Breve pincelada sobre o Carnaval

A folia de Momo vem da antiguidade Mesopotâmia, Grega e Romana, mesmo assim passou a ser a festa mais popular do nosso país. Carnis levale é o que chamamos de Carnaval e significa retirar a carne, porém somente no período após a festa, ou seja na Quaresma, onde cristões católicos são exortados ao jejum e ao controle dos prazeres mundanos. A Madre Igreja enquadrou a comemoração a partir do século VIII, com a criação da Quaresma. Com isso, o Vaticano mantinha uma data para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período da severidade religiosa.

Segundo os livros de História, havia na Roma antiga em dezembro as Saturnálias no solstício de inverno, e as Lupercálias, em fevereiro que era o mês das divindades infernais e também das purificações. Esses bacanais, (Baco, deus do vinho) duravam dias, recheados de muita comida e para a digestão, muita dança. Nisso havia a inversão dos papéis sociais, (fantasia) com os escravos colocando-se nas posições de seus senhores, e estes colocando-se no papel de escravos.

Na concepção do cristianismo católico, tais festas pagãs eram criticadas pela inversão das posições sociais, pois, para o clero, ao inverter os papéis de cada um na sociedade, invertia-se também a relação entre Deus e o Diabo.

Durante os carnavais medievais por volta do século XI, no período fértil para a agricultura, homens jovens se fantasiavam de mulheres, saíam nas ruas e campos durante algumas noites. Diziam-se habitantes da fronteira do mundo dos vivos e dos mortos e invadiam os domicílios, com a aceitação dos que lá habitavam, fartando-se com comidas e bebidas, e também com os beijos das jovens das casas.

A história do carnaval no Brasil teve início no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o Entrudo, festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, e os corsos. Devido aos nossos variados estilos de música por regiões hoje temos afoxés, frevos e maracatus. Porém primitivamente, em matéria de música para nós o que existiu foi a marcha. Ó Abre Alas, é a matriz delas e o estilo foi se transformando até dar origem ao que se chama Axé Music.

No início dos anos 60, preponderou no sudeste a força das escolas de samba, pois os compositores de marchas começavam a cobrar caro, então os batuques dos afrodescendentes emergiram, com os seus velozes sambas-enredo e suas acirradas disputas entre as escolas.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 11/02/2017
Código do texto: T5909747
Classificação de conteúdo: seguro