A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUA DO PEDAGOGO:Dilemas e Perspectivas

RESUMO: O estudo apresenta um estudo analítico e crítica dos caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial e continua dos pedagogos. Procurando contribuir para a discussão sobre questões que se colocam presentes na formação inicial de pedagogos e colabora na constituição de fundamentos políticos e pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Partindo do pressuposto que a qualidade da formação inicial dos pedagogos precisa ser observada e revista no sentido de direcionar as ações baseada nas dimensões ideológicas,valorativas e políticas, necessárias para melhorar o processo de formação inicial de pedagogos. O caminho desse trabalho de pesquisa se fundamentouem uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por um movimento: a pesquisa bibliográfica e de documentos diversos. Esteestudodemonstra as dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma avaliação inicial de um processo que relaciona outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia tenha o devido reconhecimento e podergarantir a qualidade na formação dos pedagogos. Com a formação inicial e continua dos pedagogos para a discussão, tem que considerar que se trata de um processo que compreende as qualidades.

Palavras-chave: Formação inicial e continua. Pedagogia.Qualidade da educação.

1 INTRODUCAO

A sociedade passoue passa por transformações profundas em quase todos os segmentos, principalmente na maneira de viver e pensar dos indivíduos, que altera o mundo do trabalho e muda as exigências em termos de qualificação profissional. Sendo assim, junto com o conhecimentoéprecisoformular processo de formação inicial econtinua do pedagogo,que direcionam a qualificação do desenvolvimento das habilidades para aplicar na busca por soluções com relação a formação.

Desta forma, esse processo tem o desafio da transformação, que exige um trabalho cada vez mais complexoenvolvendo toda a sociedade. Assim, a formação docente, não deve mais trabalhar de maneira isolada, porém, formar profissionais, pesquisadores e especialistas com capacidade de contribuir, de modo efetivo, para as necessárias mudanças que requer a sociedade.

Observar a qualidade da formação inicial e continua é uma tarefa complexa, que admite de antemão, a definição do conceito a ser eleito. Mas afinal, O que é a qualidade? Como ela se expressa? Quais os seus indicadores ? e como avaliá-la?

Com base nos questionamentos, investigar a formação docentes com capacidade para fornecer aos profissionais o domínio dos conteúdos e dos métodos de ensino, torna-se o nosso objetivo maior.

A formação inicial e continua do docente permeia questões que existem a muito tempo e que desafiam os pesquisadores da educação superior.Para Cunha (2008, p. 109), “[...] o conceito de qualidade é multidimensional, o que torna complexo definir seu significado. A sua compreensão incorpora uma dimensão ética e estética e, principalmente uma dimensão axiológica”.

Dessa maneira, a qualidade da formação inicial do pedagogo pode ser considerada desde os vários indicadores e dimensões, sendo cada um deles distintos em relação aos sentidos e significados, conforme a lógica que reflete.

O presente estudo tem a finalidade dedemonstrar a importância da formação inicial e continua para os futuros docentes (pedagogos), ao abordar esse assunto o artigo tem como perspectiva o olhar direcionado a formação docente.Ao falarmos em formação docente podemos afirmar de acordo com (LEITE; RAMOS, 2007, p. 27): “[...] A formação não se pode limitar a transmitir o conhecimento existente, isto é, a instruir, mas também lhe compete desencadear processos que permitam a construção de novos conhecimentos”.

A metodologia abordada e qualitativa,dedutiva utilizando como instrumentos de estudos bibliográficos, que englobam livros, artigos, revistas e jornais, com opiniões de profissionais da área. O resultado frente ao estudo demonstrou que nos últimos anos, os pedagogos fazem os devidos questionamentos e discussões sobre sua formação, o impacto na sociedade, nas escolas e por fim dentro da sala de aula. Sendo assim, o estudo foi edificado para que houvesse uma contribuição para a discussão e que se crie uma nova consciência de trabalho juntamente com os pedagogos.

2 RECORRER A LITERATURA PARA COMPREENDER A PRÁTICA

O processo de formação inicial e continua dos pedagogos e a dimensão da atuação do profissional, as quais admitem a formação de um conjunto de indicações que podem contribuir para a qualificação das práticas e objetivosexistentes na etapa essencial do processo de aprender como ensinar.

Historicamente a década de 1980, foi marcada pordiversasvivencias que foram realizadas com sucesso noâmbito da pedagogia, com as quais o pioneirismo das universidades federais,que favorecea adoção do princípio de base comum nacional de formação dos educadores.As novas habilitações passaram a integrar os currículos da Pedagogia, porqueprecisavam formaro pedagogo de alfabetização, o pedagogo da pré-escola, o pedagogo do ensino especial, opedagogo dos anos iniciais de escolarização, entre outras (BRZEZINSKI, 2008).

A novafundamentação de formação de pedagogos foi implantada em 1983 pela CONARCFE , logo em seguida se transformou em ANFOPE .Conforme Silva (2003, p. 85), em 1996 foi estabelecida no Brasil a Lei de Diretrizese Bases da Educação Nacional, que trouxede novo o curso de Pedagogia à pauta dasreflexões, recriando a identidade do pedagogo, isto é, a formação do profissionaldeslocando para o cotidiano da escola.

