COMO POTENCIALIZAR A ORAÇÃO

PRIMEIRA PARTE - ORAÇÃO

Nesses dias em vi pensando algo bem básico.

O Brasil está passando dias financeiros muito ruins o que atinge muita gente, fazendo a vida de muitos brasileiros horrível. Principalmente o mais pobre é o que mais sofre quando a economia vai mal. Mas eu tenho acompanhado o que acontece em outros países também e tenho notado que existe gente que está pior ainda do que nós financeiramente.

O que fazer? Vamos melhorar a pergunta: O que o crente deve fazer? Pra essa pergunta eu tenho duas respostas, uma para uma pessoa que não tem tanta confiança em Deus, talvez por não ter tido ainda tantas experiências de resposta positiva e outra para alguém que já anda com Deus a algum tempo e sabe que ele não nos deixa passando por problema algum eternamente.

Uma resposta é se desviar e tentar fazer do seu jeito, se você acha que do jeito de Deus não está dando certo. É muito claro que essa é a reposta de alguém estressado, cansado, com níveis de fé beirando o fundo do poço. Em sã consciência um crente nunca falaria isso, mas na hora da dor, da perca, da perseguição, os não tão firmes em sua fé fraquejam.

Sendo assim, num momento onde falta o pão na mesa de muitos brasileiros, e o cinema e o restaurante vão ficando distantes, as contas só se acumulando e o cobrador vindo na nossa porta, a esperança de um futuro tranqüilo ficando cada vez mais distante, num país onde não se cogita um idoso aposentar, se desviar e tentar fazer do nosso jeito pode ser uma verdadeira bomba. Pra mim essa resposta não é resposta.

Qual é então a resposta, para o cristão e o não cristão. Como sou cristão e quando alguém lê um texto espiritual, religioso, você espera uma resposta espiritual, não é verdade? Existem respostas materiais a isso, que é trabalhar mais, em mais de um emprego, fazendo várias coisas, correndo muito e fazendo o dinheiro aparecer na marra, com muito trabalho. Mas e quando nem emprego tem, onde reside a resposta? Quando nem emprego tem, temos então que recorrer a Deus, e não há como fugir disso.

Deus promete ouvir a oração de quem ora a Ele, com sinceridade, independente se já é crente ou não. Lembra ai, Deus está acima da religião, por isso é que Ele é Deus. Ele simplesmente promete ouvir, então vamos orar.

Encontrei um texto bem bobinho na Internet, mas que acaba servindo para o que quero vos dizer sobre oração. No texto, o autor consegue enxergar “Cinco Promessas na Oração”, na qual vou adaptar e falar do meu jeito.

1- Força para vencer. A oração é um mistério, onde muita gente já tentou explicar, inclusive eu, que tento pensar e entender esse fenômeno. O meu resumão é que orar é entrar em contato com a divindade e suplicar da divindade: Deus, que Ele nos seja favorável à nossa petição. Mas a oração não é um monólogo, como logo percebemos, ao nos posicionarmos em oração, logo sofremos influências, insights, ou impressões no nosso espírito humano sobre o que fazer, como fazer, chegando alguns até a afirmar que ouviu Deus falar com ele. Aqui precisamos lembrar que existem três vozes falando em nossa mente: A nossa voz. Você sabe quando você está falando com você, você conhece os seus pensamentos. Existe a voz do Diabo, que é facilmente distinguível, pois ele só nos fala algo mal e só coloca duvidas em nossas mentes, nos colocando uns contra os outros. E o Diabo nunca vai te mandar orar, por exemplo. A voz de Deus é outra facilmente distinguível, pois sempre vai nos encaminhar a nos converter, a pedir perdão, a nos santificar, a acreditar na Palavra, a ler a Bíblia, a confiar em Deus e a orar e a jejuar. O Diabo nunca vai mandar alguém jejuar, nunca. A nossa carne detesta o jejum e é preguiçosa para orar. Quando oramos, cria-se forças desconhecidas em nós para resistirmos mais um pouco e darmos mais um passo e mais um e mais um. A oração nos dá força para continuar.

