Kant: Deus e o Espaço-Tempo.

Nietzsche e o projeto moderno: Nietzsche critica a metafísica dogmática como algo que desconsidera a vida como obra de arte dos moldes das artes gregas. Também critica o pensamento socrático e platônico como uma doença que ataca o pensamento intelectual originário dos pré-socráticos. Também critica a metafísica iluminista que rompe intuição da razão. Diferentemente de Nietzsche, Kant vai considerar a metafísica dogmática como aquela que segue a razão teórica a qual diz respeito à moral e à ética. Kant vai levar em consideração a sua Crítica da Razão Pura para chamar atenção da intuição interna (tempo) e da intuição externa (espaço) do ponto de vista da metafísica sistemática.

Em sua obra "Ruptura Entre Fé e Razão. Novos paradigmas para uma teoria da unificação", o meu amigo e estudioso Dr. Ridalvo Silva, teólogo e filósofo,faz uma abordagem magnífica da metafísica sistemática para fazer uma relação inteligente entre Preeciente (D-us) e a preexistência (Verbo que se faz carne) e o espaço-tempo feito por Kant e estudado por Alberto Einstein. O Preeciente não está no espaço-tempo, mas o preexistente sim. D-us, como o Preeciente, poderá se canalizar através da metafísica, por meio do Preexistente, e do conhecimento a-priori, para se relacionar com o espaço-tempo.

Tenho feito minhas pesquisas em Kant e associando ele a Einstein.

Descobri que Einstein pôde ter lido A Crítica da Razão Pura, pois a relação espaço-tempo está associada à intuição interna e externa. Na intuição interna, Kant mostra que o objeto é imutável no tempo e que na intuição externa, que faz referência ao espaço em três dimensões, o objeto é mutável; o grande problema da Relatividade Geral é unir a intuição interna com a externa. Para Einstein o espaço se curva devido a força gravitacional, mas ele também fala na antigravidade como algo que faz referência à expansão do espaço até que fique estático. Acredito que para resolver o problema da intuição colocando a possibilidade de colocar dois objetos ao mesmo tempo em um mesmo lugar seja uma tarefa árdua e é preciso, acredito, uma grande quantidade de força gravitacional para fazer com que o espaço entre em um colápso muito forte.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 20/01/2017
Código do texto: T5887533
Classificação de conteúdo: seguro