NOS 30 ANOS DA MINISSÉRIE O PAGADOR DE PROMESSA EM MONTE SANTO

A adaptação da peça, foi feita pelo Dramaturgo Alfredo Dias Gomes , que veio ao município de Monte Santo, em 1986, quando Dias Gomes, observou em reunião a comunidade eclesial de base, comandada pelo Padre Enoque José de Oliveira que atuava em Paróquia de Monte Santo, desde 1981.

A Minissérie o Pagador de Promessa, foi alterada a sua dramatogia por Alfredo Dias Gomes, em 06 de Março de 1987, a equipe de gravação começava chegar a sede, para dar início as filmagens e com apoio da TV GLOBO.

O seriado sem corte, reflete os dois lados, o lado da comunidade que baseava-se na luta pela terra livre e o combate a grilagem. E a outra versão de Sebastião Gadelha, o latifundiário, esse levou ao conflito e a morte de padre Elói, sendo baseado em Padre Enoque Oliveira, esse na realidade foi detido por ordem do Juiz Oliveira Martins, em 10 de Maio de 1985, em Monte Santo Ba.

Para relembrarem alguns personagens em plenas gravações até 13 de Maio de 1987, a pequena cidade de Monte Santo, na época continha duas praças Monsenhor Berenguer e Praça da Bandeira, hoje Praça Professor Salgado.

Nesta matéria de minha autoria e impressa na Revista Popular Sertão em 2011 “Exibiram Minissérie que foi Gravada em Monte Santo”. A Minissérie o Pagador de Promessas, adaptada, por Alfredo Dias Gomes, é exibida em Telão e sem corte, pela Maria Sena, que falou das cenas Censuradas, à noite de 19 de Março de 2011, em Ginásio de Esporte, Elias Azeredo Pinto, ao lado do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Monte Santo.

Estiveram presentes a fotógrafa Rita Barreto, Nivalda Canidé, este poeta José de Jesus, Franklin Rodrigues, Givonete, Vanda, e outros admiradores e não esquecendo de Dona Lourdes. Tudo foi filmado na primeira noite e na 2ª Noite tinha a metade do público, tendo mais criança como assistentes.

Nessa primeira parte atraiu uma platéia pequena e local e da zona rural veio do povoado Muquem, Galdina Santana e outras da sua comunidade. Não esquecendo a presença de Enoque Oliveira, em duas Sessões, de Sáb. 19 e de Dom. 20 de Março de 2011. Grande parte das Cenas exibidas mostrou o conflito de terra e também a política. Por isso não compareceram autoridades locais.

A reeixibição da Minissérie o Pagador de Promessas, que mostrou a trajetória da comunidade de Enoque Oliveira, na década de 1980, em Monte Santo, Enoque atuava com ideia teológica, em Paróquia desta cidade. E do lado da política e como prefeito da época, Ariston Correia de Andrade.

Portanto o pagador de Promessas, gravado aqui neste município em 1987, teve alguns capítulos censurados ao irem ao ar, pela TV GLOBO.

Maria Sena, trabalhou nessa Minissérie, por isso ela resolveu fazer algumas gravações com ex figurantes vivos, na sede, de Monte Santo, na fazenda Tapera a 6 KM, em Casa de Dona Lourdes , essa senhora participou com o seu depoimento e Isabel Assunção, no Sábado, 19 de Março e a Maria da Glória Cardoso, a tarde concedeu o seu depoimento, onde falou da Terra e de conflito.

Este cordelista deu também o seu depoimento, a tarde de sexta- feira, 18 de Março de 2011, na Rua Teixeira de Freitas, 35, em Monte Santo.

Na segunda-feira, 21 de Março de 2011, Maria Sena e a sua equipe, foi filmar na fazenda Pedra, a 1 KM, para o seu novo documentário.

A cidade de Monte Santo, aonde aconteceu as gravações há 30 anos atrás, em 1987, tinha um aspecto de povoado, e a BA 220, era sem asfalto, a Casa da Fazenda Pedra, toda reformada para gravações, essa casa tinha alpendre pintura Rosa e Azul, lá aconteceu a festa de casamento de Zé do Burro, e Rosinha, hoje a casa encontra em ruínas e a outra parte dividida e serve de Depósito.

A Minissérie atraiu muitos figurantes para as filmagens, nas Fazendas Tapera, Coiqui, Hilário e sede de Monte Santo. Agora em 2017, encontra-se bem maior em urbanização, com comércios regulares, tem Internet, celulares e outros meios de comunicações. Mais vem enfrentando a Seca. Há 30 anos passados, quando estava verde toda flora sertaneja.

Na segunda-feira, 06 de Março de 2017, completa 30 anos de história.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 11/02/2017
Código do texto: T5909213
Classificação de conteúdo: seguro