A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... "Vou criar novos negócios"...

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... Vou criar novidades...

Recentemente (em 28 de dezembro de 2016 – página 5) li um artigo curioso no “Jornal do Dia” aqui de Aracaju, escrito pela jornalista Rita Oliveira, intitulado “Mais um partido” que passo a transcrever na íntegra:

“O Brasil hoje é um dos países com maior número de partidos: são 35 ao todo. A França tem 14 partidos, Reino Unido 13, Chile 9, México também 9, Rússia 4, Estados Unidos 2 (Partido Republicano e Partido Democrata) e Cuba apenas um: o Partido Comunista Cubano. Na América Latina só perde o Brasil para a Argentina, que tem 37 partidos.

Além desses 35 partidos, mais 30 estão para serem criados no país. Se essas 30 legendas conseguirem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 65 o número de legendas partidárias no país.

Um partido que está entre os 30 para ser criado é o PMEB – Inova Brasil (Partido Pequeno e Micro Empresário Brasileiro).

O presidente nacional da legenda, Amarildo Gomes de Oliveira, está enviando e-mails falando da razão e objetivos da criação de uma nova legenda e pedindo que as pessoas indiquem no seu município quem possa presidi-la.

No e-mail recebido pela coluna, Amarildo, que se apresenta como economista, professor universitário e microempresário, diz que o país vive uma crise política e econômica e que afeta toda a sociedade.

Ressalta que ainda assim, a política é o instrumento mais adequado para promoção das mudanças necessárias ao bem estar da população.

Prossegue dizendo que por essa razão, e por propor novas diretrizes para o Brasil, estão fundando o PMEB. E buscando um dirigente para o partido em cada município.

Pede que caso conheça alguém com o perfil para essa função, e que possa lutar para construir um país melhor, faça a gentileza de passar a informação.

Não há problemas em um país ter centenas de partidos, várias democracias têm.

O problema é que em nenhum país do mundo, exceto no Brasil, uma legenda só por obter registro, sem sequer concorrer numa eleição, tem direito a Fundo Partidário.

“É uma questão de mercado. Em vez de abrir uma loja de iogurte gelado, o sujeito acha mais interessante abrir um partido”, afirma o cientista político da UFRJ Jairo Nicolau.

Trocando em miúdos, hoje o maior negócio do país é abrir IGREJA, SINDICATO e PARTIDO. A igreja tem o DÍZIMO, o sindicato o IMPOSTO SINDICAL e o partido o FUNDO PARTIDÁRIO”.

Observações do escriba:

1ª - Está de parabéns a jornalista Rita Oliveira pela clareza do artigo.

2ª – Parece-me, no entanto, que nos Estados Unidos existem mais de 2 partidos políticos.

3ª – Eu, modestamente, acrescentaria à lista tríplice (igreja, sindicato e partido) mais quatro coisas a saber: - remédios, planos de saúde, planos funerais e time de futebol.

4ª - Como os remédios, os planos de saúde e os planos funerais são farinha de um mesmo saco, deixaremos o assunto para depois.

5ª - Desejo mesmo eu tenho é de criar um NOVO time de futebol em cada município brasileiro.

6ª – Porém com algumas diminutas condições:

a) Todos os times seriam obrigados a participar simultaneamente do brasileirão.

b) A Rede Globo de Televisão mudaria o nome para Rede Bola de Televisão.

c) – A Rede Record de Televisão mudaria o nome para Rede Igreja de Televisão.

d) – Depois de cada jogo de futebol os jogadores de todos os times, com os devidos uniformes (inclusive com as chuteiras) seriam obrigados a comparecer às igrejas para rezar um pouco.

e) A “Rede Bola de Televisão” seria obrigada a transmitir todos os jogos de futebol, todas as manhãs, entre as 10 e 12 horas.

f) A “Rede Igreja de Televisão” seria obrigada a transmitir todos os eventos religiosos-futebolísticos, todas as tardes, entre as 16 e 18 horas.

g) A partir das 18 horas todas as programações televisivas das duas “Redes” seriam suspensas (questão de economia de energia).

h) As programações televisivas retornariam à normalidade as seis horas da manhã.

i) A “Rede Bola de Televisão” das 6 horas até as 10 horas da manhã e das 12 horas até as 16 horas da tarde, transmitiriam os comentários futebolísticos.

j) “A Rede Igreja de Televisão” das 6 horas até as 10 horas da manhã, e das 12 horas até as 16 horas da tarde, transmitiriam os comentários religiosos.

k) As emissoras de rádio seriam desligadas durante todo o século XXI (questão de economia de energia).

l) – Noticiários somente através de jornais ou revistas. Todavia, todos os noticiários futebolísticos seriam feitos exclusivamente por mulheres. Os noticiários religiosos poderiam ser feitos pelos homens, desde que autorizados pelas mulheres. As demais notícias seriam veiculadas pelas mulheres.

m) A INTERNET transmitiria toda a programação das “Redes” de televisões... Mas, teria direito a falar também de IMPOSTO SINDICAL e de FUNDO PARTIDÁRIO... Diuturnamente!

n) Para conseguir tal “proeza” basta uma única palavra: - VONTADE. A palavra VONTADE já está escrita no título. Mas, sem querer ser repetitivo, o que é VONTADE? VONTADE não é diferente de VONTADE. VONTADE é igual a VONTADE. Logo, VONTADE é VONTADE. Então, se você tem VIDA, você tem VONTADE. Se eu tenho VIDA eu tenho VONTADE. E, se nós temos VIDA nós temos VONTADE. Você tem VONTADE. Eu tenho VONTADE. Nós temos VONTADE.

o) Baseado na minha VONTADE, além dos novos times de futebol municipais que serão criados, também tenho a VONTADE de criar um partido político. Será o P B-F B (Partido dos BEIJA-FLORES Brasileiros). Estou apenas aguardando a chegada dos BEIJA-FLORES da Suíça, que continuam conversando com os BANQUEIROS de lá... Aqui juntam-se três VONTADES: - A minha VONTADE, a VONTADE dos BEIJA-FLORES e muita VONTADE dos BANQUEIROS.

p) – Dizem que ALBERT EINSTEIN teria dito: - “Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a VONTADE”.

Se DEUS tiver VONTADE e nos permitir voltaremos outro dia, ou a qualquer momento. Boa saúde, bons pensamentos, bom Ano Novo, BOA VONTADE e BOM DIA.

Aracaju, quarta-feira, 04 de janeiro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573 – “BANQUEIRO” – “Dono” da VONTADE – Um Eterno Aprendiz – Amigo dos BEIJA-FLORES.

Fontes: (1) - Jornal do Dia, quarta-feira, 28 de dezembro de 2016, página 5 – Por Rita Oliveira. (2) – Outras fontes.