Leitura com o coração

A leitura sempre foi/é um problema crucial para muitos estudantes e professores. Tenho refletido sobre a prática de leitura, testado algumas situações e encontrado muitos adolescentes lendo muito, basta conversar com eles, para perceber que eles estão lendo coisas que a escola não indica. Estão selecionando procedimento de leitura e escolhendo muitas obras que falam de sentimentos, emoções etc. Se alguém consultar a venda de livros de autoajuda, vai se certificar disso. Sugiro a seguir algumas reflexões sobre situações presentes na prática pedagógica e algumas inquietações.

A leitura é uma viagem incrível. Quando vamos viajar, escolhemos os locais que desejamos conhecer, as aventuras que nos fazem felizes, os amigos com quem queremos partilhar nossa viagem... Por considerar que a leitura é uma viagem na qual alguns embarcam, outros preferem não embarcar por não se sentirem motivados ou nunca terem sentido falta de viajar...

Vamos imaginar uma situação: Gostei de um lugar pela imagem que tenho dele, meu agente de viagem me falou bem desse lugar... fui convencida! Acredito que posso viajar sozinha, é mais econômico e emocionante! Chego ao local, não conheço ninguém, não entendo a língua desse povo, ando de um lado para o outro com um dicionário na mão, tentando me comunicar e... volto desolada para o hotel... retorno no dia seguinte e em outros, mas nada consigo, pois as pessoas falam frases rápidas e o dicionário não me ajuda. Detesto a viagem, não quero fazer outras.

Vamos imaginar essa situação, acontecendo no Brasil, em uma escola onde todos falam português. O professor falou das maravilhas que os clássicos da literatura trazem, que é para nota etc! Convenceu o leitor! Uma criança de 7º ano deve ler contos do Machado de Assis, Lima Barreto; alunos do Ensino Médio, sem ter base de leitura de outros autores, devem ler romances do século XX, pois um aluno não ler Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio Azevedo... É um absurdo! Eles são motivados, embarcam na viagem, podem pesquisar em dicionários palavras que desconhecem, mas se negam a ler.

Você pode pensar: puro desinteresse! Essa nova geração só quer saber de Facebook! Mas vamos pensar um pouquinho? ler cada página, parando inúmeras vezes, para consultar o dicionário, mantém o interesse pelo texto?

Vamos imaginar outra situação, são passados livros de autoajuda, Paulo Coelho, Luís Fernando Veríssimo, Rubem Alves, Elias José, Marina Colassanti etc. com uma linguagem atual, divertida e que toca em temas do interesse de adolescentes. Eles conseguem ler, sem precisar de dicionário. Leem e indicam aos colegas. Se olharmos as postagens do Facebook, vamos ver que eles postam algo que fala das suas emoções: textos de Clarice Lispector, Cecília Meireles, Carlos Drummond, Paulo Coelho, Rubens Alves, Cida Lemos, Dalton Trevisan etc.

Você já está triste? não pense que sou uma professora cruel que quer manter as crianças na ignorância, que desvaloriza a cultura erudita...Saiba que durante todo o tempo que ensino, coloco os alunos da ESCOLA PÚBLICA para ler paradidáticos, faço rodas de leitura, peças teatrais, exibo vídeos e mantenho práticas diárias de leitura, de gêneros que abordam a linguagem denotativa a gêneros que abordam a linguagem conotativa. Leio para eles, várias vezes, escolho os textos quando conheço a turma. Se tenho quatro turmas de uma mesma série, não padronizo uma única leitura, pois as turmas apresentam perfis variados... às vezes dá certo, outras, não, mas não desisto...pois sou, antes de professora, uma leitora que devora da revista Ti,ti,ti a Machado de Assis.

Pela prática pedagógica e pela prática como leitora, descobri que ler é como se apaixonar, precisamos sentir algo que nos traga, devora, consome...

Produzir leitores é despertar paixões. As práticas pedagógicas, muitas vezes, podem afastar o leitor, pois utilizam textos com níveis de leitura tão difíceis que espantam.

No fazer pedagógico, devemos vê com o coração, pois 'as coisas essenciais são invisíveis aos olhos, só se vê bem com o coração', ou só se lê bem com o coração.

valene
Enviado por valene em 16/02/2017
Código do texto: T5914273
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.