Os Encantos do Brasil

Nos velhos tempos, utilizávamos a expressão “Do Oiapoque ao Chuí”, quando queríamos nos referir ao Brasil de Norte a Sul, de ponta a ponta ou de cabo a rabo. Foi assim que aprendemos na escola, sobre os pontos extremos do nosso território. Hoje, a Geografia já oficializou o extremo norte como sendo o Monte Caburaí, em Roraima. Assim, deixou de ser o Oiapoque, no Amapá. Basta um rápido lance de olhar no mapa do Brasil, para percebermos que Roraima está realmente mais ao Norte, já colando na Venezuela. Não foi à toa que a nossa Presidente, numa gafe geográfica, disse que “Roraima é a capital mais distante de Brasília”, quando deveria ter dito Boa Vista.

Pois bem, depois de ter visitado todas as capitais brasileiras, mesmo sem ir aos pontos extremos do país, não me nego a dizer que percorri meu Brasil de cabo a rabo, numa referência a todos os estados brasileiros. Muitas vezes, éramos interrogados sobre o que íamos fazer em lugares tão distantes. Sem maiores explicações, até respondíamos em tom de brincadeira, dizendo que “cada doido tem sua mania”. Queríamos conhecer os encantos do nosso Brasil. Antes da viagem, sempre pesquisávamos sobre os principais pontos turísticos da cidade ou lugares próximos, uma vez que, para todos os estados, utilizamos o transporte aéreo. A partir das capitais, somente lugares que podíamos ir e voltar no mesmo dia. Ou seja, o conhecido “bate e volta”.

A agradável surpresa é que em todos esses lugares encontramos estrangeiros visitando nosso Brasil, mesmo sem o conhecimento do nosso idioma. Com intérprete em inglês ou espanhol, ou apenas utilizando-se da “mímica”, o idioma universal, estavam eles lá demonstrando sua admiração pelas belezas naturais do Brasil. Sentíamos cada vez mais orgulhosos do nosso Brasil gigante, e constatávamos que não era “mania de doido”, e sim amante do seu torrão, sem limite de fronteiras. Eta Brasilzão bom!

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 03/08/2016
Código do texto: T5717647
Classificação de conteúdo: seguro