BELEZAS DE SÃO LUIZ - Parte 2

BELEZAS DE SÃO LUIZ – Parte 2

Marcial Salaverry

Muito há que se falar sobre as belezas da Ilha de São Luiz, e nada será dito.

A Natureza deu uma caprichada aqui, e o homem não conseguiu estragar tudo ainda, e até que em meio a muitas besteiras, ainda tem feito muita coisa certa, como a Avenida Litorânea, que sem prejudicar muito as coisas naturais, proporcionou uma excelente área de lazer para a população, ao alcance de todos.

Mas, vamos falar de outra dessas ajudas. Uma área que estava praticamente perdida, e que foi lindamente recuperada.

LAGOA ANA JANSEN – Esta foi uma das coisas que alguns tentaram estragar de vez, mas que foi consertada durante o primeiro governo de Roseana Sarney.

Desejo abrir um “abre aspas”. Fica claro que não tenho a menor intenção de dar conotação política às crônicas, apenas dar os méritos para quem os merece. E Roseana Sarney, realmente mudou a cara de São Luiz. Fiquei mais de 10 anos sem vir aqui, e fiquei abismado com as modificações operadas. Fecha aspas...

Existe uma história sobre essa Ana Jansen, que teria usado a lagoa para se livrar de seus desafetos, ou de escravas que poderiam seduzir seus amantes... Histórias? Estórias? Quem sabe? O certo é que essa lagoa que originalmente era um enorme mangue, foi aterrado e transformado em depósito de lixo e esgotos a céu aberto, com os efeitos que se pode imaginar, mormente se considerarmos o calor que faz aqui, agindo sobre lixo e dejetos. A natural brisa que sopra em São Luiz, espalhava um “perfume” indescritível na região.

Contudo, esta foi uma das metas do Governo Roseana. Acabar com aquela região fétida, que enfeava incrivelmente esta cidade. Teve que vencer muitas resistências, pois havia interesses escusos para atrapalhar seu projeto, além das pessoas que viviam(?) em meio a essa sujeira toda, em palafitas. Essas palafitas foram compradas, e as pessoas puderam encontrar outros locais, não tão centrais, mas bem mais habitáveis. Todo o lixo aterrado, os esgotos ligados a uma via normal de escoamento, e começou-se a transformar a Lagoa Ana Jansen, num dos mais belos locais de lazer em São Luiz.

O que temos hoje, é uma pista dupla de Cooper, e ciclismo, acompanhando o circuito do lago, com aproximadamente 5 quilometros de extensão, onde grande parte da população vem praticar esportes, ou simplesmente passear, curtindo um nascer ou por do sol dos mais lindos que já vi. Também temos uma pista de skate, local para circuito de bici-cross, uma concha acústica, duas quadras de tênis, e ainda uma arena para futebol ou vôlei de praia.

Inúmeros locais de lazer foram abertos, restaurantes sofisticados, lanchonetes fastfood, bem como quiosques para se tomar uma deliciosa água de coco, (porque ninguém é de ferro...) enfim tudo aquilo que poderá servir como lazer, e como “desestressante”. Nos fins de tarde, principalmente, pode-se curtir momentos de muito prazer aqui, onde era um enorme depósito de lixo.

Um local belíssimo, que tentaram estragar de vez, mas que felizmente pessoas de bom senso souberam recuperar, melhorando em muito as condições de vida desta cidade.

Claro que depois de curtir um final de tarde na Lagoa Ana Jansen, um jantarzinho simpático, só nos resta desejar UMA LINDA NOITE, E UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 16/09/2005
Código do texto: T51051
Classificação de conteúdo: seguro