Quando Esse País Se Vendeu?

Aqui estudamos graças a integridade de nossos professores e dos funcionários das escolas, mesmo recebendo pouco, em más condições, jamais nos deixaram sem aprender. Estudamos entre ”remendos” salas sem cuidados, materiais de apoio faltando. Livros que quase nunca usamos, salas com computadores que quase não ligamos, papeis que quase sempre pagamos, um modo antigo de ensino porque ”eles” esqueceram de melhorar a Educação.

Não dá para pensar em doença ou precisar de exames, coitado de quem precisa ficar no hospital, abandonaram a Saúde. Os médicos e enfermeiros tentando manter o juramento de salvar vidas enquanto ”eles” esquecem que são ”representantes do povo”. Matando e prejudicando sem nunca serem culpados de fato por isso. Negligenciando o mal dos outros e pagando o bem estar somente deles.

Meses procurando um emprego, parar trabalhar feito louco, correndo, chegar cedo com o caos do trânsito, aguentar chefe que acha ”hierarquia” algo a ser respeitado quando só ele não respeita os outros. Anos trabalhando para uma aposentadoria que dá para manter o que?

Passagem cara como se aqui fosse Paris ou Londres, mas ao entrar nesses ônibus muitas vezes sem ar-condicionado, com bancos e portas violadas, lembramos que o dinheiro não vale o conforto e contratempos horríveis. Trens que quase sempre estão nos tele-jornais pois algum problema aconteceu, alguma empresa há anos cuidando disso, esqueceu de cuidar de novo…e no trabalho e na escola o relógio não para, já estamos atrasados.

Não podemos nem sair sem medo, pois investimento numa Polícia melhor não tem. Condições e respeitos não há, são chamados de ”vagabundos” por um cara que se diz representante mas não trabalharia uma semana como eles. ”A policia que mais mata e a que mais morre”, com certeza não é atoa, nada é do nada

E não podemos esquecer dos bombeiro que salvam vidas enquanto a deles e de sua família, por um triste triz de agonizar. Nem esquecer dos aposentados que já estiveram em nosso lugar e contribuíram para a nação, hoje abandonados. Alguns com um teto pequeno ou nenhum, com pouca comida e remédios ou nenhum, com algum amigo ou nenhum.

Não dá para esperar que quem um dia cometeu crime, amanhã vire uma pessoa melhor, porquê os presídios são infernos, não há recuperação apenas mais aperto. Nem mesmo dos moradores de rua, que reclamam dos lares e instituições onde poucos lhes tratam bem e com gentileza, onde há medo dos outros e tudo aquilo que eles fogem nas ruas.

Nem morrer temos o direito porquê o IML quase sempre lotado ou de greve, então somos abandonados nos corredores. Se portador de deficiência, imaginem o sufoco. O que está preparado para dar suporte? E olha que sediamos as Paraolimpíadas não faz 6 meses.

Greve não é coisa de ”vagabundo”, é coisa de quem trabalha o seu máximo para poder receber o que lhe é de valor. Enquanto vereadores, deputados e senadores quase sempre de folga ou de férias. Não comecem a mudar o país de baixo para cima, comecem de cima para baixo.

Um país de quem recebe mais, e os políticos sempre receberão pois eles mesmos podem garantir isso. Um pais que não vai pra frente porque serviço público não é opção para político ou empresário. Logo esses empresários, donos do país que deveria ser apenas nosso. Quando que esse país fez esse pacto, quando que esse país se vendeu?

(Data: 16 de Fevereiro de 2017)

Seja bem-vindo para ler esse poema e mais outros no meu livro disponível no wattpad: https://www.wattpad.com/story/96435471-versos-por-aí