Os Efeitos Físicos da Preocupação

O que se pode ver

Preocupar-se não só impede a evolução, por bloquear os canais da mente responsáveis pelas ideias e iniciativas, como causa, ao longo do tempo, a decrepitude física do indivíduo. Não há nada que imprima piores resquícios no corpo e no organismo em geral como o descontrole da mente e a agitação causada pela preocupação. O principal fator de uma boa saúde é a perfeita circulação sanguínea irrigando eficazmente cada órgão e cada tecido do corpo, o que é impossível ocorrer com quem vive constantemente preocupado. Os sinais, tanto interna como externamente começam a se fazer notar. O hábito de preocupar-se em demasia, ao afetar o desempenho do cérebro, não apenas o mantenedor, mas também o calibrador de todas as nossas funções vitais, vai deixando no estado físico marcas que, se a princípio não são perceptíveis, passam a sê-lo se nada for feito para estancar pela raiz esse comportamento nocivo. O homem, em essência, é espírito. Mas possui um corpo físico que precisa manter-se em bom estado para um perfeito cumprimento das tarefas necessárias a sua evolução; a evolução é espiritual e o corpo a ferramenta. Se o maltratarmos através de excessos, sejam de que natureza for, estaremos desperdiçando essa chance preciosa que nos foi concedida. Os cuidados com o corpo físico não se restringem a fazer exercícios e manter uma dieta equilibrada. Isto, é evidente, tem o seu papel na saúde. Todavia, cuidar da matéria, negligenciando a parte espiritual, isto é, a mente, é falta de sabedoria. Urge então dar toda a atenção a essa parte invisível do ser que tanta influência exerce sobre a vida de um modo geral. Diria que não há nada que seja mais importante do que a atitude mental correta para uma vida plena de liberdade e alegria.

Se observarmos as pessoas que conseguiram alcançar um nível de vida invejável – e aqui não me refiro necessariamente à aquisição de bens materiais, mas da riqueza como um todo – um dos primeiros sinais que vamos perceber no seu jeito de ser e na sua personalidade é a alegria. Estão sempre alegres, esbanjando vida, não importa a idade que tenham e os problemas que estejam enfrentando; porque elas não deixam transparecer, em suas fisionomias radiantes, que possuem problemas na vida. Sua forma de ser, a meiguice em suas palavras e gestos, sua pela bonita e corada, esbanjando saúde estão querendo nos mostrar a força que têm a alegria de viver e o otimismo. Quando se trata de uma pessoa idosa essas características representam para nós uma aula; um banho de sabedoria que a mais iminente faculdade não tem condição de nos fornecer. A vida longa que adquiriram; a paz mental, a saúde natural e verdadeira e a alegria de viver constituem para essas pessoas o seu maior tesouro; nunca buscaram riqueza material como prioridade, mas qualidade de vida, o que os homens, equivocadamente, associam a bens materiais. Que fique claro aqui que a riqueza de bens materiais é um atributo de Deus àquelas pessoas que possuem missão onde o dinheiro é sua ferramenta chave. Não se deve negar a riqueza, tampouco amaldiçoá-la ou fugir dela; o erro está em fazer dela instrumento do materialismo quando devia ser o contrário. A riqueza aliada à sabedoria é um galardão inestimável e só àqueles que a experimentaram é dado saber o quanto sua missão é importante. Todos os níveis de riqueza precisam estar assentados no mesmo patamar. Então, ter saúde, alegria e gratidão pela vida traz a prosperidade e a riqueza material se a pessoa a isto se dispuser

A antítese do que foi colocado acima é a destruição causada por uma mente que não consegue se ver livre da preocupação. Nossa mente subconsciente vive de armazenar todos os pensamentos e emoções emitidos pelo consciente durante as vinte e quatro horas do dia, quer estejamos despertos ou enquanto dormimos. Se quisermos um destino glorioso, livre de desgraças e feliz precisamos tomar cuidado com o que emitimos em forma de pensamento; é este o passo fundamental para um viver sadio e só não é possível a quem se deixa dominar pelo fantasma da preocupação. O primeiro sintoma físico é o cansaço. Quem vive se preocupando não armazena energia para os momentos em que dela mais necessita. Pelo contrário, dissipa, através da atitude mental incorreta, o que ganhou com uma noite de sono e pela ingestão de alimentos.

É impressionante como se gasta energia pelo ato de se viver preocupado. Se dermos uma caminhada pela cidade e observarmos as pessoas, veremos que uma quantidade assustadoramente grande delas não vive o momento presente; em outras palavras, não vivem momento algum, pois deixam passar a chance de viverem intensamente o agora da vida para colocarem sua atenção e sua energia no que aconteceu no passado ou no que poderá (e geralmente não acontece) ocorrer no futuro. Em outras palavras, estão se consumindo pela preocupação. Pensam no que deixaram de fazer, no que precisam fazer em seguida; no que fizeram ou disseram a elas ou no que poderão lhes dizer ou fazer no futuro. Andando pela rua cravam a cabeça e o olhar no chão e não olham para mais nada a não ser para a sua própria vida tão cheia de problemas.

Quantas coisas belas e interessantes deixam de apreciar! Tudo se torna interessante quando, com atenção olhamos e analisamos. Seja uma flor, a vestimenta variada dos homens e das mulheres, a beleza das casas que diferem umas das outras, denunciando a criatividade dos seus construtores, os modelos dos automóveis, a inventividade dos comerciantes e dos vendedores de rua e muito mais. É essa postura sadia e espontânea que diferencia o homem de visão do homem preocupado. Não há cansaço, não há dispêndio desnecessário de energia, ele sente-se bem, cheio de disposição e as ideias fluem naturalmente porque não há empecilhos, pois o cérebro está descansado e os canais para os bons pensamentos estão livres. De tudo isto advém o magnifico estado de espírito e a real sensação de paz e felicidade. E em pensar que para obter esta felicidade não há custo nem investimento, mas uma mudança de postura e os resultados surgirão imediatos.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 05/01/2017
Código do texto: T5873286
Classificação de conteúdo: seguro