2- Perdão. - Quando comecei na fé, eu não gostava de orar, pois tinha acabado de vir do mundo, cheio de pecados e raivas e iras e todas as vezes que ia orar o Espírito Santo já se apresentava e me dizia para perdoar alguém. E era perdoar perdoado, se você entende. Eu não aceitava isso e dizia: Fulano me fez isso e isso e mais isso e agora simplesmente vou perdoar o cara? Não vou, e não orava, chegando a ficar muitos dias sem orar. Mas ai vinha o Espírito e me colocava a vontade de orar. Fui aos trancos e barrancos perdoando a todos. Ai fui notando o quanto eu precisava pedir perdão a Deus pelos meus pecados e o quanto eu precisava me perdoar pelas coisas que fiz. Eu nunca usei drogas, fui preso ou qualquer coisas assim, ma eu sempre fui muito bravo e briguento e Deus tem trabalhado muito nisso comigo. Hoje quando alguém me faz algo ruim, eu nem ando respondendo, mas com certeza apresento a pessoa a Deus. Ai Jesus, estão se levantando conterá o teu servo. Resolve lá.

3- Conhecimento e orientação, que é Revelação. – A oração de Paulo em Efésios 1 nos mostra que devemos esperar a Revelação quando oramos, sempre, todas as vezes. Temos que orar o suficiente, em quantidade de temo, até entrarmos na presença de Deus e na presença de Deus Ele vai nos revelar o que fazer, quando, como e onde. Temos que orar até Deus responder.

4- Quando oramos temos a vontade de fazer a vontade do Senhor.

5- A oração traz Paz. – Nesses dias conturbados, precisamos orar mais e mais, justamente porque esta nos faltando Paz.

Tá, preciso orar, mas a pergunta básica continua O que fazer nesses dias tão conturbados? Primeiro o básico que é orar. Deus quer que a gente fale com Ele e Ele quer falar conosco, nos revelando o que fazer.

SEGUNDA PARTE - MAS E SE JÁ ORAMOS E NADA ACONTECE?

Mas e se já oramos e nada acontece? Eu me vi esses dias pensando nisso, pois orar já estou, desistir de Deus não vou, se jogar no pecado também não, desviar nem pensar. Então qual é a minha solução, o que devo fazer? Devo por acaso chamar outros crentes para orar por mim? No caso de um crente novo, que não tenha experiências e nem dons e não saiba ainda ouvir Deus até pode, mas no meu caso e no caso de outros que estão me lendo, pedir para outros orarem por nós é inviável e até acredito eu vai ser uma demonstração de falta de fé. Eu que oro pelos outros preciso de alguém orando por mim? Será que eu não posso orar por mim? É lógico que não vamos desfazer se alguém quiser orar conosco, mas depositar a minha fé em oração na oração dos outros, ai, pra mim já é demais. Ultrapassa o que aprendi, aliás, não ultrapassa, mas regride.

Estamos tão inundados de um Evangelho estranho que alguns cogitam em fazer Campanhas em nossas casas. Eu tenho enormes dificuldades com Campanhas, sou muito racional pra isso. Pensa comigo: Você está num problema, talvez a algum tempo e agora alguém diz que vai fazer uma Campanha na sua casa, ou na Igreja e Deus vai operar. Deus até parece movido pelas nossas Campanhas. Se não aconteceu até ali, agora vai porque é aquela pessoa que vai orar por nós. Parece até que Deus tem dia e hora para funcionar, segundo apertarmos os botões corretos ou não. Ai eu fico com a Bíblia e leio que devemos insistir em oração e Deus promete nos responder. As minhas orações básicas não preciso que ninguém ore por mim. Eu oro por mim e você deveria aprender a orar por você. Pare de depender das orações dos outros. Se alguém me chamar para dirigir uma Campanha, o que já fiz, mais de uma vez, vou com a maior boa vontade, pois sei que com Deus ocorre pela fé e se a fé da pessoa está na Campanha, então tá. Mas a minha fé requer coisas maiores e melhores.

