O Hotel Catete de São Gonçalo-PB

O Hotel Catete, ao longo dos anos transformado em Restaurante Catete, também teve sua atividade econômica impulsionada, além de sua própria culinária e história, pelo turismo histórico e religioso, bem como pela beleza exuberante de todo o distrito de São Gonçalo.

Neste contexto, o maravilhoso açude, com suas sangrias espetaculares, sua barragem estonteante e suas magníficas ilhas, atraem centenas de pessoas nos finais de semana. Em períodos de sangrias, torna-se impossível calcular a quantidade de turistas, curiosos e admiradores que frequentam e apreciam o encantado lugar.

O túnel das tamarineiras, formado a partir da década de 1940, constitui-se em outro diferencial turístico de São Gonçalo. O túnel ocupa uma parte da Avenida Pedro Antunes de Oliveira, é considerado um lugar de beleza mágica e singular, e encanta a todos com uma visão de similaridade europeia de tirar o fôlego.

Convém destacar, ainda, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, grande ponto de veneração da religião católica em São Gonçalo, construída na década de 1930, por Dona Cleomar Marinho (esposa do eng. Estevam Marinho), que doou a imagem da santa, advinda do Rio de Janeiro, em decorrência de uma graça alcançada. A gruta, estrategicamente, localizada na parte alta do distrito, foi erigida sobre um conjunto de grandes rochas.

Na década de 1940, Paulo Guerra fez uma reforma e ampliação na gruta, com inspiração na famosa gruta francesa, a partir de um cartão postal que recebera de sua irmã que visitava o santuário de Lourdes, na França, ao passo que doou uma imagem de Santa Bernadete, oriunda de Caruaru.

No dia 2 de dezembro de 1993, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes sofreu um atentado, ao ser retirada da gruta e arremessada de uma pedreira, ocasionando a sua destruição parcial, para desgosto dos fiéis. Todavia, logo a imagem foi restaurada pela Casa das Freiras, em Cajazeiras.