O Legado de FHC

É fato inconteste, pelo menos para mim, que o sr. Fernando Henrique, foi um dos maiores homens, quando se fala na reconstrução do Brasil, em sua história recente.

Graças ao seu trabalho de sua equipe,podemos avançar como um país moderno, com a criação de uma moeda coerente e estável,que acabou com a inflação galopante na época, bem como, um ambiente de negócios favorável.Conquistas notáveis e mudanças nunca antes vividas num país tão incrédulo em suas instituições, ocorreram durante o seu governo.Só quem as viveu,viu!

Mais um outro legado que ninguém poderá le negar(nem mesmo aqueles que le opõe), foi a sua capacidade para a CONVERGÊNCIA e o DIÁLOGO,num campo tão ímpio e hostil, como é o campo político.Num país, onde a todo momento, as paixões sucedem as idéias, o ódio, sobre o bom senso,as atitudes como a do sr Fernando Henrique, servem como um farol, como uma referência a ser seguida por qualquer gestor público, no exercício de sua função,ou mesmo para politizar-nos.Sei que seus inimigos não concordarão,mais antes que ataquem,quando falo de atitudes coerentes, não mim refiro á perfeição(que não existe em ninguém), mais sim , a capacidade de alguém, que mais tem a somar do que a subtrair, em matéria de valores éticos e morais.E vamos aos fatos.

Ainda no seu governo, quando um grupo de Sem Terras, invadiram a sua fazenda em Minas Gerais,o então presidente, chamou os seus líderes, no congresso para dialogar, e juntos,encontrarem uma solução pacífica para a celeuma.Isto tudo, quando tinha todo direito e autoridade de ordenar o exército contra-atacar aqueles baderneiros, já que estavam invadindo uma propriedade privada.E isto é crime!

Em 1999, um deputado radical de direita,sugeriu, aos seus colegas, que o presidente deveria ser fuzilado, imaginem! O então presidente Fernando Henrique, sabendo disto, jamais incentivou qualquer tentativa de restringir sua ação ou cassar seu mandato,nem mesmo tomar qualquer providência jurídica eventualmente cabível, em uma situação como esta, embora tivesse todo o direito de exercê-lo.Recentemente, o mesmo ex-presidente,usou das redes sociais, para defender o deputado Jean Wilhes,que está sendo processado, devido a uma ação , considerada anti-ética, por ter cuspido no deputado Jair bolsonaro. Diferenças á parte, o que o ex-presidente questionava não foi a atitude desrespeitosa do deputado Jean, mais a rigidez de sua pena.E vale ressaltar que o mesmo não seguem a mesma cartilha ideológica.

No último dia 10 de fevereiro,FHC, foi arrolado pelo Juiz Sérgio Moro, como testemunha defesa do ex presidente Lula, seu principal adversário político nos últimos anos.Deixando diferenças políticas de lado, FHC, não hesitou em contribuir com a Lei,cumprido o seu dever moral, ético e legal de prestar informações á justiça.Lembrando, que pelos ataques, que já sofrera de Lula e seus asseclas,poderia muito bem exercer todo o seu direito de permanecer calado, ou mesmo contra-atacar.Mais não o fez.Seu compromisso foi única e exclusivamente com a VERDADE DOS FATOS.

Suas atitudes, mesmo depois de ter deixado a presidência, demostram um verdadeiro compromisso com a civilidade,com a educação moral e cívica num país cada vez mais carente de valores éticos e morais.Que bom seria de políticos e eleitores em geral, vivessem mais em função de construir "pontes" que nos aproximam ao invés de "muros" que nos separam! Passasse a ver o Brasil, muito mais além do que suas diferenças religiosas ou partidárias! Eis o que o legado de FHC transmite, pelo menos àqueles que não foram contaminados pelo ódio, pelo fanatismo político,e pela intolerância.

Que o seu exemplo, continue inspirando a tantos outros, que não desistem de contribuir com um Brasil mais justo, mais ético, mais leal, mais maduro e solidário! E se não conseguimos ver este sonho virar realidade em nosso Brasil em sua totalidade, pelo menos podemos torná-lo realidade com o Brasil á nossa volta! Que jamais percamos a nossa postura ética, moral e republicana, mesmo diante da crise moral, em que ora atravessamos.

Boa sorte, Brasil!

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 17/02/2017
Reeditado em 17/02/2017
Código do texto: T5915123
Classificação de conteúdo: seguro