O ÓBVIO do homem

O óbvio estreitou-se em uma passagem chamada infinito, que deu brechas para um novo rumo: da conquista, da sabedoria.

Rumo que tem como norte o próprio ser humano, o qual olha para um lado, olha para o outro, pra cima, para os lados, mas a direção certa desse homem óbvio olhar, é para frente, onde se tem um grande norte: da esperança, das conquistas; e ali se encontra um norte totalmente novo, mas que, por ventura desprezível fosse, estaria lá, continuava sendo o óbvio, no entanto, porque razão o homem olhando pra si mesmo, olhando para suas debilidades, ele consegue olhar ainda pra frente?

É simples! Ele vê em seu arulhe, pois em volta do homem tem muitas coisas. Ele enxerga tudo, nesse tudo está também o próprio ser humano, que ao contemplar essas mesmas coisas, percebe que nessa dimensão, existe um infinito que parece distante como olhar para um horizonte, distante que se faz próximo quando se fixa em um ponto, um determinado norte: do próprio ser humano.

O óbvio se torna presente como uma conquista, e, muito além, se torna o próprio ser humano.

A conquista está no ser humano. Como é fácil perceber que a sabedoria está no próprio homem, ou que muitas das vezes se torna também: óbvio de si mesmo. Então olhe-se, perceba-se, sinta-se o norte que está dentro de você: seu óbvio.

Padre Joacir ďAbadia, Filósofo autor de 9 livros e Especialista em Docência do Ensino Superior 

Joacir d Abadia
Enviado por Joacir d Abadia em 18/01/2017
Código do texto: T5885755
Classificação de conteúdo: seguro