As Parábolas de Jesus

Já faz bastante tempo em que estou devendo em escrever sobre as Parábolas de Jesus. Mas o que é uma Parábola?

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Mas apesar que o dicionário tente nos dizer o que é uma Parábola, existe uma nota que nos explica porque Jesus pregava em Parábolas.

“E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.” (Marcos 4:11,12)

Essa explicação, vinda do próprio Jesus, nos alerta para uma situação no mínimo estranha: Jesus falava em Parábolas, mas não para que entendessem, mas para que não entendessem o que ele queria dizer.

Apesar de que Jesus pregava para todos, só os discípulos entendiam o que ele dizia, os que não eram seus discípulos até ouviam a Parábola, mas não era para que eles entendessem e se convertessem. Essa explicação nos parece bastante inusitada. As Parábolas era para que vendo, vejam, e não percebam, e ouvindo ouçam e não entendam, para que não se convertam e sejam perdoados dos seus pecados.

Há uma obra de endurecimento aqui, vinda da parte do Espírito. Me chama a atenção que ocorrem coisas na Igreja, que são permitidas por Deus e nós podemos até imaginar que Deus não está na história, mas quem conhece um pouco de Bíblia sabe que não existe absolutamente nenhuma coincidência em nada, quando andamos com Deus.

Não existem coincidências de espécie alguma com as coisas de Deus. Deus é o Grande personagem por detrás de todos os acontecimentos da história. Só que de vez em quando Ele usa um ou outro para o que lhe apraz. Imaginar que seja lá o que for que esteja acontecendo na sua Igreja, ou na outra Igreja, ou na Igreja no mundo inteiro, ou em qualquer Igreja, em qualquer tempo ou período e não notar Deus por traz dos acontecimentos é no mínimo ser simplório.

Na Igreja o que é muito claro para alguns iluminados, esclarecidos, para outros é obscuro e não se justifica porque o irmão ou a irmã está fazendo isso ou aquilo, ou falando isso ou aquilo. Ele não entendeu. E não é para entender. O que importa é Deus saber o que está fazendo. Eu sempre repito as mesmas coisas, pois os problemas são os mesmos, independente da Igreja. Deus faz como lhe apraz.

No caso de Jesus, e em muitos casos, mesmo que no momento não entendam o que aconteceu na Igreja, ou que “parábola” era aquela, um dia vão entender o que disse Ezequiel 33:32-33.

“E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta.”

Então irmãos, quero vos falar de algumas Parábolas (são 40), com a perspectiva de que foram feitas para que alguns olhem e não vejam e outros escutem e não entendam, para que não se convertam.

É bastante inusitado isso, não é? Nem parece muito Bíblia e nem parece que sou cristão dizendo que vou elaborar estudos em algumas Parábolas, para que não entendam o que se diz, mas o meu exemplo é quem pregava em forma de Parábolas e que explicou segundo ele o que é a Parábola e porque pregava em Parábolas, para que uns entendessem e outros não: o próprio Jesus.

No mínimo vai ser uma aventura, que convido a você para trilhar comigo.

Fique na Paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 19/02/2017
Código do texto: T5917853
Classificação de conteúdo: seguro