O AUTISMO VISTO POR UMA MÃE

O autismo é uma característica que faz com que a vida de todos os envolvidos com o diagnóstico mude radicalmente.

Geralmente ele vem sozinho, sem nenhuma motivação ou razão aparente.

Você planejou um filho, sonhou em ter ele e do nada sua vida mudou, o autismo entrou na sua vida... Sem pedir licença, sem formalidades, cheio de estereotipias, sem regras, sem diferenciar pessoas, posições sociais, locais de convivência ou tradições familiares... Não diferencia posição geográfica, crenças religiosas, classe social ou etnia. O autismo é assim, ele te escolhe e vem, independentemente de grau, ele entra na sua vida e muda tudo, é capaz de construir ou destruir.

Não importa se você tem um olhar positivo ou negativo sobre isso, serão dias de luta e gloria e também dias de dor e sofrimento. Uma montanha russa emocional, bênçãos e sofrimentos, um dia de cada vez, não existe fórmula mágica.

No início aquela dúvida básica, devo colocar na escolinha para socializar ou não? Melhor esperar ele começar a falar? Será que ele vai falar?

Será que ele será um gênio como Einstein?

São tantas perguntas... Qual tipo de intervenção, método, terapias, horários, deixo ele fazer o que quer, ficar no seu mundo?

Ou tento trazer ele para o meu? Será que um irmãozinho não ajudaria? Eu deveria engravidar antes de ele crescer... E os parentes?

Conto ou deixo isso passar? Afinal, isso um dia vai passar, ele parece normal... Quanto sofrimento, quantas noites sem dormir...

Bem, o bem da verdade é que se você tem amor no coração e percebe que seu filho tem algum tipo de limitação você passa a amá-lo ainda mais, mesmo sabendo que terá um caminho longo e sofrido pela frente.

Vais precisar de muita paciência, estudo, paz, desprendimento, libertação para ir atrás de uma vida digna e cheia de conquistas e momentos que valham a pena serem guardados na memória.

Até atingir o ponto de equilíbrio nos deparamos com pessoas insensíveis, por vezes familiares preconceituosos, que nos classificam pelo que fomos e não pelo que somos.

Colocamos à prova toda nossa luta, nossa dor, nossa garra, vontade de vencer. E quer saber a verdade?

Metade disso não vem de você, vem de pessoas preconceituosas que te julgam pelo que enxergam na sua aparência e modo de viver sem considerar que antes de tudo você foi um alguém com uma história de vida construída com muita luta e motivações para ser quem você é.

E aí você se vê com um filho autista, que sente dor demais, que ouve sons demais, que não aguenta esperar, que chora demais, que não sabe a hora de falar se é que ele fala, com quem ele fala, que não sabe em quem confiar, que é inocente para tudo, que precisa de tradução para todos os tipos de sentimentos, que tem medo de comer, tem medo de dormir, tem medo de sair, de curtir a vida, de visitar as pessoas, de receber visitas, de ir para a escola...

De repente você se pega com os mesmos medos que ele, Será eu autista também?

Meu Deus, eu sempre fui assim...

O autismo pode ser genético, muitos pais se descobrem autistas depois dos filhos, mas a verdade é que ao ter um filho autista a nossa vida se entrega a ele.

Não podemos mais viver sem nos programar.

Se for comprar uma bicicleta para ele você tem que avisar antes, autistas não gostam de surpresas! Se você vai sair de viagem, tem que mostrar fotos de todos os lugares com antecedência para não ter problemas, se vai receber visitas deve avisar quem vem e quanto tempo deve demorar, se vai pedir uma pizza ou fazer um churrasco a mesma coisa, avisar o motivo, o tempo de duração e garantir que tudo está em sua mais perfeita segurança.

Qualquer coisinha, por mínima que seja pode abalar o emocional de um autista.

Mesmo que seu filho não fale, ele ouve, então lhe avise sobre o que vai acontecer, isso evita a ansiedade, o stress e as crises.

Então, esteja preparado, o mundo anda muito cruel sim, as pessoas dão suas opiniões sem pensar no quanto você pode sofrer com isso.

Você vai lutar por uma vaga de inclusão na escola, vai buscar os melhores terapeutas do mundo para seu filho, vai rodar kms para conseguir um atendimento humano, vai abrir mão de “amizades” para ter AMIZADES, vai saber o que é chorar de verdade, o que é uma conquista verdadeira, o que é o sabor da vitória, por consequência irá conhecer outras tantas pessoas que lutam pelas mais diversas síndromes...

E verá o que é realmente uma amizade.

Sabe o que é mais bonito disso tudo? Somos todos perfeitos em nossas imperfeições. A vida muda dia após dia e tudo é aprendizado.

A grande verdade é que o que muda mesmo é que você passa a viver uma vida de verdade, sem máscaras.

Muitos irão te criticar. Se você não for equilibrado o suficiente a ponto de defender o seu filho de todas as possíveis ameaças certamente dirão que você é louco, que você se perdeu, não importa...

O mais importante é manter a firme decisão de defender seu filho de protocolos que seguem padrões sociais engessados e que fazem com nossos filhos sofram.

Nunca tenha medo de lutar pelo seu filho.

Não tenha medo de levantar uma bandeira sozinho...

Todas as manhãs, quando o dia começa a clarear o primeiro pássaro pia para que os demais o sigam.

Mantenha a fé, o amor e a convicção de que na vida quem vence não é aquele que tem mais títulos, mas aquele que foi mais audacioso. Também não é de quem lutou necessariamente por um espaço, mas sim por uma luta real de conscientização, de desmistificação de um nome que te classifica em graus, assim como em várias outras síndromes, sem antes lembrar que somos todos humanos, dividindo o mesmo espaço.

A verdade é que o autismo muda tudo, sua vida passa a precisar de uma programação, 24 hrs por dia, para tudo o que for fazer, cada lugar que você for visitar, tudo o que for ensinar, não importa o grau.

Mas a vitória será em igual proporção.

Cada vitória do seu filho será comemorada.

E não me refiro a medalhas no campeonato da escola ou na aula de inglês.

Falo sobre valorizar a vida, sobre conseguir fazer uma compra no supermercado, sobre pedalar a própria bicicleta, a pintar a folha A3 com tinta, comer com garfo e faca. Você, com sua vida frenética se pegou pensado em coisas tão simples?