QUEM SOMOS NÓS?

Um processo de revisão de posicionamento é necessário ao Brasil neste momento. Devemos saber quem somos e o que queremos ser no âmbito do ideário econômico-social.

Depois de impedir uma presidente de "esquerda", setores de "direita" investem em uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que limita os gastos públicos à arrecadação gerada.

Daí partem os equívocos desses dois segmentos, uns acham que estão cortando verba de setores "estratégicos", como saúde e educação e outros acham que não se deve gastar mais do que se arrecada.

Os dois estão certos, a questão é - e depois quando aumentar a arrecadação, é possível se gastar mais, pela PEC sim, mas e pelo gerenciamento econômico do país? (Um grande parentese aqui, para lembrar que não é uma abordagem filosófica - então fodam-se Marx e Smith)... Não podemos conciliar um estado grande, com uma eficiência de sua máquina, então é necessário rever o que se espera do estado.

Eu espero educação? Então me digam seria o governo o responsável para formar mão de obra para as empresas? Não me parece um pensamento liberal, então quem formariam esses cidadãos... O poder econômico é claro.

Eu quero saúde, o governo vai conseguir me dar saúde? Nunca em se pensando em um país com 200 milhões de pessoas, e a quem interessa a saúde em uma população, se doentes não consomem nada além de remédios, que também é um excelente mercado. Então as empresas deveriam arcar com a responsabilidade de proporcionar saúde aos seus potencias clientes.

E os impostos não são pagos para isso, sim só que não chegam a seu destino por ser o governo um péssimo gestor... Cairíamos no anarquismos se o estado se ausentasse de tudo, não - cairíamos no paraíso, pois teríamos a mão santa do mercado a gerir todos esses recursos... Infelizmente também não se viabilizaria, pois existe uma coisa no capital que o torna insuportável, sua crescente e insaciável necessidade de diminuir custos e maximizar lucros.

O estado é necessário justamente para equacionar essa relação e somente para isso. Não vamos sanear a previdência de um país com pessoas de 50 anos se aposentando, com estabilidade de emprego, meu Deus, como pode alguém ser intocável, inacessível aos fundamentos de valor, não me cabe na cabeça servir a deus e a satanás ao mesmo tempo...

Mas é justamente assim que pensa o brasileiro, economia de mercado para o próximo e socialismo para mim...

Isso nunca vai deixar o pais sair do lugar que se encontra há 5 séculos.