DIALOGANDO SAÚDE COM A JUVENTUDE NEGRA

Na manhã de sábado (12/12/15), nas instalações da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, aconteceu a aula-oficina "Dialogando saúde com a juventude negra", sob a facilitação de Elias José, Edson Oliveira, Thyago Porto (Cogtes/Cirandas da Vida) e Dorinha Lima (Coplan), células da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. A ação é parte do Projeto Juventude Negra Viva, processo da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

A Oficina "Dialogando saúde com a juventude negra" trabalhou com os participantes os "Fatores de Riscos e Fatores de Promoção a saúde juvenil", com metodologia ativa e fundamentada na educação popular em saúde. Os jovens, em processo de diálogo foram identificando e conhecendo a rede de saúde do território, ao mesmo tempo em que lançaram olhares sobre a rede.

Já na apresentação dos participantes, a dinamicidade da vivência “Quem é você”?

Quem é você?

Quem é você?

De onde veio?

E o que veio fazer?

Embalados pela música, cada participante respondeu as indagações que a música sugere, ora falando, ora cantando...

Na sequência, os participantes foram convidados a se colocarem de pé: formaram pares e de costas com as mãos dadas, passaram a refletir sobre a temática. Foi um momento integrativo, acolhedor e de conteúdo.

De costas uns para os outros

De costas para a realidade

O contexto da cor e do preconceito

O conceito de saúde

O conceito de negritude

As pessoas que se olham e não se veem

Olha e ver

Eis a questão para se fazer a evolução

O desafio de frente a frente

Olhar de atenção

Olhar de acolher

Olhar e ver

Perceber-se e perceber

Não basta fazer de conta

Como acolher a juventude negra?

Como a saúde acolhe a juventude?

Como a juventude percebe o posto de saúde?

O desafio é acolher!

A evolução de olhar e ver

A evolução dos abraços

Negritude e branquitude com atitude e tolerância

Branquitude e negritude em relação de confiança

Evolução da esperança!

Após as vivências que fortaleceram a integração, os participantes foram agrupados em três grupos. Cada grupo, com base nas questões geradoras, construiu sua síntese para ser compartilhada na plenária. As questões foram as seguintes:

Construção dos fatores de riscos

Construção dos fatores de promoção a saúde

De que forma posso contribuir para a promoção da saúde juvenil em meu território?

Na sequência, cada grupo apresentou o resultado coletivo.

As imagens que foram geradas, deram conta da síntese de cada grupo. Já a síntese poética a seguir, foi construída por um dos grupos com apoio deste educador popular:

O QUE É SAÚDE?

Saúde é um bem-estar psicossocial

É o viver de cada um

Vinculado ao bem comum

É partilha de olhar

Saúde é como um abraço

É um IR E VIR tranquilo

Estar junto de quem ama

E o ambiente bacana

Sem temer mosquito ou grilo

O ambiente e as pessoas compartilhando seu brilho

O QUE DISTANCIA DOS SERVIÇOS?

As relações de poder

O jogo do capital

Uma cultura banal

Leva a gente a olhar e não ver

A perda da identidade

Sem foco e comunidade

A vida refém do Ter

O mercado da doença

Nos distancia da saúde

Sem tomada de atitude a gente não para e pensa

QUE FAZER?

Que fazer? Eis a questão

Há que haver as saídas

Rimar saúde com vida

Construir a solução

A gente se dar as mãos

A solução não está dada

Fazer a evolução

Ir ao encontro e enfrentar

Mudar e se permitir mudar

Cuidar e se permitir cuidar

Da nossa casa e do mundo com o verbo participar?

Foi mais um encontro potente, na forma de aula-oficina do Projeto Juventude Negra Viva.

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