O cinema .

"A sétima arte", a que chamamos de cinema, que vem de "Cinematographe", nome dados pelos irmãos 'Lumiére", os que fizeram o filme passar quadro a quadro , dando vida a imagem.

A lembrança mais antiga que tenho foi do "Tom & Jerry" na telona, em "Technicolor", uma beleza, mas eu ainda era muito pequeno e o sono veio mesmo assim. Já mais meninote, as matinês com o meu irmão Juan, filmes de bang-bang, comédias com Jerry Lewis, Mazzaropi, Abbot & Costello, épicos com temas da antiga Roma, Dorys Day ou até mesmo os de cangaceiros. O cine Santo Estevão ( Vila Anastácio), variava muito, e lotava de crianças aos domingos.

Fecho os olhos e sinto o cheiro de amendoim e bala de goma, e ainda vejo a macaquice dos meninos a cada tiro do mocinho, ou a cada soco que o bandido levava, pulávamos nas poltronas, a interação era o melhor de tudo. Que filmão ! Depois saíamos comentando com os demais meninos: " Você viu aquela hora que o Zorro sacou da espada...", e os olhos brilhavam...

Como disse Chico Buarque na canção "João e Maria"; " Agora eu era o herói, e o meu cavalo só falava inglês, e a dona do cowboy, era você além das outras três...".

Uma vez um amigo que já havia assistido o filme três ou quatro vezes fazia uma brincadeira; quando "Gregory Peck" subia as escadas , uma pausa e parava, então olhava para trás...e esse meu amigo já conhecendo da cena, bem na "horica H", sempre gritava :"Hei, Gregory Peck !", então ele se virava e olhava para trás...era uma risada só, a molecada fazia uma algazarra danada, e então se ouvia aquele " Shiiii...", para a fita continuar.

Anos depois o cinema com a namorada, filmes mais tranquilos e românticos, aquele "love"...mas nunca fui de "pegação" durante o filme, gostava de ver a fita, só um beijinho leve, e pegar na mão, cabecinha no ombro para deixar o perfume, e só...bem comportados. Onde já se viu pagar a entrada e não assistir o filme , ficar só se agarrando ? Não era assim que acontecia ! Claro que sempre teve aqueles casais mais assanhados,onde o garoto saia da sala todo despenteado e carimbado de batom, mas era exceção !

Hoje assisto em casa, de vez em quando, tenho uns 800 filmes de DVD, sem exagero, nenhum pirata. As vezes algum amigo ou mesmo os filhos pegam algum para assistir. Só aviso; " Peguem quantos quiserem, mas tragam de volta e coloquem no lugar".

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 03/12/2016
Código do texto: T5842159
Classificação de conteúdo: seguro