A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS

 
   Nesse imenso universo de organizações de trabalho, encontrar profissionais talentosos que executem com excelência determinadas tarefas é sempre um grande privilégio e uma grande missão.
     Todas as organizações que almejam construir uma equipe de trabalho produtiva com colaboradores talentosos que exerçam a sua atividade produtiva com competência, técnica e agilidade precisam levar em consideração as potencialidades do ser humano e as suas mais variadas formas de desenvolvimento.
    Assim, buscar um modelo de gestão de pessoas que valorize todo o processo que envolve o reconhecimento das competências de um colaborador na execução de tarefas, visando à formação e desenvolvimento de talentos representa uma estratégia de potencialização que permite importantes benefícios para a administração dos recursos humanos de uma empresa.
    É nesse contexto de adequação das habilidades, competências e atitudes de um colaborador a uma função mais conveniente em que ele tenha maiores possibilidades de potencialização de seu talento que surge “A Gestão por Competências”.
   Entretanto, potencializar um talento significa dar a oportunidade para que um colaborador se desenvolva dentro de uma tarefa ou cargo em que seu perfil produtivo seja mais adequado.
   Para que esse processo ocorra com excelência é necessário que a gestão avalie com seriedade e de uma forma criteriosa e justa o desempenho de cada colaborador em seu ambiente de trabalho para ter subsídios reais de adequação do colaborador à tarefa mais conveniente de potencialização.
   Sabendo-se qual é o potencial de produtividade de cada colaborador nesse sistema de gerenciamento de competências, a formação e a retenção de talentos tornam-se indispensáveis para a organização que deseja crescer junto com sua equipe de trabalho.
  Nessa perspectiva de potencialização de talentos, a empresa encontra maiores chances de aumentar a sua lucratividade e a sua rentabilidade, porque compreende que desenvolver talentos é muito mais que executar uma avaliação de desempenho de colaboradores, desenvolver talentos é enxergar o futuro com um olhar aguçado de potencialidades e possibilidades.
  É incontestável que ter os melhores profissionais, trabalhando nos cargos mais adequados faz grande diferença para organização e agrega importantes valores em seu desempenho produtivo. Assim, a formação de talentos precisa ser uma prática administrativa constante das organizações que pretendem ascender produtivamente.
   Nesse sentido, a organização constrói uma cultura organizacional forte onde todos os componentes da empresa compreendem e valorizam a potencialização de talentos, respeitando cada espaço de trabalho e criando uma harmonia importante, evitando assim, as possibilidades de conflitos.
  Dando atenção a cada etapa desse processo de gerenciamento de competências, as empresas conquistam a credibilidade e a confiança dos colaboradores e administra com mais segurança a sua produtividade. E assim a competência exercida por cada colaborador gera a tão almejada excelência para a organização.
   É importante ressaltar que essa preocupação com a potencialização de talentos precisa fazer parte do Planejamento Estratégico da organização estando alinhada com os valores, a visão e a missão da empresa num amplo cenário de interatividade.
  Por fim, percebe-se que a gestão por competências, à medida que proporciona a identificação dos colaboradores de acordo com o seu perfil produtivo, criando importantes caminhos de potencialização de talentos alcança com mais facilidade os seus objetivos organizacionais e se torna mais preparada para exercer com excelência a sua missão.
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Enviado por Marcos Antônio Lenes de Araújo em 18/01/2017
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T5885469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.