O EFEITO DO ALCOOL NO ORGANISMO DOS ATLETAS. (Luc Ramos)

Tenho lido muitas matérias sobre atletas que gostam de curtir a noite, dançar em boates e, sobretudo beber bebidas com teor alcoólico. Fiquei sabendo que a maior incidência desse fato recai sobre os atletas jogadores de futebol. Então fiquei sabendo que por mais que os atletas neguem, a bebida alcoólica está presente na rotina de muitos. Para aqueles que passam da conta com o pretexto de que no dia seguinte não tem treino, fica o alerta dos especialistas: o consumo excessivo de álcool faz sempre mal.

Para um atleta, que é alguém que expõe seu corpo a esforços físicos repentinos, o abuso do álcool pode trazer complicações nos pés e pernas.Com a dificuldade de absorção, causada pelo álcool, da vitamina B, essencial para manter os nervos funcionando, o atleta passa a ter dificuldade de condução. E os membros inferiores são os mais afetados. O resultado dessa equação é perda de coordenação motora. O coração também é afetado pela substância

O álcool é um vasodilatador e predispõe o indivíduo a doenças cardiovasculares – como arritmias cardíacas, derrame cerebrovascular e hipertensão. O abuso pode levar ao comprometimento do ventrículo esquerdo, o que, para esportistas, pode ser fatal.

O álcool também deprime as atividades neurais e, após seu consumo, o indivíduo pode apresentar perda nos reflexos, coordenação, concentração e memória. Também pode prejudicar a capacidade psicomotora e causa falhas no cálculo ótico-motor. Além de ser diurético, o que, para atletas, pode causar desidratação precoce. A maior parte da substância é metabolizada no fígado, sendo que seus produtos de metabolização podem gerar lesões hepáticas graves. Um atleta que abusa do álcool pode desenvolver hepatite e cirrose com mais facilidade. O efeito negativo do álcool ainda pode atingir a estrutura muscular do atleta, pois diminui a capacidade de contração dos músculos, facilitando a ocorrências de lesões durante a intensa atividade física que é submetido. A capacidade aeróbica também fica comprometida nos dias seguintes ao do consumo. Mesmo que não tenha bebido muito, o atleta sente falta de ar e cansa mais rápido. Portanto, é pura demagogia a conversa de que uma noitada regada a bebida alcoólica ajuda o atleta a descontrair e queimar um pouco de adrenalina. Daí o motivo de certos craques de futebol sempre estarem com lesões musculares e rendendo em campo abaixo do seu potencial.

By Luc Ramos