A mulher é tão inteligente quanto o homem?

Sem fazer considerações, ignorando variáveis, tendo que responder secamente um “sim” ou um “não”: NÃO.

Calma! É apenas o que sugere a reflexão a seguir.

Um homem de pouco estudo sofre sem oportunidade de emprego. Sua família em desgraça, sua filha pede pão. Não há mais crédito no comércio e os parentes pouco têm a oferecer. Não muito longe uma assalariada, também de pouco estudo, não se preocupa com as necessidades básicas da família, pois seu marido a tudo provê. Ao fim do mês um dinheiro, que nas mãos daquele pai teria outra finalidade, irá ajudar a enriquecer cada vez mais as indústrias de cosméticos. O que só parece absurdo, afinal ela que trabalhou, o salário é seu, nada mais justo.

Quando então sai às ruas, ela vasculha a canto de olho todos os lados, a fim de detectar olhares que pontuem seu esforço para ficar mais atraente. Eis que a alguns metros vem aquele homem, na mesma calçada, em sentido contrário, olhar fixo entre o horizonte e o chão, pensativo. Certamente e por alguns segundos dará atenção especial àquela que está prestes a entrar no ângulo de sua visão. Ela, por sua vez, já o notou a mais de um quarteirão, porquanto vem fazendo varredura com seu campo visual, semelhante a um radar. Até já escolheu a expressão facial com que responderá ao breve olhar do que se aproxima. E não será boa, afinal aquela cara triste não é compatível com o seu glamour. Talvez ele nunca entenderá que seu olhar é mais importante para ela do que é para ele a satisfação em olhá-la, tema para uma outra história.

Mas qual a relação disso tudo com a pergunta no título?

Vivemos num mundo em constante evolução científica e tecnológica, traduzida na prática em invenções que surgem a cada dia para atender a diferentes necessidades do ser humano. Alheia a tudo isso está aquela mulher, em cuja mente não se encontra tempo nem espaço para um estalo de engenhosidade. Apesar das mesmas oportunidades atuais, a maioria delas ainda se prende a instintos de feminilidade, privando seus neurônios de uma eficácia conectiva cada vez melhor, ao contrário do gênero masculino durante toda a sua existência. Este, que sempre exercitou mais seu cérebro ao arquitetar a caça, a pesca, a guerra, a política e as construções, enquanto ela só cuidava da casa. Não, não são os quatro bilhões a mais daquelas células que fazem a diferença, fato que seria o elefante a espécie dominante. Entre a estupidez e a inteligência homem e mulher têm, sim, o mesmo potencial. Prova disto é haver delas mais capazes do que a maioria deles. A diferença então está na ocupação de suas mentes, nas tentativas de resolver problemas, nestas coisas que os homens ainda hoje fazem mais que as mulheres, por exemplo, quando caminham nas calçadas da vida.