PARÁBOLAS DE JESUS – A CASA QUE VIGIA

Paulo Sergio Larios

Texto: Marcos 13.34-36

“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.

Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,

Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.” (Marcos 13:33-37)

Temos aqui uma parábola que bem podemos dividir facilmente em duas partes. Na primeira parte Jesus nos conta a história de um homem que foi viajar, mas antes deu autoridade aos seus servos e a cada um direcionou o que deveria fazer, enquanto estava fora, e ao porteiro mandou especialmente que vigiasse.

Na segunda parte, que é um seguimento lógico da primeira, é a fala direcionada ao porteiro, ao vigia da casa.

Vigiai, pois você não sabe quando vai voltar o senhor da casa, se à meia-noite, de madrugada ou de manhã. Para que ele vindo não o ache dormindo. E o que vos digo, digo a todos: Vigiai.

Entendemos nessa parábola, um alerta a respeito da Volta de Cristo. Jesus fala dele mesmo que quando o homem dono da casa fosse viajar, ou que quando Jesus voltasse para o Céu, deixaria a sua casa, ou a obra que deixou na terra: a Igreja, e deu autoridade aos servos, ou a cada cristão, e deu a cada um uma obra, ou um afazer. Cada cristão é chamado por Deus para uma tarefa especifica, única, particular entre o cristão e Deus, sem exceções.

Falhamos quando não nos apercebemos o nosso chamado e ficamos de alguma maneira preocupados com o chamado do outro, ou olhando para o chamado do outro, coisa que aliás não vamos entender. A Igreja tem um papel crucial a respeito do chamado dos cristãos, que é direcionar o cristão para que ele saiba qual é o seu chamado e o exerça. A Igreja tem o papel de fazer o cristão novo descobrir para qual obra ele foi chamado.

Biblicamente, baseado apenas na Igreja de Pedro, no inicio de Atos, tem só dois ministérios: O ministério da Palavra e o ministério de assistencialismo aos que não tem. O ministério da Palavra e o ministério Diaconal. Os pregadores e os diáconos. Baseado ainda em Atos, aprendemos que quando a Igreja está fazendo culto para os crentes, esses cultos são chamados de Reunião de Crentes, e os cristãos levam o nome de Igreja, quando a pregação e o louvor ultrapassa a Reunião dos Crentes e vai para a rua. Jesus nos ordenou ao Ide por todo o mundo e fazei discípulos, e nunca: Fiquem esperando o povo do mundo entrar na Igreja.

O repartir de obras, cargos, ministérios, dons, afazeres que o senhor da casa deixou aos seus servos tem a ver com o ministério cristão. A uns ele deu dons e a outros deu ministérios e tudo para o crescimento ordenado da Igreja dEle.

Porém quando o senhor da casa direcionou os afazeres de cada um, ele chamou especialmente à parte o porteiro, o vigia e lhe deu uma mensagem especifica. Vigia, pois o senhor da casa vai voltar a qualquer momento e não quer pegar você dormindo, portanto vigia.

Toda a parábola nos transmite a idéia de que o dono da casa, ou da Igreja, vai voltar logo. A ultima palavra da parábola é vigiai. Já sabemos que não é à toa que existe uma liturgia de culto a ser seguido por nós. Primeiro orações, adoração, testemunhos, se houver, avisos e por ultimo a Palavra oficial a ser pregada. Já sabemos que as pessoas guardam mais o que ouviram por ultimo, sendo assim nossos cultos para terem mais relevância deve encerrar com uma oração rápida logo após a Palavra oficial e a partir daí não cabe mais nada.

Nessa fala ao porteiro Cristo fala algo interessante: Vigia, para que o dono da casa não volte e o ache dormindo. Lamentavelmente a maior parte da Igreja moderna está adormecida, poucos estão discernindo o avançado da hora espiritual. Os sinais de que a volta de Cristo é iminente são muito claros, mas mesmo assim muitos cristãos estão vivendo como se o dono da casa nem voltar fosse mais.

Quando se fala vigiai, isso tem a ver com estar em santidade para a hora da volta do dono da casa. Quando dizemos que a Igreja está dormindo, quer dizer que muitos estão levando uma vida aquém do esperado biblicamente. Temos visto um Evangelho displicente, que não convence e não salva, sendo pregado. A questão nem acredito que seja o chamado Evangelho da Prosperidade, pois nem esse existiria se os cristãos lessem e entendessem mais suas Bíblias, além de quê muitos dos problemas que temos na Igreja é claramente a falta de pessoas cheias do Espírito. Através dessa parábola Jesus quer nos despertar para a nossa situação atual como Igreja. Noto ai ainda a individualização da obra dada a cada um. Todos nós temos um afazer na Igreja especifico, precisamos então descobrir qual é ele e começar a exercer o chamado. Não podemos fazer como Jeremias que arrumou desculpas para não pregar. Naquele dia, da volta do dono da casa, não haverá desculpas porque não exercemos o nosso chamado. E ao nosso chamado comporta ir pelo mundo ganhando almas para Cristo e não ficar entre quatro paredes, esperando o pecador entrar por elas.

A ultima palavra da parábola é propositalmente tão clara que é para nos causar muito medo, pois é coletiva e individual, ao mesmo tempo: Vigiai.

Me lembro que Deus disse para Adão para ele vigiar no Jardim do Éden, isso antes de Satanas ter aparecido ou de Eva existir. Só havia animais pacíficos no Jardim, o que ou do que ele deveria vigiar? Adão deveria vigiar ele mesmo. O mais perigoso que havia no Jardim era Adão. Quando se fala vigiai, ou vigia, essa palavra tem a ver com vigiai você, para que não caia em tentação, ou faça coisas de não convertido. Não se abale a vossa convicção facilmente, para você não sair da direção do Senhor.

Por fim vigia, pois Jesus foi ao Céu nos preparar lugar e prometeu que vai voltar, não sabemos se à meia-noite, de madrugada ou de manhã, mas Ee vai voltar e não nos quer pegar dormindo, mas acordados espiritualmente, prontos para estar com Ele.

Fique na Paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 20/02/2017
Código do texto: T5918260
Classificação de conteúdo: seguro