AVÓS - PAIS AO QUADRADO

No calendário de julho, o dia 26 é marcado como o "Dia dos Avós", por ser o dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus. Como deve ter sido fiel e feliz esse casal, para merecer de Deus tão misteriosa honra - ser avós de Seu Filho; ser pais da que foi escolhida entre todas as mulheres!

E a gente fica imaginando: como Jesus deve ter sido feliz no meio daquela família única e tão especial para Deus! Como Ele deve ter amado Seus avós, pois são nossas joias preciosas. Com eles, quanto deve ter aprendido! Digo isso, trazendo minhas próprias experiências de neta. Como fui feliz convivendo com meus avós. Como fizeram bem à minha infância e juventude! Infelizmente os perdi muito cedo, mas o que representaram para mim, para a minha formação, carregarei até o fim de meus dias. E, com a graça de Deus, hei de ser assim também para os meus netos.

É penoso ver que no mundo em que vivemos os valores vão se transformando, os laços de família vão se afrouxando, a convivência familiar tende a perder sua essência... E isso é muito sério! Na frieza refletida pelos tempos modernos, engendrada principalmente pelos meios de comunicação, as relações de parentesco vão se tornando insípidas e a visão de avós como pessoas superimportantes nas nossas vidas, vai perdendo terreno.

O caos em que a sociedade vai se imergindo é tão preocupante, que a Igreja Católica sentiu a necessidade de fazer o Brasil refletir sobre a vida, a dignidade e esperança que nossos idosos, nossos avós merecem. Isto ocorreu na Campanha da Fraternidade de 2003. E, naquela época, muito sabiamente o nosso querido Papa, agora São João Paulo II, afirmava: " O futuro da sociedade passa pela família".

Como seria lindo se todos os netos do mundo expressassem, com tanto sentimento, seu carinho por seus avós, como expressou o Padre Joãozinho, de Taubaté (SP), em uma de suas belas canções:

"Um olhar, ternura sem fim,

mãe duas vezes, tão boa pra mim!

Meu docinho de mel,

Enxugou todo o meu pranto,

Me faz cantar que tu és minha flor, meu encanto"!

Na esperança de que cada filho hoje, ensine a seus filhos a enxergarem e amarem seus avós como tal, e de forma bem intensa, é que desejo a todos os avós, principalmente os recantistas, que tenham os netos mais amorosos do mundo e que com eles possam viver as experiências mais agradáveis de suas vidas.

NEUSA RAMOS
Enviado por NEUSA RAMOS em 14/01/2017
Código do texto: T5881911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.