A QUALIDADE NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

 
    A construção, execução e gestão de um projeto são atividades de grande importância na administração de qualquer organização que busca trilhar o caminho do sucesso e do desenvolvimento.
   Partindo dessa concepção, surge então o seguinte questionamento: “Como gerenciar um projeto de forma dinâmica e eficiente capaz de contribuir para o desenvolvimento organizacional de uma empresa?”
Todo projeto deve apresentar seus objetivos, estratégias e planos de ação e por isso precisam atender as reais necessidades de uma organização.   Assim, eles necessitam ser viáveis e aplicáveis dentro da estrutura organizacional de uma empresa.
  Gerenciar um projeto representa uma tarefa de importante responsabilidade e compromisso dentro de uma organização que preza pela qualidade no que tange o planejamento, construção e execução de projetos. De nada adianta construir um belíssimo projeto com surpreendentes objetivos e estratégias se na prática ele não é aplicável.
 O excelente projeto para uma organização é aquele que atende as necessidades, é viável e executável e quando tem sua execução avaliada é diagnosticado as melhorias esperadas. Nesse contexto, pode-se identificar a importância na construção de um projeto dinâmico e acessível com objetivos claros e fundamentados que atenda ás necessidades e expectativas de uma empresa.
 Uma eficiente gestão de projetos faz toda a diferença na busca por resultados mais assertivos. Um projeto bem gerenciado tem maiores possibilidades de alcançar todos os objetivos que foram planejados e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento organizacional.
 Assim, toda gestão de projetos deve apresentar uma prospecção de cenários que traduza a missão, a visão e a perspectiva de crescimento da organização dentro do mercado corporativo, levando em consideração a concorrência e as constantes mudanças e transformações do mundo globalizado.
 Nesse sentido, compreende-se que projetar eficientemente algo para o futuro torna-se um diferencial dentro desse novo cenário, quando essa projeção está pautada na dinâmica da proatividade, antecipando fatos e criando um caminho mais seguro de resolução de problemas de forma que valorize a construção do conhecimento e a troca de experiências entre os colaboradores.
  Somente com um olhar diferenciado de inovação e proatividade é que se pode gerenciar com eficiência e eficácia um projeto. Esse novo olhar de futuro que evidencia uma leitura do mundo mais apurada deve ser habilidade contínua de um grande líder e de um grande administrador.
Gerenciar um projeto que tenha os seus objetivos alcançados e que traga as melhorias que a organização necessita é de fato o desejo de todos os grandes líderes que se dedicam e se preocupam com a eficiência e a eficácia de sua gestão.
  Assim, é notável que o gestor de projetos é um grande empreendedor de ideias e busca constantemente novas oportunidades de crescimento, lutando pela concretização de suas metas e planos de ação. Nesse contexto, é possível perceber que administrar bem o tempo torna-se a marca registrada de um bom gestor de projetos.
 Nessa perspectiva de construção de estratégias, valorização do conhecimento e da troca de experiências aliada a uma constante preocupação com a qualidade é que surge o grande gerenciador de projetos.
  A preocupação com a qualidade é o que torna qualquer projeto, qualquer trabalho e qualquer profissional diferenciado dentro desse cenário de evolução. Assim, vale a pena se dedicar e procurar fazer o melhor no gerenciamento de um projeto.
  Portanto, uma gestão de projetos que seja referência de eficiência e eficácia é aquela pautada na qualidade na execução dos serviços e que possua um olhar gerencial dinâmico e abrangente capaz de promover o desenvolvimento de uma organização, construindo caminhos mais confiáveis e assertivos no alcance dos objetivos projetados e na realização de grandes conquistas.
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Enviado por Marcos Antônio Lenes de Araújo em 16/01/2017
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T5883795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.