Em 1999 foi inaugurado um novo período para o curso de Pedagogia, ou seja, operíodo dos decretos. O decreto presidencial n. 3.276, de 6 de dezembro de 1999, noartigo 3º mostra, segundo Silva (2003), que “a formação ao magistério na educação infantil enos anos iniciais do ensino fundamental que aconteceessencialmente em cursos normaissuperiores.

Já o decreto n. 3.554, de 7 de agosto de 2000,substitui o termo essencialmente por geralmente, com isso retoma as reflexõesfrente as funções do curso de Pedagogia como licenciatura, porém um tanto sem qualificação.O MEC e a ANFOPE formularam o novo documento, intitulado “Proposta deDiretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Profissionais da Educação”.Sendo que de acordo com Silva (2003), o documento “indica um vazio privilegiado da formação dosprofissionais da educação para atuar na educação básica e superiores as universidades e suas faculdades ou centros de educação”. Ao considerar que a docência é a base da identidade de todos os profissionais da educação.

O processo de formação de professores no Brasil sobrecarrega ocurrículo, bem como, a ausência de conteúdos específicos para cada área. Libâneo (2006)acredita que é difícil que o curso com 3.200 horas possa formar profissionais com tantasespecificidades, ou seja, gestores, pesquisadores, professores, especialistas, entre outros. Ao esclarecer que “para atingir qualidade de formação, ou seja, formar bem um pedagogo ouformar bem um especialista,deve prever dois percursos curriculares entresi, mas diferentes”.

A Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 institui as Diretrizes CurricularesNacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (BRASIL, 1996). Esta resolução define os princípios, procedimentos que serãoobservados no planejamento e na avaliação, as condições de ensino e de aprendizagem, pelos órgãos dos sistemas de ensino e porinstituições de educação superior do país.Com isso, o curso de Pedagogia precisa abordar: o planejamento,a coordenação e a execução, o acompanhamento e a avaliação das tarefas do setor daeducação; assim como a avaliação de projetose experiências educativas não escolares; a produção e difusão do conhecimento tecnológico científicodo campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

É possível compreender que uma formação inicial de qualidade dos pedagogos precisaser compatível com a diversidade da formação, em oposição à uniformidade daformação. De fato, se a formação não preparar o pedagogo para inserir-se nas instituições existentes com os alunos e as diferentes culturas profissionais, corre risco de formar com qualidade esse profissional.

Portanto, o alcance do que se deseja como qualidade da educação está vinculada aosdistintos espaços, sujeitos e processos formativos inicial e continuo, em seus diversos níveis, modalidades educativas e ciclos, assim, como à trajetória histórica e cultural ao projeto de nação queestabelece as diretrizes e bases para o sistema educacional, indicando o horizonte jurídiconormativo em que a educação se efetiva ou não como direito social para o processo de formação.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O caminho percorrido na produção deste trabalho de pesquisa foi estabelecido com afinalidade de analisar as principais dimensões de qualidade formuladas e apontadas para oprocesso de formação inicial e continua dos pedagogos, pretendendo, destacar referências,ações e condições essenciais à melhoria desse processo.

A análise e interpretação dos dados desse contexto foram realizadas de formaintegrada com a fundamentação teórica, constituindo-se nas principais referências quesustentam as proposições sistematizadas e apresentadas.A compreensão da trajetória da formação inicial e continua do curso de Pedagogia e aidentificação de possíveis movimentos/preocupações com a qualidade nas políticas daeducação superior tornaram-se objeto de análise para a proposição de referências quecontribuem para a melhoria da formação docente.

O exame dosimpactos gerados com o desenvolvimento da qualidade nesse processo, principalmente, dasquestões que envolvem o contexto social, mercado de trabalho, inserção social, respeito eequidade e empregabilidade, satisfação profissional e carreira profissional, foi condiçãoimperativa para a elaboração de síntese sobre ações e condições que são essenciais à melhoriado processo de formação inicial de pedagogos.

Justificou-se o objeto de estudo da pesquisa,problematizando-o e argumentando quanto a sua relevância, com destaque para a necessidadede aprofundamento da reflexão sobre as questões que se colocam presentemente na formaçãoinicial e continuada dos pedagogos. Foram enunciados indicativos que justificassem o estudo realizado e osseus propósitos, relacionando-os ao tema e ao problema de pesquisa.

Foram apresentados oscaminhos trilhados para que este trabalho de pesquisa pudesse se desenvolver, incluindo aabordagem da pesquisa realizada.Na segunda parte, sentindo a necessidade de se compreenderem parâmetros dequalidade utilizados nas mudanças ocorridas com a identidade profissional do pedagogodurante a história do curso de Pedagogia, analisou-se a gênese deste curso, trazendo àmemória traços sintéticos da trajetória do curso no Brasil e destacando elementos significativos.

A realização deste trabalho foi possível por meio de pesquisas feitas em literaturas sobre a história do curso de Pedagogia e a participação no processo de gestão e construção do curso de Pedagogia.

4 REFERÊNCIAS

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Eliezer Araújo e Ms.Carliana de Moura Dutra Ms.Eliezer de Araujo Ms.Roseli Nogueira da Silva Mendes Dra. Rosangela Lemos da Silva
Enviado por Eliezer Araújo em 17/01/2017
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