Errei! E agora?

Este não é um texto daqueles que te ensina que tudo acontece para você aprender algo. Isto, as frases no facebook já fazem.

Esse é um texto para quem está com o arrependimento queimando horrores.

Me lembro quando cometi um erro contratual em uma das empresas que prestava serviço. Me lembro que por causa disso, tive que postergar um mês de serviço em outra empresa. Para piorar, ambas eram em países diferentes, e de culturas diferentes. Inclusive da minha. Me lembro da agonia que eu senti. Não dormi dois dias. Pensava no meu nome, na multa, nos planos se desfazendo, tudo.

O fato é que todos nós não sabemos lidar com a perda de controle. Mas, surpresa: Ela vai acontecer pelo menos uma vez no seu mês ou no seu ano. Talvez quase nunca com grande intensidade, mas todos estamos sujeitos.

Na prática, aconselho que você faça o seguinte:

- Tente remediar: Falar a verdade, mas não em forma de defender o que fez. Apenas para ser realista com o que levou sua atitude e que você reconhece o que fez. Ajuda em 90% das vezes. Se não for possível, pense em alguma forma de absorver o impacto. Nem que isso signifique oferecer algo em troca, cancelar alguma coisa, parar de ver alguém ou dar espaço a quem você sente que prejudicou. Não se esqueça que o tempo tem o poder de virar tudo de ponta-cabeça.

- Não haja enquanto estiver nervoso: Você acabou de perceber que fez coisa errada. A ação natural, é desesperadamente agir para consertar. Mas, você não está considerando todos os pontos de forma racional nesse momento. Espere mais uma hora, tome um banho primeiro ;)

- Pare de ficar repensando que poderia ter sido diferente: Isso não vai ajudar. Já foi. Já aconteceu. Você já agiu. Ficar revendo suas ações servem apenas para evitar que se repitam. Caso contrário, só servem para nos deprimir.

- Desvie sua atenção imediatamente após remediar: Você já tentou remediar, já fez o que não devia e a consequência já foi. Aprenda imediatamente a fazer pato recheado e perca 3 horas na cozinha. Ou cinco horas de video-game. Ou um fim de semana de netflix. Ou numa montanha(adoro essa). Ou qualquer coisa que desvie sua atenção forçadamente. AGORA!

Uma grande característcia das pessoas bem sucedidas é o poder de viver o presente com mais intensidade do que tudo o que está em sua mente. Isso significa que naquilo que você está fazendo no momento você é o melhor de sí. E você só consegue esse "dom" praticando-o.

Falando em dom, o arrependimento é um dos maiores dons do ser humano. portanto dilua o arrependimento se perdoando e admitindo que você não é perfeito. Como todos nesta terra você tem suas batalhas, sua história e suas ações que trazem consequências. Existem coisas que são realmente irreversíveis. Mas é uma parcela minúscula. Se for este o seu caso, é hora de encarar uma transformação de você mesmo. ou de seu negócio. Ou de sua vida. Outro dom do ser humano que pode ser praticado: Resiliência.

Muitas vezes, o verdadeiro stress está apenas na nossa cabeça e nas nossas conjecturas. No meu caso, depois de praticamente me definhar sozinho, calcular as multas e etc. A outra empresa postergou um mês sem nenhum problema.

Sentimentos ruins são bons para nos fazerem evoluir. Mas como tudo o que é externo, Não é saudável que eles nos controlem. Essa é a porta do círculo vicioso, da perda de desejo, vontade, e no fim, de revelar seu potencial. Nenhuma situação é pra sempre.

Paz e Luz.

Marcello Morettoni
Enviado por Marcello Morettoni em 17/01/2017
Reeditado em 17/01/2017
Código do texto: T5884382
Classificação de conteúdo: seguro