O TEMPO NÃO PARA!

Os barulhos das buzinas demonstram a impaciência dos condutores, a insatisfação por estarem tanto tempo naquela indesejada fila, ruas inteiras tomada por veículos, aquela coisa de anda pouco e para muito! Situação que infelizmente a cada dia piora. Problema hoje encontrado até em cidades menores com o acúmulo de carros e motos na disputa do espaço com caminhões e ônibus, mesmo tendo estes em algumas avenidas suas vias próprias, que nem sempre são respeitadas pelos demais motoristas.

Do escritório de trabalho, observo a confusão que está o trânsito, o aglomerado de carros forma um grande mosaico colorido, espelhado pelo sol. Analisando o panorama do ponto de vista de anos passados, tento entender como foi instalado esse caos. Quando menino, já presenciava pequenos congestionamentos, desde então, cresci vendo esse quadro ficar cada vez mais caótico.

Pergunto sempre onde vamos chegar. Os filhos cresceram. Famílias de “classe média” que antes tinham apenas o carro do provedor da casa, diferentemente de hoje, na maioria dos casais, os cônjuges, tem cada um o seu. Seguindo o exemplo, também os filhos, por estudarem e, ou trabalharem em locais diferentes, em alguns casos, poderiam até contribuir com uma carona. Mas aí entra o exclusivismo, na conquista do espaço próprio, optam por abrir mão da companhia de amigos e até de alguém de casa, haja vista que muito deles são vistos dirigindo nas ruas normalmente sozinhos.

Nas cidades foram criadas novas vias de acesso: grandes avenidas, elevados e viadutos gigantescos, que melhoraram por um período a vida dos seus usuários. Infelizmente em proporção exagerada aumentou o número de automóveis e motocicletas. Milhares desses entram em circulação diariamente. Acredito que 80% das pessoas que compram um veículo Zero Km. Possuía outro com algum tempo de uso. Para onde foram estes veículos agora descartados? Certamente estão engrossando as estatísticas da superlotação das ruas.

Não vamos conseguir mudar esse cenário. As montadoras estão sempre cheias, a produção de carros e motos é imensa, novos planos são elaborados para esvaziar seus pátios, veículos automotivos com muitas facilidades de compra, financiamentos, consórcios, etc. Penso agora no futuro, onde não haverá mais espaço nas cidades, como fazer? Ao construir vias opcionais tudo logo estará superado, cada dia mais pessoas, com suas máquinas “fumantes” lotarão as cidades, enchendo de toxinas o ar, cada dia mais poluído.

A “fila” continua. Muita gente conseguiu. Outras ainda conseguirão realizar o sonho maior de consumo - Ter o seu objeto de desejo. Comprar um carro da melhor marca... Novo!