FATOS SOBRE ASTROLOGIA

Percebo que tem surgido um crescente interesse pela astrologia. Desconheço as razões que fizeram essa pseudociência voltar à moda, mas tomei o cuidado de elencar alguns motivos pelos quais não acredito em astrologia. Como o texto a seguir foi retirado de uma postagem que fiz no Facebook, não tomei o devido cuidado de informar fontes de pesquisa. No entanto, recomendo que aqueles que duvidam - e duvidar é sempre bom - das informações (ou os que queiram apenas confirma-las), busquem em outros sites, pois tais fatos não são tão desconhecidos.

1 - Os planetas Urano e Netuno só foram descobertos no século XVIII. Antes disso, a astrologia só fazia uso dos outros cinco planetas e "funcionava" mesmo assim. Se ela funciona com cinco ou com sete planetas, é sinal de que tem alguma coisa muito errada com ela.

2 - A descrição do zodíaco dada pela astrologia está errada. Por conta do movimento de Precessão da Terra, atualmente são 13 as constelações do zodíaco, não 12 como diz a astrologia.

3 - A era astrológica também está errada, por conta do mesmo movimento de Precessão (estava correta quando foi organizada, no século IV a.C.). Segundo a astrologia, estamos na era de Áries (por isso o zodíaco começa por aí), mas na verdade estamos na de peixes, depois vamos para a de aquário. Por conta disso, muito provavelmente o signo que a astrologia diz que você tem está ERRADO.

4 - A astrologia ainda considera Plutão como um planeta, mesmo a ciência dizendo que ele não é. Por que Plutão influenciaria nosso comportamento não sabemos, uma vez que existem asteroides maiores que ele e, segundo a astrologia, eles não tem influência nenhuma sobre nós.

5 - Uma coisa que os astrólogos não sabem explicar é por que outros corpos como asteroides, buracos negros, cometas, quasares, satélites de outros planetas ou planetas de outros sistemas não tem influência sobre nós. Poderiam dizer que é porque estão muito distantes, mas quando vão fazer o cálculo astrológico, eles não levam em conta a distância. Para eles, Marte tem o mesmo efeito sobre nós, independente de estar próximo ou distante da Terra.

6 - Em 1948 o cientista Bertram Forer comprovou experimentalmente que é possível (na verdade, muito fácil) fazer uma descrição genérica de uma pessoa e faze-la crer que aquilo se aplica somente a ela. Esse fenômeno ficou conhecido como Efeito Forer. Em outras palavras, quando estão diante de descrições vagas as pessoas tendem a pensar "Nossa! Isso é muito eu", e é o que explica por que as pessoas acreditam em astrologia.

7 - Outro fato que explica o sucesso da astrologia é uma técnica desenvolvida por mágicos ilusionistas chamada "leitura fria", em que o mágico é capaz de fazer as pessoas acreditarem que ele é realmente um vidente ou algo do tipo, quando na verdade ele usa apenas sugestões e as pessoas confirmam quando estão corretas e ignoram quando estão erradas. Por isso que, quando as pessoas percebem algum erro nas descrições astrológicas, elas tendem a ignorá-lo.

8 - A astrologia funciona com raciocínio circular. O que explica o comportamento e personalidade das pessoas? A influência dos astros. O que prova que os astros tem influência sobre nós? O comportamento e personalidade das pessoas. Todos os lógicos sabem que esse raciocínio é inválido. Se queremos provar que os astros tem influência sobre nós, precisamos de um fato diferente daquele que ele tenta explicar.

Igor Roosevelt
Enviado por Igor Roosevelt em 24/11/2016
Reeditado em 24/11/2016
Código do texto: T5832969
Classificação de conteúdo: seguro