LITORAL SUL DE SÃO PAULO

LITORAL SUL DE SÃO PAULO

Marcial Salaverry

DE PRAIA GRANDE A PERUIBE

Marcial Salaverry

A parte que poderemos chamar de Litoral Sul, abrange os Municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaem e Peruíbe, pois todos fazem parte de uma região que já foi toda chamada apenas de praia grande, por ser um litoral que tem uma extensão total superior a 75 quilômetros. A subdivisão em Municípios é meramente política, pois a geografia é una. Depois de atravessarmos a Ponte Pênsil, ainda estamos em São Vicente, até o Portal da Praia Grande, onde começa este Município. Depois, seguindo-se pela estrada, vem em sequencia, Mongaguá, Itanhaem e Peruíbe.

Saindo da faixa litorânea, temos Ana Dias, Pedro de Toledo, Itariri, municípios de progresso praticamente estagnado, apenas roteiro natural na direção do Vale do Ribeira.

Em outras épocas, a região era de difícil acesso, e progresso quase inexistente. Só haviam duas vias de acesso, o trem da Sorocabana, velho martírio de seus usuários, mormente nos fins de semana e feriados. Ou então pela praia, mas sempre muito desaconselhável pois para aventurar-se a tanto, seria preciso conhecer os segredos da maré, caso contrário, seria atolar na

certa.

Esses tempos perderam-se nos anos 70, quando o progresso começou com a abertura da Rodovia Manoel da Nóbrega, e com a emancipação da Praia Grande, desvinculando-se de São Vicente e transformando-se num dos mais prósperos Municípios da Baixada Paulista.

Mongaguá, Itanhaem e Peuibe, além de serem polos de atração turistica, atraindo milhares de visitantes nas temporadas, também têm sua vida própria, com pequenas e médias indústrias, e um comércio fortissimo.

São Municípios em franca evolução.

LITORAL SUL

Marcial Salaverry

Com sua enorme extensão de praia,

que a perder de vista se espraia,

sempre atraiu visitantes de todo canto,

que seduzidos pelo encanto

natural das belas praias,

fizeram daqui seu refúgio predileto,

juntando a calma e a paz de cidade pequena,

às delícias de um gostoso banho de mar...

Muitas belezas naturais,

Poço das Antas, Cama de Anchieta,

o verde das matas serranas,

com seus encantos...

O misterioso Rio Negro,

que em suas margens esconde

linda fauna e flora...

Paraiso dos pescadores, com

a plataforma que avança mar a dentro...

Perto, as belezas do Horto Municipal,

para alegria da criançada...

E dos papais também...

Quem já conheceu, sempre quer voltar...