A SECA É FORTE NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO

Na Bahia, por volta de 1559, quando dava a primeira notícia da Seca no Estado baiano, houve Secas no século XVII e principalmente no século XVIII.

A maior calamidade, deu-se no Estado do Ceará, de 1877 a 1880, naquela época morreram seres humanos de inanição e também vários Rebanhos, de Ovinos e Caprinos nas regiões do Norte, hoje região Nordeste desde 1910.

Os recursos foram desviados e o Imperador Pedro II, não resolveu aquela problema em 1876, já tinha criado o Projeto da Transposição das águas do Rio São Francisco, que foi adiado para o ano de 1913.

Nas últimas décadas do século XIX, as Secas, ficaram fortes: em 1898 e 1899 e outra Seca se repetiu em 1915, em todo Estado do Ceará , repetiram outras em 1932, 1998 e 1999, e neste século XXI, em 2001 e em 2012, em toda Região Nordeste do Brasil, a estiagem vem prejudicando a caprinocultura, ovinocultura e a bovinocultura, em toda Região de Canudos e no município de Monte Santo, a Seca ficou mais forte: na zona rural, há 14 meses, e dizimou-se os rebanhos. As Represas, Tanques e Barreiros secaram. As Cisternas são abastecidas pela Operação Carro Pipa. Executada Pelo Exército, de São Cristovão, Sergipe Se.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2017, a Seca, continua preocupando o povo no nosso município encontra-se, em calamidade pública, e o gestor Edivan Fernandes de Almeida (PSC) vai tomar providência para atender os mais necessitados, que cadastrados na Operação Carro Pipa, recebem a água regularmente.

O pequeno produtor deixou de produzir, Feijão, milho e a Mandioca para a fabricação de Farinha, essa vem de outras Estados, Sergipe e Pernambuco.

A causa da estiagem prolongada é o desmatamento acelerado e a falta de aplicação de APP, área de preservação permanente, em todo município de Monte Santo.

O tanque Velho, da Fazenda Poço Dantas, encontra sem água e com toda Lama seca, peixes agonizantes outras já mortos . E nas águas do Tanque do Gado, eram tiradas por Motores e com mangueiras, os Carros Pipas, os pipeiros vão comercializado esse líquido esverdeado de pouca utilidade. Resta no momento pouca água, e mostra lama.

A indústria da Seca, vem dando lucro a políticos e outros que ganham muito dinheiro, trocando a água por Cestas Básicas e Favores.

Portanto o Nordeste depara-se no momento com a desertificação e a crise hídrica, pode aumentar nos próximos anos. E o Tanque do Gado, precisa ser limpo a sua lama e depois Murado em volta do mesmo e isolar os esgotos de acesso ao Tanque Histórico, que em 1865, foi ampliado pelo capitão José Hígino dos Santos Lobo, do Cumbe.

Chamava-se de Tanque da Nação e como o 1º Tanque da Fazenda Piquaraçá, e doado pela intendência “a vila, de Monte Santo”, que em 21 de Março de 2017, completa 180 anos. Isto é, foi criada a Vila, em 21 de Março de 1837.

Em 1983, o Tanque do Gado, secou as suas águas, e Ariston Correia de Andrade como prefeito da época, mandou limpar o Tanque do Gado, já passaram 33 anos e em 2017, preste completar 34 anos, o Tanque do Gado, vem sendo agredido pelos vândalos, esses jogavam lixo dentro do Tanque. Por isso ter esse patrimônio preservado vai servir para todos que querem utilizar a água para construção civil e também matar a sede dos animais, eguínos e bovinos.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 11/02/2017
Código do texto: T5909211
Classificação de conteúdo: seguro