Artigo #009: O HOMEM VERSUS DEUS

O Senhor Deus dotou o ser humano de vida e vida em abundância.

Se pararmos para observar que nascemos de duas microscópicas células, fruto do amor de um homem e uma mulher, e que dessa aparente insignificância temos o maior significado da atenção, da graça, do amor e do zelo do Senhor.

Quanto mais medito nisso, mais maravilhado me sinto. Deus pensou em tudo, nos mínimos detalhes. Pois em nós complexos sistemas intercambiados de tal forma que um depende do outro e não independe do outro sob o risco de causar um efeito dominó em nossa saúde quer física, espiritual ou mental.

O fator básico dessa harmonia subsiste apoiado sobre o tripé alimentação adequada, exercício físico (trabalho) e equilíbrio emocional (mente - espírito). O resultado disso é saúde em todos os sentidos. Se nos alimentarmos inadequadamente corremos sérios riscos de sofremos problemas metabólicos e consequentemente, disfunções nos diversos sistemas de nosso organismo. Uma dieta pobre em iodo, por exemplo, pode causar hipertireoidismo, cretinismo nas crianças, retardo mental ou de crescimento, surdo-mudez, depressão, fraqueza, sonolência, ganho de peso, mau funcionamento dos intestinos e intolerância ao frio. No caso de hipotireoidismo, pele ressecada, inchaço no rosto e nas pernas, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças e rouquidão. Isso apenas no caso de um desequilíbrio hormonal da glândula tireoide.

E esse desequilíbrio não se limita apenas nessa glândula, mas vai provocando uma desarmonia em todo o organismo. O sistema nervoso é abalado, o humor se torna agressivo, desequilibra o sistema digestivo e comumente o paciente passa a ter distúrbios digestivo e por aí vai. A ansiedade entra em campo e pode causar depressão e baixa imunidade. Esta última abre a porta para inúmeras enfermidades oportunistas, dentre elas as mais comuns, virose, gripe e uma das piores de todas, o câncer em suas várias manifestações.

Creio que é por isso que Jesus nos adverte que não devemos andar ansiosos por coisa alguma , mas devemos lançar toda a nossa ansiedade aos seus pés. Em outras palavras, devemos confiar plenamente nele. “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mateus 6:34 ).

Paulo ainda admoesta ao Filipenses que “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7).

O que Deus fez e faz é benfeito. Traz equilíbrio e harmonia.

O homem, por sua vez, teima em desrespeitar as leis básicas da Natureza e, em consequência disso paga um auto preço em debaixo de sua própria pele. Para corrigir esse mal, em vez de procurar a causa e fazer o reparo na base, tem sempre agido no ataque aos efeitos sem se importar muito com suas causas. É certo que a ciência tem avançado e muito, mas ainda é infinitamente deficiente em relação ao processo divino que só traz harmonia ao organismo como um todo. Os medicamentos inventado pelo homem para combater as enfermidades, ao contrário, provocam um desequilíbrio sem igual. Toma-se um remédio para combater certa doença, mas geralmente deve-se tomar um outro para tentar anular uma outra enfermidade que surgiu como efeito colateral do medicamento, e esse provocará um outro tipo de distúrbio noutro sistema e daí um efeito dominó que nos fará amargar sequelas pelo resto da vida.

Portanto, procuremos cuidar melhor do nosso corpo, a começar por nossa alimentação. Procuremos também buscar ao Senhor e servi-lo, pois esse é também um alimento espiritual, e fortalecermos o nosso espírito com o alimento diário de Sua Palavra.

Servir ao Senhor basicamente é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo. E muito importante também é procurar zelar e conservar o meio ambiente, pois, enquanto aqui vivermos, este, é o nosso lar.

Deus abençoe a todos rica e abundantemente!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 04/12/2011
Reeditado em 04/12/2011
Código do texto: T3371122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.