Porque News E Não New?

Google News, BBC News, CBN News, Globo News, Record News ...

Porque será que a palavra NOTÍCIA é sempre no plural em inglês?
Quando falamos NEWS é sempre, "The NEWS is ..." - A(s) NOTÍCIA(S) é ... e jamais, "The NEWS are ..."  - As NOTÍCIAS são, como deveria ser pela lógica da gramática, certo? Mas não é. News é considerada uma palavra singular na hora da conjugação, nunca plural ...  e pronto?
Quando comecei a lecionar inglês no Instituto Roosevelt aos dezessete anos de idade, mal falava português e os alunos viviam me fazendo perguntas sobre a gramática inglesa, o vocabulário e nem sempre  eu sabia responder, mas  corria atrás até descobrir.
Ouvi essa história sobre a origem da palavra NEWS um dia na sala dos professores:
Na época de ouro da rádio, era de costume os radialistas receberem seus scripts com antecedência, assim na hora de falar tudo  fluiria com mais naturalidade. As secretárias datilografaram os scripts todos os dias e entregavam aos radialistas. Imaginem a paciência das moças ao datilografarem os textos todos os dias, principalmente trechos que eram praticamente  repetidos  todos  os  dias.

                

Tudo que havia ocorrido no mundo nas últimas horas, as moças datilografavam o seguinte trecho: E agora do Norte (North), Leste (East), Oeste (West) e Sul (South) ... Isto era repetido todo dia até que alguém se cansou e simplesmente abreviou tudo em N-E-W-S e na hora de ler, o radialista leu NEWS. E assim ficou até os nossos dias.
Se o 'S' for retirado, aí a palavra vira o adjetivo NOVO/NOVA. Em inglês, o adjetivo é quase sempre singular, mas existem exceções como: savings bank, sports car, clothes basket, Commons decision, honours degree, contents list, entre outros.

                        

Se NEWS (NOTÍCIA/NOTÍCIAS) perder o 'S', consequentemente o 'South' (Sul) fica de fora, e daí só saberíamos das novidades de três cantos do mundo, e não dos quatro.

 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 15/01/2017
Reeditado em 15/01/2017
Código do texto: T5882676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.