ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E O MANTRA DO CUUIDADO

A Coordenadoria Regional de Saúde, da Secretaria Regional V - SR V, da Prefeitura de fortaleza, realizou no dia 8/12/16, nas instalações pastorais da Paróquia do Mondubim, o Encontro de Avaliação dos Gestores de Saúde da SR V. O encontro teve como objetivo que cada área técnica avaliasse suas ações durante a última gestão. Suas dificuldades e avanços, bem como os desafios para o futuro.

Os gestores dos postos de saúde também avaliaram sua gestão, suas dificuldades e suas conquistas como gestores. E também os desafios para o futuro, e ainda, a relação dos postos de saúde com a coordenação da regional e da Secretaria Municipal de Saúde, como um todo.

Todos foram unânimes em afirmar, que a relação com a coordenação da regional foi a melhor possível, bem como, a relação com as diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os desafios superados, foram ressaltadas, a construção dos quatro novos postos de saúde que eram antigas reivindicações das comunidades, a realização do concurso público para técnicos de enfermagem, a implantação do prontuário eletrônico, a implantação dos processos da consultoria e a regularização do abastecimento dos postos no tocante à questão dos medicamentos.

Os gestores também deram destaque para o desafio da contratação de mais médicos, enfermeiros e demais profissionais para os novos postos de saúde recentemente inaugurados.

Os postos citados são os seguintes:

Dr. Pontes Neto, no Conjunto Ceará

Albuquerque Ribeiro, no Genibau

Dr. João Barbosa de Paula Pessoa, no Tatumumdé

Regina Maria da Silva Severino, no Canindezinho.

A Estratégia Cirandas da Vida se fez presente e participante do encontro e juntamente com a área técnica da Saúde Mental, compartilhou vivências que encaminharam para a participação e a construção coletiva da avaliação.

"Quando juntos se avalia

A ações são conseqüentes

Quanto mais avaliamos

Mais nos tornamos potentes"

Na roda de acolher, no início do encontro, não faltaram a tematização do processo avaliativo, bem como, o sentido de "trabalharmos juntos e noss fazermos cuidadores uns dos outros".

MANTRA DO CUIDADO EM CANÇÃO

Sigo cuidando e cantando

Para a vida melhorar

Sigo cuidando e cantando

Para a vida melhorar

Cuide de si, cuide-se bem

Mas do outro queira cuidar

Cuide de si, cuide-se bem

Mas do outro queira cuidar

Ame a si mesmo, faça-se o bem

Mas o outro aprenda a amar

Ame a si mesmo, faça-se o bem

Mas o outro aprenda a amar