O comercio ...

Algo de troca, moeda por um bem ou serviço e para ser comerciante, primeiramente há de haver o dom em comprar e vender. Aprimorar afim de satisfazer a felicidade de alguém, ou seja, alguém quer comprar algo podendo ser bens ou serviços e você tem algo a oferecer para satisfazer esta necessidade ou felicidade, num clima em que as duas partes, saiam satisfeitas, não podendo somente uma parte ficar satisfeita.

Falava de dom e qualidades para ser comerciante e ressaltando deve ser geralmente otimista, boa apresentabilidade, cortes, firme e saber o que esta fazendo principalmente conhecer adequadamente os produtos e serviços que pretende comercializar. Deve ter um planejamento financeiro em primeira mão assim sendo não há grande necessidade de grande porte capital, pois em todos os negociantes, principalmente os iniciantes de pequena monta onde 90% são a cabeças do empresário e o restante o capital poderá ser somente 10% da aventura.

O que quer dizer isso? O que vai governar e prosperar é a capacidade gerencial do empresário seus controles agendamentos, sua fé, sua esperança, seus otimismos que representara os 90 % do sucesso empresarial e o restante 10% representara o capital, pois se o empresário organizar seus cadastros, formar um bom time de fornecedores e principalmente um timaço de clientes, divulgar os produtos e serviços. E ai vai se desenvolvendo, no meio dos controles onde os ganhos tem obviamente serem maiores do que os gastos.

O tamanho do empresa não terá limites, pois quem vai editar este é a cabeça do empresário.

Hoje há grandes redes comerciais que preferem vender a credito em varias parcelas, onde para tal são embutidos custos necessários, mas para tal, têm rigoroso controle e cadastros eficientes onde às perdas são mínimas e provavelmente há seguros para tal. Entretanto ainda suas margens já incluem o suficiente que cobrem possíveis inadimplências.

A empresa torna-se uma pessoa jurídica com direitos e deveres, presta um serviço social a sociedade, gera empregos e o empresário deve estar atento a estes direitos e deveres, principalmente, tendo um serviço de contabilidade eficiente, atento as leis e recolhendo todos os impostos devidos em datas certas e estes que devem estar embutidos em seus custos.

Então ainda para sucesso deste comerciante, quando falávamos dos controles, não ser descontrolado e vender de qualquer jeito para levar cano, pois como os lucros não são muito expressivos , quando se leva uns canos, haverá de vendar 20 vezes mais para cobrir aquele, assim falando quando incluindo todas as despesas.

Outros investimentos extraído do negocio, desvio do capital de giro para outra função só poderá fazer desde que tenha planejamento e provisão rigorosa, pois muitas empresas se sucumbem , quando seus gestores debilitarem o capital de giro demasiadamente, confiando muito no amanha. E como o comercio e a vida obedece aos rigores da estrada da Vida com subidas e descidas, poderá vir as malfadadas crises e inviabilizar o projeto, sonho do empresário...

Frutal/MG, aos 4 de setembro de 2016.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 04/09/2016
Reeditado em 04/09/2016
Código do texto: T5750300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.