943-OS PILARES DA RELIGIÃO

Neste texto, o termo religião se aplica às crenças espirituais organizadas

a fim de se firmarem nas mentes das pessoas.

Não são consideradas religiões as crenças anímicas de grupos reduzidos,

que podem ser classificadas como superstições.

Os Pilares

As religiões pretendem intermediar a comunicação entre o homem e Deus. Toda e qualquer religião está assentada em quatro pilares

1 – Religar

2 – Dogmas, culto e ritos

3 – Organização

4 – Propagação

Religar

Religião = vem do latim religare e tem o significado de re-ligação. Essa re-ligação se refere a uma nova ligação entre o homem e Deus. O re-ligar é um pressuposto essencial, pois o homem não seria capaz de se comunicar diretamente com Deus. Já na sua essência, cria um reconhecimento de incapacidade e um vínculo de submissão ao que será apresentado como a Verdade.

Dogmas

Para organizar a apresentação da Verdade, são dadas definições, criados conceito e regulamentos, apresentados aos neófitos como dogmas. Os dogmas são apresentados como verdades indiscutíveis a cuja crença o fiel se submete, mesmo se contrariando as experiências ou ao racionalismo. Quando explicações racionais não são encontradas, tais “verdades” devem ser aceitas como mistérios da religião e através da fé.

Para agregar os fiéis e mantê-los unidos em torno das verdades dogmáticas, são criados cultos e rituais.

Nessas ocasiões, de participação obrigatória dos crentes, encenam-se ou dramatizam-se aspectos ou histórias relativas à própria religião; orações, invocações e louvações acompanham os cultos ou rituais, tudo dentro de um esquema ou programa previamente estatuído.

Os regulamentos, mandamentos, obrigações aparecem abundantemente em todas as religiões. O crente que não os respeitar está sujeito a sanções como penitencias, sacrifícios e até mesmo à expulsão da congregação.

Os dogmas, mandamentos, regulamentos, obrigações, etc. são, em uma análise final, a completa anulação da liberdade individual na maneira de pensar e de agir.

Organização

A realização de cultos e rituais é orientada, dirigida, conduzida por fiéis que se destacam no aprendizado, na demonstração e na propagação da verdade. São líderes que se tornam sacerdotes – o clero.

Para a realização dos cultos e rituais são escolhidos locais apropriados, que se tornam consagrados pela presença do deus invocado pela congregação – a igreja.

Ora, a manutenção da igreja e do clero precisa de apoio da comunidade. Surge então a necessidade de uma estrutura organizada, tanto para prover o clero como para fazer funcionar a igreja.

Propagação

É próprio de todo grupo dito religioso (as religiões) a disseminação da verdade pregada, pois quanto maior o numero de fiéis ou crentes, mais importante se torna a igreja, mais poderosa a organização e mais rico o clero. E, por conseqüência, haverá maior empenho na propagação da fé ou crença.

A ação de propagação se pode ser pacífica, mas assume o caráter violento quando impõe pela força a crença ou a fé. (por exemplo: a “Santa Inquisição” patrocinada pela Igreja Católica Apostólica Romana, e a expansão do islamismo através de guerras e guerrilhas).

Como se vê, os quatro pilares de qualquer religião são verdadeiras estacas fincadas na mente e nos corações das pessoas que ficam sujeitas aos dogmas, à organização, trabalhando sem cessar pela propagação da sua religião.

Sob tais pilares, nenhuma pessoa é livre e nenhuma religião proporciona liberdade.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 6 de março de 2016

Classificado/Registrado como Conto # 943 da SÉRIE 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 21/01/2017
Código do texto: T5888565
Classificação de conteúdo: seguro