"O Sol há 5480 aC!"



Nova pesquisas sugerem que, cerca de 7.000 anos atrás, a Terra foi explodida com um período de atividade solar tão extrema, que vestígios do evento ainda pode ser visto na assinatura de carbono dos aneis de árvore de hoje.

O misterioso "evento solar" foi datado de 5480 aC, e embora não esteja claro exatamente o que causou isso, os pesquisadores dizem que envolveu uma mudança sem precedentes na atividade magnética do Sol. Até onde eles estão cientes, nada como isso aconteceu desde a história da humanidade.

A atividade do Sol ,regularmente flutua e flui ao longo de um ciclo de cerca de 11 anos, com o Sol se tornando cada vez mais ativo e desencadeando mais tempestades solares e flares <alargamento> em torno de metade do ciclo, antes de cair novamente.
Mas há 7.000 anos, algo completamente diferente aconteceu.
A equipe encontrou evidências do misterioso "evento solar" ao olhar para a quantidade de carbono-14 isótopo nos aneis de um antigo pinheiro
Estes pinheiros, podem viver por milhares de anos e proporcionar uma grande visão sobre a atividade solar ao longo de sua vida, porque as árvores sugam o carbono atmosférico e o armazenam, em aneis  todos os anos de suas vidas.
Assim, quando a atividade solar é fraca, a quantidade de carbono-14 na atmosfera aumenta.

Mas quando uma equipe liderada pela Universidade de Nagoya no Japão analisou os anéis de cada árvore, eles viram quantidades de carbono-14 excepcionalmente altas nos anéis que datavam do ano 5480 aC, indicando um novo tipo de evento solar.
"Nós medimos os níveis de carbono-14 na amostra de pinheiro em três laboratórios diferentes no Japão, EUA e Suíça, para garantir a confiabilidade de nossos resultados", disse um dos pesquisadores, A.J. Timothy Jull, da Universidade do Arizona.

Olhando através do registro do anel de árvore, a equipe só encontrou mais dois outros eventos que foram semelhantes ,mas menos intensa.
"Encontramos uma mudança no carbono-14 que foi mais abrupta do que qualquer encontrado anteriormente, com exceção de eventos de raios cósmicos em 775 AD e 994 AD, e o nosso uso de dados anuais, em vez de dados para cada década nos permitiu identificar exatamente quando isso ocorreu . "

O recém-identificado evento foi o mais dramático de longe.

O que causou a atividade solar estranha em 5480 BCE ainda não está claro, mas comparando-o aos eventos de 775 e 994 AD, a equipe pensa que o padrão de carbono-14 envolveu um sol muito fraco ou uma série de repetidas e fortes erupções solares.

"Embora este evento recentemente descoberto seja mais dramático do que outros encontrados até agora, comparações dos dados de carbono-14 entre eles podem nos ajudar a descobrir o que aconteceu com o sol neste momento", disse a pesquisadora Fusa Miyake da Universidade de Nagoya.

"Nós pensamos que uma mudança na atividade magnética do Sol junto com uma série de rajadas solares fortes, ou um Sol muito fraco, pode ter causado os dados anormais do anel de árvore."

Uma das partes complicadas de tentar descobrir o estranho padrão de carbono-14 é o fato de que ainda não entendemos completamente os mecanismos que impulsionam a atividade solar, causando eventos como as chamas solares potencialmente perigosas.

Agora que a equipe encontrou evidências do evento, eles estarão usando estudos de telescópio de outras estrelas parecidas com o Sol no Universo para ter uma ideia do que poderia ter acontecido em 5480 aC.

Os resultados poderiam nos dizer mais sobre como o nosso Sol funciona e como podemos esperar que ele se comporte no futuro.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/02/2017
Código do texto: T5910534
Classificação de conteúdo: seguro