Projeto político pedagógico da escola uma construção coletiva: Concurso para diretor de escola São Paulo 2017.

Ilma Veiga.

A construção de um projeto pedagógico na educação a partir da realidade da escola, uma ação intencional, compromisso com a formação do cidadão, desenvolvimento do espirito crítico e criativo.

O Projeto pedagógico, ações educativas, onde a escola deseja chegar, a efetivação dos seus objetivos.

Necessário que o processo seja democrático, sendo que o projeto pedagógico e político tenham a mesma identidade.

Os princípios norteadores do projeto político pedagógico: Igualdade de condições, a qualidade da educação, gestão democrática, liberdade, autonomia nas regras e procedimentos, valorização do magistério, a formação continuada dos professores.

Currículo a construção social do conhecimento, sua transmissão e a produção das formas de assimilação.

Avaliação a descrição da problemática em questão, o entendimento da realidade criticamente, a referida não pode ser instrumento de exclusão.

O projeto pedagógico deve sustentar-se na descentralização democrática uma reflexão contínua e responsável do cotidiano.

A recusa do modelo tecnicista da educação, devido a produtividade fragmentada, a valorização do aluno enquanto sujeito pensante e crítico, com consciência dialética da realidade social.

Considerar a relação do social político, a subjetividade na construção do conhecimento, com posicionamento filosófico, epistemológico.

Jamais separar teoria da prática, considerar sempre, espaço e tempo, na construção do conhecimento, o projeto político favorece na defesa da identidade da escola. Ação reflexiva, teoria e prática, síncrese- análise e síntese.

Caminhar na construção da democracia, na definição dos princípios pedagógicos, a escola não pode ser uma instituição de transmissão do saber alienado, a transmissão da mediocridade, a paralisia pragmática.

Fundamental importância do grupo gestor, particularmente, da coordenação, sem preparo cultural inviabiliza o projeto, por desorientação pedagógica.

Evitar os valores como individualidade e competição, superar os paradigmas entre o conservador e o emergente, o conhecimento como finito, acabado, dado a transitoriedade dos fundamentos.

A superação das visões antagônicas, a escola como transmissão do conhecimento pronto e acabado, por outro lado, a defesa do saber como construção contínua.

A superação das ideologias liberais, que obscurecem a realidade Kosik, a realidade social, como pensou Foucault a relação da práxis com a realidade. O aspecto da transformação social.

Indispensável o papel do intelectual orgânico, Gramsci, a luta contra a hegemonia de dominação, a ideia da superação dos conflitos passa pela justiça social, o que não poderá ser no neoliberalismo.

Profunda vinculação entre o projeto pedagógico da escola com autonomia, sendo que a mesma está relacionada com a democracia. Portanto, o respeito as diversidades culturais.

Necessário a explicitação de uma filosofia harmonizadora, a educação continuada de professores e alunos, a definição de objetivos, escolhas de estratégias, elaboração dos cronogramas, coordenação e avaliação.

O domínio técnico dos conteúdos e os fundamentos filosóficos das doutrinas, o projeto pedagógico precisa ser símbolo da liberdade, cidadania e democracia, objetivando inclusão social.

Com efeito, a ação pedagógica deve formar alunos críticos, conscientes, capazes de transformar os meios em que vivem, buscando reconstruir a histórica em uma perspectiva libertadora. Portanto, uma nação equilibrada socialmente.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/02/2017
Reeditado em 20/02/2017
Código do texto: T5918182
Classificação de conteúdo: seguro