Voltamos lá então: E se oramos e nada acontece, como potencializar a minha oração? A i fiquei alguns dias pensando isso e quando cheguei na resposta levei um susto, pois já conhecia a solução: Jejum. O que potencializa a oração é o Jejum.

O Jejum pra mim é uma enorme incógnita. Eu não tenho a mínima idéia do que é o Jejum. Sabemos que o Jejum faz alguma coisa no mundo espiritual, mas o quê. Porque será que quando oramos algumas coisas nada acontece se não for acompanhado de um período de total consagração, que é o Jejum? O que o Jejum faz no mundo espiritual. Precisamos de maiores entendimentos a respeito do assunto.

Um dia eu tive uma percepção que o que estava acontecendo era devido a um demônio que estava atrapalhando de alguma maneira. Irmãos, eu entrei imediatamente em Jejum e com um minuto já estava repreendendo o demônio. Com alguns poucos minutos, não mais do eu Dez entendi que Deus tinha repreendido o mal, que estava desfeito, então entreguei o jejum. Deus ouviu um jejum de menos de dez minutos. Um jejum de horas e horas e até de alguns dias eu até entendo bem, mas e um de minutos, ou de poucas horas?

Eu não sei exatamente o que o jejum faz e nem como opera, mas há a promessa de Deus, pela fala de Jesus que existe uma casta de demônios que só saem em oração e jejum.

NA PRÁTICA

Algumas situações financeiras ficaram tão ruins esses dias que resolvi orar e jejuar até um dia, quando Deus quisesse ouvir. Realmente as portas estão muito difíceis de se abrirem. Eu comecei esse período de jejuns sem uma luz, sem saber como é que Deus poderia operar qualquer coisa. Sem luz ou orientação alguma. Daniel começou a orar, sem ter dia e nem hora para acabar. Com 21 dias um anjo apareceu e lhe trouxe a resposta. Daniel não planejou fazer um a Campanha de 21 dias, como alguns imaginam errado.

Entendendo que o jejum iria potencializar a minha oração, o que na prática significa que se eu não orar de nada vale também, pois um jejum sem oração é perder tempo. Comecei então a orar sem ter um dia especifico para parar de orar e jejuar, e iria orando até Deus responder com uma resposta favorável um dia e me dar o que preciso. Com dois dias uma porta se abriu que me deixou espantado. Deus respondeu em dois dias um pedido meu, que eu iria orar até um dia, quando Deus iria responder se quisesse.

Entendeu que é o jejum que potencializa a oração? Mas de nada vale jejuar sem orar? O período de Jejum tem que ser passado perante o Senhor e não trabalhando um trabalho secular ou assistindo um filme secular. Mas em jejum você pode ler um livro devocional, por exemplo, ou ler a Bíblia, ou escutar uma pregação, ou ver uma pregação no Youtube, ou cantar hinos e orar. Faça alguma coisa espiritual mas não deixe de orar e orar e orar.

A minha oração é para que todos que leiam isso orem e jejum, com sabedoria e recebam de Deus todas as bênçãos que precisam.

Um adendo, um P. S. Porquê acontece algo quando alguém faz uma Campanha, se a Campanha nem bíblica é. Que princípios existem para uma Campanha funcionar? Quem faz a Campanha ora e jejua para que milagres ocorram onde vai ministrar a Campanha. Oram e Jejuam. Então não preciso de Campanha, mas preciso de Oração e Jejum. Só lembrando: O Jejum não funciona sem oração e a oração é potencializada pelo Jejum. Lembrando ainda que Jejum é consagração a Deus. Jejuar é ficar um período perante Deus, pouco ou muito, mas perante Deus, fazendo coisas de Deus, para Deus.

E ai Deus promete responder todas as nossas orações. Já vai visualizando a sua benção, pois se você fizer certinho, vai acontecer.

pslarios
Enviado por pslarios em 18/02/2017
Código do texto: T5916466
Classificação de conteúdo: seguro