Choque cultural

Um problema antigo que vem sobrevivendo a séculos, o etnocentrismo é a intolerância em uma de suas formas, é um precursor do preconceito. Esse comportamento ultrapassado precisa ser vencido o quanto antes, a humanidade pode estar ameaçada.

Muitos se dizem tolerantes, mas primeiramente vamos ao significado da palavra: tolerância é um termo que vem do latim e quer dizer "suportar", "aceitar". A maioria é mesmo tolerante? Comportamentos dizem o contrário. É pregado um ódio pela nação de uns, pela cultura de outros, pelos costumes dos demais, isso afasta as pessoas umas das outras, gera guerras que poderiam sim ser evitadas.

Um exemplo bastante conhecido do etnocentrismo é o fato histórico chamado "Nazismo". Nele Hitler apregoava a supervalorização dos alemãs e o desprezo pelos judeus, o ódio sem motivo. Tal atitude foi responsável pela morte de milhares de judeus, pelas mais cruéis formas, uma verdadeira barbárie. Falta respeito entre os grupos, falta uma educação que mostre as diferenças étnicas.

O choque cultural entre os grupos é inevitável, cada cultura tem a sua base e ela se difere das demais, mas o etnocentrismo pode sim ser evitado. Como? Tolerância. Antes de criticarmos devemos procurar entender para, assim, evitarmos equívocos. Devemos ter em mente que os pensamentos não sãos os mesmos, o que é certo para nós pode ser errado para outros, é aí que está o segredo da diversidade humana.

Amilton Júnior
Enviado por Amilton Júnior em 03/06/2016
Código do texto: T5655831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.