurança dentro da organização, constitui uma tarefa de indispensável utilidade na dinâmica de atuação de um bom gestor financeiro.
Nesse sentido, manter todas as informações financeiras e contábeis em dias e fazer bom uso desses expressivos instrumentos permite maior segurança e confiabilidade na prática administrativa de um gestor, oferecendo a organização os princípios necessários para compreensão dos elementos básicos de suas finanças.
Todo gestor financeiro adquire com sua experiência diária, a habilidade de se expressar com propriedade sobre todas as etapas do processo de análise e interpretação dos dados e informações financeiras que norteiam os diferentes tipos de organização, o que representa um diferencial de qualidade em seu potencial de análise.
Nessa concepção de excelência nas análises financeiras, é importante enfatizar que o equilíbrio financeiro de uma organização representa um dos mais importantes pilares que sustentam a existência de uma empresa.
Assim, a busca pela estabilidade econômica demonstra uma preocupação em construir uma gestão financeira que caminhe de mãos dadas com todas as demais áreas de gestão, criando uma imensa ponte de evolução que preza pela interatividade de seus componentes e pelo dinamismo de suas ações.
Portanto, é possível perceber que a gestão financeira atua como vigorosa ferramenta de construção do equilíbrio econômico de uma organização, proporcionando através da leitura, análise e interpretação dos dados e informações financeiras e contábeis, os mais importantes elementos decisórios e as maiores possibilidades de planejar um futuro econômico mais lucrativo e rentável.
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Enviado por Marcos Antônio Lenes de Araújo em 21/02/2017
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T5919123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.