UMA BREVE EXPLICAÇÃO DA ORIGEM DA BÍBLIA

Dom Quixote, livro de Miguel de Cervantes, publicado em 1605, estima-se que já tenham sido vendidos entre 500 e 600 milhões de exemplares em todo o mundo. É o livro mais vendido do mundo, depois da Bíblia, que mantem a primeira posição no ranking dos livros mais vendidos nos últimos 50 anos.

Calcula-se que 3,9 bilhões de pessoas possuam uma Bíblia em sua língua nativa.

Não sei quanto tempo Miguel de Cervantes levou para escrever os 126 capítulos divididos em duas partes de seu mais famoso e bem sucedido livro sobre a saga de Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro medieval que aparentemente perde a razão e passa a combater inimigos imaginários, sempre seguido por seu fiel escudeiro Sancho Pança. Mas, com relação à Bíblia sabe-se que começou a ser escrita 1.250 antes de Jesus Cristo, tendo sido finalizada aproximadamente 100 anos depois de Cristo com a inclusão dos quatro evangelhos, do livro dos Atos dos Apóstolos, das cartas de Pedro, João, Tiago e, principalmente, de Paulo de Tarso, e por último do Livro do Apocalipse.

Os primeiros livros da Bíblia foram escritos a partir do que era narrado pelos anciãos e sacerdotes hebreus sobre a vida de um povo escolhido por Deus para ser o responsável pela divulgação de Sua mensagem para todos os demais povos ao longo dos séculos.

A vinda de Jesus e a crença em sua condição messiânica fez com que a Bíblia também fosse dividida em duas partes mas que, de fato, se complementam: Antigo e Novo Testamento.

O Antigo Testamento é composto por 39 livros e o Novo Testamento 27 livros. Os católicos utilizam a Bíblia com todos os 73 livros. Os protestantes, 66 livros.

É chamada de Sagrada Escritura ou Livro Sagrado porque é patrimônio sagrado do povo. Os antigos se inspiravam, primeiramente, nas narrações e depois nos escritos para terem força e coragem, sempre imbuídos pelo dom da fé. Hoje, dois mil anos passados também a utilizamos para ter força, coragem e alimentar a nossa fé.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e em diversos lugares tais como Palestina, Babilônia (onde o povo hebreu viveu em cativeiro no Século 6 a.c) e no próprio Egito, para onde muitos hebreus migraram após o cativeiro. O Novo Testamento foi escrito em grego e aramaico, um dialeto hebraico falado por Jesus.

Ao longo dos séculos, a Bíblia continua a conduzir o homem para uma vida de tolerância, paz, compreensão, união, boa vontade, solidariedade, coragem, paciência, amor e fé.

Costumo dizer que a Sagrada Escritura é o álbum de fotografias da família de Deus, onde busco inspiração na vida de tantos homens e mulheres de fé, corajosos, tementes e amantes de Deus, para manter-me firme no caminho do bem, da esperança, da renovação.

A Bíblia é a Palavra Viva de Deus. A Arca Sagrada. O guia divino para uma vida boa e responsável.

Ao entregar a minha vida a Deus e Nele confiar, tudo o mais me virá por acréscimo e vontade do Senhor.

Muito grata por sua visita. Terei que limitar as minhas publicações neste espaço tão especial dedicado a pessoas especiais como você por quem nutro especial carinho, atenção e amor. Cada um de meus escritos foi feito sempre pensando em você, na maneira de poder compartilhar o pouco de experiência com os desejos do Senhor obtive nestes meus 87 anos de existência. A limitação de minhas publicações deve-se ao fato de estar hospitalizada já por um bom tempo e não ter mais condições no momento de meditar e transcrever o resultado dessas minhas meditações para a janelinha que o recanto me oferece para compartilhar o amor que sinto por você. Por isso, venho pedindo já há algum tempo por sua oração, mas que seja sempre realizada e manifestada a vontade de Deus em nossas vidas. Que você tenha um dia abençoado e uma semana pacífica, agradável e produtiva. Muita saúde e paz para você e os seus! Abraços fraternos