CAPITALISMO: UMA ETAPA DA EVOLUÇÃO DA ECONOMIA

O CAPITALISMO é um estágio da evolução econômica. Atualmente, desde que ele esteja livre de viés ideológico, pode ser tido como sinônimo de ECONOMIA. De fato, não se concebe a economia hoje sem que haja uma produção para ser vendida no mercado (exceto em sociedades ou grupos que vivem ainda no arcaísmo de uma economia só de subsistência).

E ai de quem se contrapor às leis da economia. Quebra a cara igualmente a quem se opõe às leis da matemática ou da gravidade.

Mais do que uma doutrina, uma teoria ou mesmo uma ciência, a economia é um conjunto de práticas. E, desde à mais remota antiguidade, o capitalismo é praticado (quem tiver dúvidas, sugiro a leitura do Espírito do Capitalismo, de Max Weber; basta ler a introdução do livro). Com o tempo, evoluiu. Consiste em produzir ou comprar algo para vender com lucro. Para que tudo funcione eficientemente, para que todos se beneficiem da economia, um conjunto de condições tem de ser respeitado: garantia do lucro, propriedade privada, liberdade individual e livre concorrência, lei da oferta e da procura. Tudo isso pode ser resumido na expressão LIBERALISMO ECONÔMICO, já teorizado por Adam Smith desde o século XVIII.

Sem essas condições, a economia simplesmente não funciona. Querer coibi-las com leis é condenar todos à pobreza ou à miséria. Para se chegar a essa conclusão, basta analisar o socialismo real (os países que tentaram pôr em prática a doutrina marxista).

O capitalismo é sujeito a crises? Lógico. Afinal de contas, tudo que depende da natureza (do clima e do tempo, por exemplo) e de certas decisões do homem está sujeito a flutuações. E isso, na economia, influi na lei da oferta e da procura

Por falar em socialismo (falar em Marx é falar em socialismo), outra coisa que deve ser entendida é isto: uma vez que está sobejamente comprovado que a economia (o capitalismo) não funciona sem as liberdades acima citadas, na realidade, quem é adepto do socialismo o é também dos regimes totalitários e autocratas. Ser socialista hoje é se opor à democracia.

Afinal de contas, o próprio "socialismo científico" preconiza uma ditadura (chamada pomposa, e quiçá simpaticamente, de "ditadura do proletariado") como etapa indispensável para o advento do comunismo.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 19/11/2016
Reeditado em 19/11/2016
Código do texto: T5828367
Classificação de conteúdo: seguro